ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: PERSPECTIVAS E REFLEXÕES DISCENTES

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2021.v6.n2.e064.id1144

Palavras-chave:

Licenciatura em Ciências Biológicas, Formação de professores, Iniciação à docência

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo compreender as perspectivas dos licenciandos em Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Ceará, localizada na cidade de Fortaleza-CE, diante do processo de formação de professores realizado no desenvolvimento do Estágio Supervisionado do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. A pesquisa, com abordagem qualitativa e uso de questionários, foi realizada com dezesseis estagiários do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Ceará. Os dados foram analisados por meio de Análise de Conteúdo. Os resultados revelam que a maioria dos estagiários relataram ter uma boa relação com o professor supervisor escolar e o orientador da universidade, e expuseram que o direcionamento dado por eles contribuiu de forma positiva para sua formação como futuro docente. Afirmaram também apresentar grandes dificuldades em trabalhar com alunos com deficiência. Portanto, é necessário abordar com mais intensidade a inclusão escolar durante as aulas presenciais de estágio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jaírla Bianca Aires Praciano, IFCE

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PGECM/IFCE) Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)

Natália Velloso Fontenelle Camelo Rodrigues, UECE

Mestre em Ciências Fisiológicas (UECE) Docente da Secretaria Executiva de Educação do Estado do Ceará (SEDUC – CE)

Raphael Alves Feitosa, UFC

Doutorado em Educação (UFC) Professor da Universidade Federal do Ceará (UFC) Docente da Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PGECM/IFCE) e Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA/UFC)

Referências

ALTARUGIO, Maisa Helena; SOUZA NETO, Samuel de. O papel do orientador e a formação do professor reflexivo no estágio supervisionado da área de Ciências. Acta Scientiae, Canoas, v. 21, n.4, p.174-191, jul. 2019. Disponível em: https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.v21iss4id4894. Acesso em: 07 ago. 2021.

ARAÚJO, Sáira Francisca; LIMA, Renato Abreu. A Relação entre a Teoria e a Prática: o Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological , [S. l.], v. 3, n. 2, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/430. Acesso em: 14 abr. 2021.

BARBOSA, Daniella de Brito; LUNA, Leossandra Cabral de; SILVA, Thays Mara Gonçalves da; NASCIMENTO, Drª Kelli Faustino do. Inclusão de alunos com deficiência: um estudo das ações e propostas do curso de licenciatura em Química no Campus I da UEPB. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA, 2., 2016, Campina Grande. Anais [...] . Campina Grande: Realize, 2016. p. 1-10. Disponível em: http://editorarealize.com.br/editora/anais/cintedi/2016/TRABALHO_EV060_MD1_SA10_ID1374_23102016020612.pdf. Acesso em: 18 abr. 2021.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BARROS, Gleize Cristina França de. O papel dos estágios supervisionados na construção de práticas ativas e inovadoras entre professores em formação na licenciatura em ciências biológicas da UFPE. 2019. 149 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34502. Acesso em: 05 ago. 2021.

BARROS, Marina Kataoka. Relações de poder em sala de aula de Língua Portuguesa de Estágio Supervisionado. 2009. 127 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Pós- Graduação em Linguística, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2009. Disponível em: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24849. Acesso em: 05 ago. 2021.

BISCONSINI, Camila Rinaldi; FLORES, Patric Paludett; OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bássoli de. Formação inicial para a docência: o estágio curricular supervisionado na visão de seus coordenadores. Journal Of Physical Education, [S.L.], v. 27, n. 1, p. 2702, 29 mar. 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.4025/jphyseduc.v27i1.2702. Acesso em: 19 abr. 2021.

BIZZO, Nélio. Metodologia do ensino de Biologia e estágio supervisionado. São Paulo: Ática, 2012.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: https://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 16 abr. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação/Conselho Pleno. Resolução CNE/CP nº 001/2002, de 18 de fevereiro de 2002. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura de graduação plena. Brasília, 2002. Publicado no Diário Oficial da União, Brasília, 9 de abril de 2002a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CP012002.pdf. Acesso em: 13 abr. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação/Conselho Pleno. Resolução CNE/CP nº 002/2002, de 19 de fevereiro de 2002. Institui a duração e a carga horária dos cursos de licenciatura de graduação plena, de formação de professores de Educação Básica em nível superior. Brasília, 2002b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/outubro-2020-pdf/159251-rcp002-02/file. Acesso em: 13 abr. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Decreto nº 75.778, de 26 de maio de 1975. Dispõe sobre o estágio de estudantes de estabelecimento de ensino superior e de ensino profissionalizante de 2º grau, no Serviço Público Federal, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 27 maio 1975. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/1970-1979/D75778impressao.htm. Acesso em: 13 abr. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Decreto-Lei n. 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, seção 1, p.27839, 23 dez. 1996. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf. Acesso em: 13 abr. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Legislação Informatizada. Lei de Estágio, Lei nº 11.788, de 25 de Setembro de 2008. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 25 set. 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11788.htm. Acesso em: 14 abr. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 12 ago. 1971. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L5692impressao.htm. Acesso em: 14 abr. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 6.494, de 7 de dezembro de 1977. Dispõe sobre os estágios de estudantes de estabelecimento de ensino superior e ensino profissionalizante do 2º Grau e Supletivo e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 9 dez. 1977. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l6494.htm. Acesso em: 14 abr. 2021.

BRASIL. Resolução Nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2019-pdf/135951-rcp002-19/file. Acesso em: 16 abr. 2021.

BRASIL.Ministério da Educação. Decreto nº 87.497, de 18 de agosto de 1982. Regulamenta a Lei nº 6.494, de 07 de dezembro de 1977, que dispõe sobre o estágio de estudantes de estabelecimentos de ensino superior e de 2º grau regular e supletivo, nos limites que especifica e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 19 ago. 1982. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/D87497impressao.htm. Acesso em: 14 abr. 2021.

CAMARGO, Eder Pires de. Saberes docentes para a inclusão do aluno com deficiência visual em aulas de Física. São Paulo: Editora Unesp, 2012. Disponível em: https://static.scielo.org/scielobooks/zq8t6/pdf/camargo-9788539303533.pdf. Acesso em: 18 abr. 2021.

CARVALHO, Christina Vargas Miranda; SILVA, Luciana Aparecida Siqueira; TEIXEIRA, Cristiana Barra; COSTA, Maxwell Severo; MOREIRA, Débora Astoni. Estágio supervisionado em cursos de licenciatura: reflexões de docentes formadores. Brazilian Journal Of Development, [S.L.], v. 5, n. 7, p. 10892-10901, jul. 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.34117/bjdv5n7-224. Acesso em: 17 abr. 2021.

CASTOLDI, Rafael; POLINARSKI, Celso Aparecido. A utilização de recursos didático-pedagógicos na motivação da aprendizagem. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, 1., 2009, Curitiba. Anais... . Curitiba: UTFPR, 2009. p. 684 - 692. Disponível em: https://atividadeparaeducacaoespecial.com/wp-content/uploads/2014/09/recursos-didatico-pedag%C3%B3gicos.pdf. Acesso em: 06 ago. 2021.

FRANÇA, Dimair de Souza. Formação do Pedagogo: a orientação dos Estágios de Ensino pelo professor da Escola Básica. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - EDUCERE, 19., 2009, Curitiba. Anais... . Curitiba: Pucpr, 2009. p. 3164 - 3174. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2009/3064_1382.pdf. Acesso em: 19 abr. 2021.

GATTI, Bernardete A.; NUNES, Marina Muniz Rossa. Formação de professores para o ensino fundamental: estudo de currículos das licenciaturas em pedagogia, língua portuguesa, matemática e ciências biológicas. São Paulo: FCC/DPE, 2009. Disponível em: http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/textos_fcc/arquivos/1463/arquivoAnexado.pdf. Acesso em: 15 abr. 2021.

GÓES, Alcliane de Sousa; GÓES, Alclineia de Sousa; MENDONÇA, Naelson Toledo. A motivação do professor do Ensino Médio na prática pedagógica. Psicologia & Saberes, [s. l], v. 8, n. 11, p. 143-156, jul. 2019. Disponível em: https://revistas.cesmac.edu.br/index.php/psicologia/article/view/976. Acesso em: 06 ago. 2021.

GONÇALVES, Anderson Tiago Peixoto. Análise de Conteúdo, Análise do Discurso e Análise de Conversação: estudo preliminar sobre diferenças conceituais e teórico-metodológicas. Administração: Ensino e Pesquisa, [S.L.], v. 17, n. 2, p. 275-300, 31 ago. 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.13058/raep.2016.v17n2.323. Acesso em: 14 abr. 2021.

GUIMARÃES, Luiz Ernesto; LANZA, Fábio. A relação professor/aluno a partir da prática de estágio obrigatório no ensino médio. Práxis Educacional, [S. l.], v. 11, n. 20, p. 209-228, 2015. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/847. Acesso em: 18 abr. 2021.

KRASILCHIK, Myriam. Prática de Ensino de Biologia. 4. ed. São Paulo: USP, 2008.

KRUG, Hugo Norberto; CONCEIÇÃO, Victor Julierme Santos da; TELLES, Cassiano; KRUG, Rodrigo de Rosso; FLORES, Patric Paludett; KRUG, Marilia de Rosso. As dificuldades enfrentadas pelos acadêmicos de Educação Física em situação de Estágio Curricular Supervisionado frente aos alunos com deficiência. Itinerarius Reflectionis, [S.L.], v. 13, n. 1, p. 1-13, 23 mar. 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5216/rir.v13i1.43283. Acesso em: 18 abr. 2021.

LEME, Renata Bento; BRABO, Tânia Suely Antonelli Marcelino. Formação de professores: currículo mínimo e política educacional da ditadura civil-militar (1964-1985). Revista Org & Demo, [S.L.], v. 20, n. 1, p. 83-98, out. 2019. Faculdade de Filosofia e Ciências. Disponível em: http://dx.doi.org/10.36311/1519-0110.2019.v20n1.06.p83. Acesso em: 14 abr. 2021.

LEMOS, Carla Fabiane dos Santos; MENEZES, Lisane Teixeira Dantas. Relato de experiência em Estágio Supervisionado: questões e reflexões sobre realidade escolar. In: ENCONTRO INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 8., 2015, Aracaju. Anais [...] . Aracaju: Unit, 2015. p. 1-12. Disponível em: https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/1475/319. Acesso em: 06 ago. 2021.

LIMA, Isabel Salomé Miranda Santos de; ANDRADE, Ana Isabel; COSTA, Nilza Maria Vilhena Nunes da. A prática pedagógica na formação inicial de professores em Cabo Verde: perspetivas dos supervisores. Educação Formação, [S.L.], v. 5, n. 1, p. 3-26, jan. 2020. Educação e Formação. Disponível em: http://dx.doi.org/10.25053/redufor.v5i13.1448. Acesso em: 15 abr. 2021.

MACIEL, Aline Silva; ROSA, Russel Teresinha Dutra da. Estágio de Docência em Biologia: relatos de experiências e constituição de identidades docentes. Rep’s - Revista Even. Pedagóg., Porto Alegre, v. 7, n. 2, p.680-704, jul. 2016. Disponível em: http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/eventos/article/view/2104. Acesso em: 16 abr. 2021.

MARQUES, Youry Souza; POPAZOGLO, Flávio. O papel do estágio curricular supervisionado na formação docente na área de ciências naturais: concepções dos estagiários quanto à prática de ensino. Educação em Perspectiva, Viçosa, v. 11, n. 1, p. 1-16, ago. 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v11i.8124.

MAZIERO, Andreza da Rosa; CARVALHO, Dalmo Gomes de. A contribuição do supervisor de estágio na formação dos estagiários. Acta Scientiae, Canoas, v. 14, n. 1, p. 63-75, jan. 2012. Disponível em: http://posgrad.ulbra.br/periodicos/index.php/acta/article/view/212. Acesso em: 17 abr. 2021.

MELO, Jhonny Damascena de; GRAÇA, Silmaria Soares; HOLANDA, Naédja Maria Firmo de; ALMEIDA, Delma Holanda de. O uso de metodologias ativas como ferramenta facilitadora do processo de ensino-aprendizagem no Ensino de Ciências: uma experiência no programa residência pedagógica. Cadernos de Educação Básica, [s. l], v. 5, n. 4, p. 1-11, out. 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.33025/ceb.v5i4.3220. Acesso em: 05 ago. 2021.

MELO, Marisol Vieira. As Práticas de formação no Estágio Curricular Supervisionado na Licenciatura em Matemática: o que revelam as pesquisas acadêmicas brasileiras na década 2001-2010. 2013. 406 f. Tese (Doutorado) - Curso de Matemática, Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2013. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/CAMP_c4afb4d46d3cee739c2a28f433d28f2a Acesso em: 13 abr. 2021.

MIRANDA, Christina Vargas; CARVALHO, Julieny Batista de Mesquita; SILVA, Luciana Aparecida Siqueira; MOREIRA, Débora Astoni; SOUZA, José Antonio Rodrigues de. Estágio Supervisionado: percepções acerca da prática docente em cursos de licenciatura. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO, 13., 2015, Recife. Anais [...] . Recife: Senac, 2015. p. 1-12. Disponível em: http://www.pe.senac.br/congresso/anais/2015/index.html. Acesso em: 05 ago. 2021.

MIRANDA, Maria de Jesus Cano; ACQUA, Maria Júlia Canazza Dall’; HEREDERO, Eladio Sebastián; GIROTO, Claudia Regina Mosca; MARTINS, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira. Inclusão, Educação Infantil e Formação de Professores. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2013. Disponível em: https://www.marilia.unesp.br/Home/Publicacoes/af-livro_13_miranda.pdf. Acesso em: 18 abr. 2021.

PAGANINI, Elizabete Lyra. Superando (in)seguranças do início de carreira docente. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL, 9., 2012, Caxias do Sul. Anais... . Caxias do Sul: Ucs, 2012. p. 487 - 499. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/208/487. Acesso em: 18 abr. 2021.

PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de Professores: unidade teoria e prática? 11. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

PIMENTA, Selma Garrido.; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

PONCIO, Ester; LÉLIS, Júlia Nayara Miranda; GAMA, Patrícia de Morais; LIRA JÚNIOR, José do Nascimento. Os desafios dos alunos com necessidades especiais: conquistas e incentivos para a autonomia no ambiente escolar. Revista Conhecimento em Destaque, [s. l], v. , p. 167-185, dez. 2019. Disponível em: http://ead.soufabra.com.br/revista/index.php/cedfabra/article/view/182. Acesso em: 19 abr. 2021.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013. Disponível em: https://www.feevale.br/institucional/editora-feevale/metodologia-do-trabalho-cientifico---2-edicao. Acesso em: 06 ago. 2021.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

RAPOSO, Débora de Sena; MENEZES, Kelly Soares; DUTRA, Leandro Barreto. O potencial da experimentação em Ciências para a aprendizagem da atmosfera terrestre. Revista Prática Docente, [S.L.], v. 5, n. 3, p. 1802-1816, 30 dez. 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.23926/rpd.2526-2149.2020.v5.n3.p1802-1816.id894. Acesso em: 05 ago. 2021.

RICHETTI, Graziela Piccoli; LAMBACH, Marcelo. O Estágio Supervisionado da Licenciatura em Química: reflexões entre o planejado e o realizado. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 12., 2019, Natal. Anais [...] . Natal: Abrapec, 2019. p. 1-8. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/enpec/xii-enpec/anais/resumos/1/R0632-1.pdf. Acesso em: 05 ago. 2021.

RODRIGUES, Filomena Alves; MOGARRO, Maria João. Imagens de identidade profissional de futuros professores. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 25, p. 250004, fev. 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782019250004. Acesso em: 16 abr. 2021.

SCALABRIN, Izabel Cristina; MOLINARI, Adriana Maria Corder. A Importância da Prática do Estágio Supervisionado nas Licenciaturas. Revista Científica do Centro Universitário de Araras. v. 7, n.1, 2013. Disponível em: https://alex.pro.br/estagio1.pdf. Acesso em: 14 abr. 2021.

SILVA JÚNIOR, Arestides Pereira da; BOTH, Jorge; OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bássoli de. Configurações e relações estabelecidas no estágio curricular supervisionado de Educação Física. Journal Of Physical Education, [S.L.], v. 29, n. 1, p. 1-13, set. 2018. Disponível em: Http://dx.doi.org/10.4025/jphyseduc.v29i1.2937. Acesso em: 06 ago. 2021.

SILVA, Maria Lúcia Santos F. da. Estágio curricular: contribuições para o rendimento de sua prática. Natal: Edufrn, 2005. Disponível em: http://arquivos.info.ufrn.br/arquivos/20112210702de0665242e82ec96c507a/Estgio.pdf. Acesso em: 17 abr. 2021.

SOARES, Francisco Igo Leite; SILVA, Maria da Luz Duarte Leite; SILVA, Glauce Vitor da; VIEIRA, Thiago Almeida. Estágio Supervisionado: um olhar reflexivo para a formação docente e a construção da identidade profissional. Rech-Revista Ensino de Ciências e Humanidades, [s. l], v. 4, n. 2, p. 148-163, jul. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/rech/article/view/7960. Acesso em: 18 abr. 2021.

SOUSA, Manuela Valentina; FERNANDES, José António. Dificuldades de professores estagiários de Matemática e sua relação com a formação inicial. Quadrante, Lisboa, v. 13, n. 1, p.91-113, jan. 2004. Disponível em: https://quadrante.apm.pt/article/view/22772. Acesso em: 18 abr. 2021.

SOUZA, Renata Vieira; BERNARDES, Maria Beatriz Junqueira. Os professores regentes frente aos estágios supervisionados: contribuições e desafios deste profissional. Geosaberes, Fortaleza, v. 7, n. 12, p. 119 - 134, maio 2016. ISSN 2178-0463. Disponível em: https://doi.org/10.26895/geosaberes.v7i12.320. Acesso em: 14 abr. 2021.

VALE, Francisca Cristiana. Experiências e Práticas Pedagógicas: relatos durante o estágio supervisionado em Geografia III.. 2014. 45 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura Plena em Geografia, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, 2014. Disponível em: http://www.cfp.ufcg.edu.br/geo/monografias/FRANCISCA%20CRISTIANA%20VALE.pdf. Acesso em: 16 abr. 2021.

VILELA, Mariana Lima. Compreensões Históricas das disciplinas de Estágio Curricular Supervisionado no curso de Licenciatura em Matemática da UFMG (1968 – 1994). 2020. 208 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Educação: Conhecimento e Inclusão Social, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/34006. Acesso em: 14 abr. 2021.

ZIMMER, Iara. Estágio curricular supervisionado na licenciatura em matemática. 2017. 220 f. Tese (Doutorado) - Curso de Educação Matemática, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Puc), São Paulo, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/178224. Acesso em: 17 abr. 2021.

Downloads

Publicado

31.08.2021

Como Citar

AIRES PRACIANO, Jaírla Bianca; FONTENELLE CAMELO RODRIGUES, Natália Velloso; ALVES FEITOSA, Raphael. ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: PERSPECTIVAS E REFLEXÕES DISCENTES. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 6, n. 2, p. e064, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2021.v6.n2.e064.id1144. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/352. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias