A PERCEPÇÃO DE EGRESSOS SOBRE OS PROCESSOS FORMATIVOS DESENVOLVIDOS NO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLAS WALDORF

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2021.v6.n2.e045.id1157

Palavras-chave:

Pedagogia Waldorf, Ensino Fundamental, Egressos

Resumo

A singularidade da formação da Pedagogia Waldorf (PW) ainda é mitificada. Assim, objetivou-se com esta pesquisa identificar a percepção de Egressos do Ensino Fundamental (EEF) quanto aos processos formativos desenvolvidos na PW, recorrendo-se à pesquisa qualitativa-descritiva com o uso do questionário aplicado no período de 2019 e 2020 a 28 egressos cuja idade varia entre 14 e 18 anos. Oriundos da referida pedagogia, os egressos que, atualmente, cursam o Ensino Médio (EM) em escola não Waldorf avaliaram positivamente a formação que tiveram na PW, especialmente devido à base sólida proporcionada em diferentes áreas que consideram valiosas para o seu processo de desenvolvimento ao longo da vida. Os EEF apresentaram como principais motivos os processos de ensino e aprendizagem, o papel do professor, as relações sociais e a formação humanizante e integradora. Apesar de manifestarem favoráveis à PW, alguns egressos consideram essa pedagogia mais apropriada ao nível Fundamental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Eliane Souza Oliveira dos Santos, UFMT

Mestrado em Ciências da Motricidade Humana (Unesp/Rio Claro/SP) Professora na Universidade Federal de Mato Grosso (Campus Cuiabá) Discente no Programa de Pós-Graduação em Educação - Nível Doutorado (PPGE/IE/UFMT)

Cleomar Ferreira Gomes, USP

Doutorado em Educação (USP/SP) Professor na Universidade Federal de Mato Grosso (Campus Cuiabá) Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação – Nível Doutorado (PPGE/IE/UFMT)

Referências

AZEVEDO, Laiana Moraes de; OLIVEIRA, Francine Marcondes Castro. Características das escolas Waldorf no Brasil: um estudo exploratório. In: SEMANA DE PEDAGOGIA UEM, 23.; ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 11.; SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO, 2., Pedagogia UEM 45 anos: Desafios na formação de professores, 2018, Maringá. Anais [...] Paraná: Universidade Estadual de Maringá, 2018. [12] p. Disponível em: http://www.ppe.uem.br/semanadepedagogia/2018/T01/01.07.pdf. Acesso em: 30 nov. 2020.

BACH JUNIOR, Jonas. Como vivem os alunos Waldorf. Curitiba: Lohengrin, 2016.

BACH JUNIOR, Jonas; GUERRA, Melanie Gesa Mangels. O currículo da Pedagogia Waldorf e o desafio da sua atualização. Revista e Curriculum, São Paulo, v. 16, n. 3, p. 857-878, jul./set. 2018. DOI: https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i3p857-878 DOI: https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i3p857-878

BARZ, Heiner; RANDOLL, Dirk. Alumni of German and Swiss Waldorf Schools: An Empirical Study on Education and Creative Living. Research Institute for Waldorf Education, Wiesbaden, febr. 2007. Disponível em: https://www.ecswe.eu/wren/documents/german_study_of_alumni.pdf.Acesso em 03 ago. 2017.

CARLGREN, Frans; KLINGBORG, Arne. Educação para a liberdade: a pedagogia de Rudolf Steiner. Tradução: Edith Kunze e Kurt O. Kunze. 10. ed. rev. São Paulo: Escola Waldorf Rudolf Steiner, 2014.

FEWB. Federação das Escolas Waldorf no Brasil ― Fundamentos da Pedagogia Waldorf. Disponível em: http://www.fewb.org.br/pw.html. Acesso em: 05 mar. 2020.

GERWIN, Douglas; MITCHELL, David. Standing out without standing alone: Profile of Waldorf School Graduates. Research Bulletin, Wiesbaden, v. 12, n. 2, p. 8-16, Spring, 2007. Disponível em: https://www.ecswe.eu/wren/documents/standing_out_without.pdf. Acesso em: 03 ago. 2017.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2012.

LANZ, Rudolf. A pedagogia Waldorf: caminho para um ensino mais humano. 12. ed. São Paulo: Antroposófica, 2019.

LANZ, Rudolf. Noções básicas de antroposofia. 7. ed. São Paulo: Antroposófica, 2005.

LIEVEGOED, Bernard. Desvendando o crescimento: as fases evolutivas da infância e da adolescência. Tradução: Rudolf Lanz. 5. ed. São Paulo: Antroposófica, 2017.

LÜDKE, Menga.; ANDRÉ, Marli Elisa Dalmazo Afonso de. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. 2. ed. Rio de Janeiro: E.P.U., 2017.

MARTINS, Cálita Fernanda de Paula; ROMANELLI, Rosely Aparecida. Educação básica e a prática docente na concepção de Freire e Steiner: fundamentos da LDB e do PPP da escola Livre Porto Cuiabá. Revista Prática Docente, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 334-351, 2018. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2018. v3.n1.p334-351.id154. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/154/74. Acesso em: 22 mar. 2021. DOI: https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p334-351.id154

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio da pesquisa social. In: DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu; MINAYO, Maria Cecília de Souza. (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 30. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

PACÍFICO, Gabriela de Almeida de; MARCONDES, Francine. Egressos da pedagogia Waldorf no Brasil: repercussões da educação idealizada por Rudolf Steiner na vida de alunos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, Paraná, 2016. Disponível em: https://docplayer.com.br/79671062-Egressos-da-pedagogia-waldorf-no-brasil-repercussoes-da-educacao-idealizada-por-rudolf-steiner-na-vida-de-alunos-resumo.html Acesso em: 03 ago. 2017.

PAULA, Helena Maria Rodrigues de; MOREIRA, Evando Carlos. A concepção de educação e escola de William Kilpatrick e Rudolf Steiner e suas contribuições para a educação contemporânea. Revista Prática Docente, v. 6, n. 1, e008, 2021, Disponível em: https://doi.org/https://doi.org/10.23926/RPD.2021.v6.n1.e008.id960. Acesso em: 22 mar. 2021. DOI: https://doi.org/10.23926/RPD.2021.v6.n1.e008.id960

PILONI, Pedro Roberto. A contribuição da Pedagogia Waldorf na formação de jovens para os desafios do século XXI: A experiência da Escola Livre Porto Cuiabá. 2008. 97f. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso. Cuiabá, MT, 2008. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=122194. Acesso em: 22 mar. 2021.

RIBEIRO, Wanda; PEREIRA, Juan Pablo de Jesus. Seven “myths” about the social participation of Waldorf graduates, São Paulo, Brazil, Oct. p. 1-17, 2007. Disponível em: https://www.ecswe.eu/wren/documents/seven_myths.pdf. Acesso em: 22 de mar. 2021.

SAB. Sociedade Antroposófica no Brasil ―. 2019. Disponível em: http://www.sab.org.br/portal/antroposofia/sobre-rudolf-steiner/biografia-de-rudolf-steiner. Acesso em: 5 fev. 2020.

SETZER, Valdemar Waingort. Meu filho está terminando o ensino fundamental Waldorf: e agora? 2017. Disponível em: https://www.ime.usp.br/~vwsetzer/tirar-de-waldorf.html. Acesso em: 05 fev. 2020.

STEINER, Rudolf. A cultura atual e a educação waldorf: catorze palestras proferidas em Ilkley (Yorkshire, Inglaterra) de 5 a 17 de agosto de 1923. Tradução: Eleonore Olklaerner, Sérgio Correa, Jacira Cardoso. São Paulo: Antroposófica, Federação da Escolas Waldorf no Brasil (FEWB), 2014.

STEINER, Rudolf. A prática pedagógica: segundo o conhecimento científico- espiritual do homem. Tradução de Christa Glass. 2. ed. rev. e atual. São Paulo: Antroposófica, Federação das Escolas Waldorf no Brasil, 2013.

STEINER, Rudolf. Metodologia e didática no ensino waldorf: (A arte da Educação – II). O estudo geral do homem: uma base para a pedagogia. Tradução: Rudolf Lanz, Jacira Cardoso. 3. ed. Volume 2. São Paulo: Antroposófica, 2016.

STEINER, Rudolf. O Estudo geral do homem: uma base para a pedagogia. (A arte da Educação – I). Tradução: Rudolf Lanz, Jacira Cardoso. 6. ed. Volume 1. São Paulo: Antroposófica, 2018a.

STEINER, Rudolf. Os pontos centrais da questão social: aspectos econômicos, políticos-jurídicos e espirituais da vida em sociedade. Tradução: Jacira Cardoso e Marco Bertalot-Bay. 2. ed. São Paulo: Antroposófica, 2018b.

Downloads

Publicado

31.08.2021

Como Citar

OLIVEIRA DOS SANTOS, Eliane Souza; FERREIRA GOMES, Cleomar. A PERCEPÇÃO DE EGRESSOS SOBRE OS PROCESSOS FORMATIVOS DESENVOLVIDOS NO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLAS WALDORF. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 6, n. 2, p. e045, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2021.v6.n2.e045.id1157. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/331. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias