METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO: REFLEXÕES ACERCA DA QUALIDADE DE VIDA COM ALUNOS UNIVERSITÁRIOS

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2021.v6.n2.e046.id1173

Palavras-chave:

Ensino Superior, Metodologia da Problematização, Protagonismo, Qualidade de vida

Resumo

Dentre os fatores implicados na aprendizagem de estudantes do Ensino Superior, pode-se destacar a qualidade de vida. O objetivo deste relato foi problematizar a qualidade de vida com alunos universitários por meio de aproximações da Metodologia da Problematização (MP) com o arco de Maguerez. As informações apresentadas de forma descritiva foram coletadas seguindo as etapas de desenvolvimento do arco e de questionário, antes e após a realização da oficina, sendo que, para a análise de tais informações, foi utilizada a análise temática. Como resultado, verificou-se a efetividade da utilização da MP como método didático-pedagógico para auxiliar os participantes na compreensão sobre sua qualidade de vida na percepção da necessidade de mudanças de comportamentos e atitudes para melhoria e manutenção dessa qualidade de vida. Em processos de ensino-aprendizagem, o uso da MP possibilita gerar o protagonismo do aluno do Ensino Superior quando alinhado à realidade dele.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fernanda Cristina Foss de Zorzi, Unipampa

Doutoranda em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (Unipampa)

Michele Bulhosa de Souza, Unipampa

Doutoranda em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (Unipampa)

Sara Lima Pereira Correia, Unipampa

Mestranda no Programa de Ciências Fisiológicas (Unipampa)

Jaqueline Copetti, Unipampa

Doutora em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (UFSM/RS) Docente Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (Unipampa)

Referências

ALVES, João Guilherme Bezerra; TENÓRIO, Manuela; ANJOS, Amanda Gomes dos; FIGUEIROA, José Natal. Qualidade de vida em estudantes de Medicina no início e final do curso: avaliação pelo Whoqol-bref. Revista Brasileira de Educação Médica, Rio de Janeiro, v.34, n.1, p. 91 – 96, 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022010000100011&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 01 jun. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-55022010000100011

ANVERSA, Andreisi Carbone; FILHA, Valdete Alves Valentins dos Santos; SILVA, Emilyn Borba da; FEDOSSE, Elenir. Qualidade de vida e o cotidiano acadêmico uma reflexão necessária. Cadernos Brasileiros Terapia Ocupacional., São Carlos, v. 26, n. 3, p. 626-631, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/cadbto/v26n3/2526-8910-cadbto-26-03-00626.pdf. Acesso em: 01 jun. 2020. DOI: https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO1185

BAMPI, Luciana Neves da Silva; BARALDI, Solange; GUILHEM, Dirce; ARAÚJO, Marina Pereira de; CAMPOS , Ana Carolina de Oliveira. Qualidade de Vida de Estudantes de Medicina da Universidade de Brasília. Revista Brasileira de Educação Médica, Brasília, v.37, n. 2. p. 217-225, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbem/v37n2/09.pdf. Acesso em: 20 out. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-55022013000200009

BARDIN, Lawrence. Análise de conteúdo. São Paulo. Ed 70. 2011.

BARROS, Mariana Jordino de; BORSARI, Cristina Mendes Gigliotti; FERNANDES, Antonio de Olival; SILVA, Alexandre; FILONI, Eduardo. Avaliação da qualidade de vida de universitários da área da saúde. Revista Brasileira de Educação e Saúde, Pombal, v. 7, n. 1, p. 16, 2017. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/4235/4244. Acesso em: 20 jul. 2020. DOI: https://doi.org/10.18378/rebes.v7i1.4235

BERBEL, Neusi Aparecida Navas. A problematização e a aprendizagem baseada em problemas: diferentes termos ou diferentes caminhos? Interface — Comunicação, Saúde, Educação, v.2, n.2, 1998. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/BBqnRMcdxXyvNSY3YfztH9J/?lang=pt&format=pdf Acesso em: 08 jun. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-32831998000100008

BERBEL, Neusi Aparecida Navas. A Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez uma reflexão teórico-epistemológica. Eduel, 2012. DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v3i2.8635462

BERBEL, Neusi Aparecida Navas. Metodologia da problematização: respostas de lições extraídas da prática. Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 35, n. 2, p. 61-76, 2014. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/18193. Acesso em: 10 out. 2019. DOI: https://doi.org/10.5433/1679-0383.2014v35n2p61

BERBEL, Neusi Aparecida Navas; GAMBOA, Sílvio Ancízar Sánchez. A Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez uma reflexão teórico-epistemológica. Filosofia e Educação, V.3, N. 2, 2012. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8635462/3255. Acesso em: 10 out. 2019.

BORDENAVE, Juan Diaz; PEREIRA, Adair Martins. Estratégias de ensino aprendizagem. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 1989

BRASIL, Resolução n° 510, de 07 de abril de 2016. Dispõe sobre as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais cujos procedimentos metodológicos envolvam a utilização de dados diretamente obtidos com os participantes ou de informações identificáveis ou que possam acarretar riscos maiores do que os existentes na vida cotidiana. Brasília, DF: CONEP. Disponível em: http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf. Acesso em: 01 jun. 2020.

BORDIN, Danielle; VASCOSKI, Vivian Carla.; PEREIRA, Álex Renan Gonçalves; SANTOS, Celso Bilynkievycz dos; ZANESCO, Camila; FADEL, Cristina Berger. Relação entre empatia e qualidade de vida: um estudo com profissionais da Atenção Primária à Saúde. REME – Revista Mineira de Enfermagem n. 23, p.1-7 e-1253, 2019. Disponível em: https://cdn.publisher.gn1.link/reme.org.br/pdf/e1253.pdf. Acesso em: 01 jun. 2020.

BRANDÃO, Helena. Percepção corporal e qualidade de vida individual. Lifestyle Journal, v.1, n. 1, p11-13, 2011. Disponível em: http://acta.nisled.org/index.php/LifestyleJournal/article/view/4. Acesso em: 11 ago. 2020.

FERREIRA, Michelle; CORTEZ, Elaine Antunes; SILVA, Jorge Luiz Lima da; FERREIRA, Maylu Júlio. Avaliação da saúde mental positiva de discentes de enfermagem. Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental, Porto, n. 4, p. 57-62, 2016. Disponível em: http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602016000400009&lng=pt&nrm=iso. Acessos em: 17 ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.19131/rpesm.0142

GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2007.

GOMES, Marcel Maia.; FERRERI, Marcelo; LEMOS, Flávia. O cuidado de si em Michel Foucault: um dispositivo de problematização do político no contemporâneo. Fractal, Rev. Psicol., Rio de Janeiro, v. 30, n. 2, p. 189-195, 2018. Disponível em: https://periodicos.uff.br/fractal/article/view/5540 . Acesso em: 10 jul. 2020. DOI: https://doi.org/10.22409/1984-0292/v30i2/5540

LANGAME, Angélica de Paula; NETO, José Antônio Chehuen; MELO, Luisa Normandia Baeta; CASTELANO, Mikaela Luana; CUNHA, Moarmedi; FERREIRA, Renato Erothildes. Qualidade de vida do estudante universitário e o rendimento acadêmico. Revista Brasileira Promoção e Saúde, Fortaleza, v. 29, n. 3, p. 313-325, 2016. Disponível em: https://periodicos.unifor.br/RBPS/article/view/4796. Acesso em: 01 jul. 2020. DOI: https://doi.org/10.5020/18061230.2016.p313

LANTYER, Angélica da Silva; VARANDA, Caroline Ciardi; SOUZA, Felipe Granado de; PADOVANI, Ricardo da Costa, VIANA; Milena de Barros . Ansiedade e Qualidade de Vida entre Estudantes Universitários Ingressantes: Avaliação e Intervenção. Rev. Bras. de Ter. Comp. Cogn., v. 9, n. 2, p. 4-19, 2016. Disponível em: http://www.usp.br/rbtcc/index.php/RBTCC/article/view/880/476. Acesso em: 17 ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.31505/rbtcc.v18i2.880

LEÃO, Marcelo; DEL PINO, José Claudio; OLIVEIRA, Eniz Conceição. Reflexões teóricas sobre as metodologias de ensino voltadas ao atendimento das especificidades da educação de jovens e adultos. Revista Prática Docente. v. 1, n. 1, p. 104-115, 2016. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/19/14. Acesso em: 15 mar. 2021. DOI: https://doi.org/10.23926/rpd.v1i1.19

LEITE, Pollyanna Nayara. Qualidade de vida e Promoção da Saúde. Id. on line Revista de Psicologia. Ano 7, n. 20, p: 33-56, 2013. Disponível em: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/235/260. Acesso em: 19 abr. 2021. DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v7i20.235

LOPES, Letícia de Sousa; FREITAS, Laynna Martins de Souza Modesto de; ALVES, Sueli Maria; MEDEIROS, Mauro Osvaldo. estudo sobre a qualidade de vida dos estudantes da Universidade Federal de Rondonópolis, MT utilizando dados comportamentais. Biodiversidade, n.18, v.2, P. 28- 47, 2019. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/biodiversidade/article/view/8694. Acesso em: 17 ago. 2020.

MARTINS, Guilherme Henrique; MARTINS, Roseli de Souza; FIORESE, Maria Eloiza. Análise dos parâmetros de qualidade e estilo de vida de universitários. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, v. 11, n. 1, p. 22-30, 2012. Disponível em: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/3293. Acesso em: 20 jul. 2020.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 28 ed. Petrópolis, RJ. 2009.

NOGUEIRA – MARTINS, Luiz Antonio; NOGUEIRA – MARTINS, Maria Cezira Fantini . Saúde Mental e Qualidade de Vida de estudantes universitários. Revista Psicologia, Diversidade e Saúde, v. 7, n. 3, p. 334-337, 2018. Disponível em: https://www5.bahiana.edu.br/index.php/psicologia/article/view/2086/2119. Acesso em: 17 ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v7i3.2086

OLIVEIRA, Beatriz Marques de; MININEL, Vivian Aline; FELLIL, Vanda Elisa Andres. Qualidade de vida de graduandos de enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 64, n.1, p. 130-135, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/reben/v64n1/v64n1a19.pdf. Acesso em: 01 jun. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-71672011000100019

PARO, César Augusto; BITTENCOURT, Zélia Zilda Lourenço de Camargo. Qualidade de vida de graduandos da área da saúde. Rev. Brasileira de Educação Médica, Campinas, v. 37, n. 3, p. 365-375, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbem/v37n3/09.pdf. Acesso em: 01 jun. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-55022013000300009

PEREIRA, Érico Felden; TEIXEIRA, Clarissa Stefani, SANTOS, Anderlei dos. Qualidade de vida: abordagens, conceitos e avaliação. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte, São Paulo, v.26, n.2, p.241-50, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbefe/v26n2/07.pdf. Acesso em: 01 jun. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S1807-55092012000200007

PISSAIA, Luís Felipe; REHFELDT, Márcia Jussara Hepp; COSTA, Arlete Eli Kunz da; MOCCELIN, Jéssica Maria; MONTEIRO, Sabrina. Contribuições da metodologia da problematização na formação de cuidadores de idosos. Ensino, Saúde e Ambiente, v.12, n.1, p. 143-159, 2019. Disponível em: https://periodicos.uff.br/ensinosaudeambiente/article/view/21538/16622. Acesso em: 01 jun. 2020. DOI: https://doi.org/10.22409/resa2019.v12i1.a21538

SILVA, Érika Correia; HELENO, Maria Geralda Viana. Qualidade de Vida e Bem-Estar Subjetivo de Estudantes Universitários. Revista Psicologia e Saúde, v. 4, n. 1, p. 69- 76, 2012. Disponível em: https://www.pssa.ucdb.br/pssa/article/view/126. Acesso em: 01 jun. 2020.

SOBRAL, Mirely Eunice; GONTIJO, Daniela Tavares; ABDALA, Dennis William; CABRAL, Thamiris Nascimento. Avaliação da qualidade de vida de adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Rev. Bras. Promoção Saúde, Fortaleza, v. 28, n 4: p. 568-577, 2015. Disponível em: https://periodicos.unifor.br/RBPS/article/view/3886. Acesso em: 19 abr. 2021. DOI: https://doi.org/10.5020/18061230.2015.p568

TEREZAM, Raquel; REIS- QUEIROZ, Jessica; HOGA, Luiza Akiko Komura. A importância da empatia no cuidado em saúde e Enfermagem. Rev. Bras. Enferm. v. 70, n,3, p. 669-70, 2017. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/2670/267051078031_5.pdf. Acesso em: 17 ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2016-0032

WYZYKOWSKI, Tamini; KESKE, Cátia; RIGODANZO, Sirlei; NEHRING, Cátia Maria; PANSERA- DE- ARAÚJO, Maria Cristina. Compreensões sobre a atividade de ensino na educação superior. Revista Prática Docente. v. 5, n. 3, p. 1980-1998, 2020. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/904/419. Acesso em: 15 mar. 2021. DOI: https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n3.p1980-1998.id904

VIANA, Aiala Galvão; SAMPAIO, Leonardo. Qualidade de Vida dos Universitários em período de Conclusão de Curso. Id on Line Revista Multidisciplinar e de Psicologia. v.13, n. 47 p. 1085-1096, 2019. Disponível em: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/viewFile/2106/3155. Acesso em: 20 jul. 2020. DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v13i47.2106

Downloads

Publicado

31.08.2021

Como Citar

CRISTINA FOSS DE ZORZI, Fernanda; BULHOSA DE SOUZA, Michele; PEREIRA CORREIA, Sara Lima; COPETTI, Jaqueline. METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO: REFLEXÕES ACERCA DA QUALIDADE DE VIDA COM ALUNOS UNIVERSITÁRIOS. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 6, n. 2, p. e046, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2021.v6.n2.e046.id1173. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/332. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias