ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA EDUCAÇÃO DO AMAZONAS

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2021.v6.n2.e067.id1206

Palavras-chave:

Espaço não formal, Fatores limitantes, Prática de ensino, Ensino fundamental e médio, Educação ambiental

Resumo

A incorporação dos espaços não formais nos currículos de Ciências e de Biologia é preconizada, tanto no Parâmetro Nacional Curricular quanto na Base Nacional Comum Curricular, como requisito para promoção da educação científica. Nesse contexto, o presente trabalho visou identificar as motivações e os principais obstáculos enfrentados por professores amazonenses ao promoverem aulas em ambientes não formais. A pesquisa foi realizada com a aplicação de formulário eletrônico exclusivo para professores que atuam no ensino básico no estado do Amazonas. Os dados foram analisados através de testes estatísticos descritivos, e os resultados indicaram que 55,2% dos docentes amazonenses utilizam regularmente os espaços não formais para o desenvolvimento prático de temas transversais. Entretanto, 44,8% dos professores entrevistados relataram desafios intransponíveis, como carência de espaços não formais e ausência de apoio da gestão para a realização de atividades extraclasse. Os resultados revelaram que a prática docente em ambientes extraclasse não está consolidada no Amazonas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Luciane Lopes de Souza, UFPA

Doutorado em Zoologia (MPEG/UFPA) Professora adjunta da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências na Amazônia na Universidade do Estado do Amazonas (PPGEEC/UEA)

Silvia Regina Sampaio Freitas, FMUSP

Pós-Doutorado em Cardiopneumologia (INCOR/FMUSP) Professora adjunta da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências na Amazônia, Universidade do Estado do Amazonas (PPGEEC/UEA)

Referências

BACK, Daniele; RADETZKE, Franciele Siqueira. Educação em espaços não formais no ensino de Ciências. In: XI ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 2017, Florianópolis. Anais... Florianópolis: UFSC, 2014. Disponível em: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R1066-1.pdf. Acesso em: 3 abril 2021.

BRASIL. INEP. Censo Escolar da Educação Básica. Disponível em: https://inepdata.inep.gov.br/analytics/saw.dll?Dashboard. Acesso em: 3 abril 2021.

CAZELLI, Sibele. Ciência, cultura, museus, jovens e escolas: quais as relações? 2005. 283f. Rio de Janeiro: Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de janeiro, 2005.

FARIA, Jaquelina Alves Nunes; SOUZA PEÇANHA, Raphael. Ações para o ensino e aprendizagem facilitados em Botânica nas escolas do Ensino Básico. Revista Guará, n. 10, 2018.

FONTANELLA, Amanda; SOUZA, Cinthia Rachel. A Educação Ambiental como instrumento de gestão ambiental em parques urbanos. Caderno Meio Ambiente e Sustentabilidade, v.8, n.5, 2016.

FRAGA, Eloá Arévalo Gomes; LEONE, Fernanda Regis; FREITAS, Silvia Regina Sampaio. Intervenção educativa sobre doenças parasitárias tropicais no interior do amazonas. In: FALEIRO, Wender; GONÇALVES, Vanessa Fonseca; VIGÁRIO, Ana Flávia. Processos educativos em ciência da natureza na educação básica. Goiânia: Kelps, 2020.

GAIA, Aryane Aline Barbosa; LOPES, Fabrício Teles. A utilização de espaços não formais como estratégias educacionais do ensino de ciências. Ciências em Foco, v. 12, n. 1, p. 44-53, 2019.

HOLANDA REIS, Andreza Rayane; SILVA, Cirlande Cabral. Os espaços não formais amazônicos como potencializadores de aprendizagem para o ensino de ciências: uma perspectiva a partir da teoria fundamentada. Investigações em Ensino de Ciências, v. 24, n. 3, p. 59-73, 2019.

KAMAZAKI, Silvana Galvani Claudino et al. Formação de professores em educação especial na modalidade EaD: alguns apontamentos sobre seis cursos de especialização. EaD em Foco, v. 7, n. 3, 2017.

KRASILCHIK, Mirian. Tendências do Ensino de Biologia no Brasil. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.

LOPES, Karoline Duarte; CABRAL, Hiléia Monteiro Maciel; SILVA, Cirlande Cabral. Centro Cultural dos Povos da Amazônia: uma experiência pedagógica voltada para o ensino de ciências. Revista Prática Docente, v. 4, n. 1, p. 302-316, 2019.

MARANDINO, Martha. A biologia nos museus de ciências: a questão dos textos em bioexposições. Ciência e Educação. v. 8, n. 2, p. 187-202, 2002.

MORI, Marilú Silva; CABÚS, Rosiely Silva; FREITAS, Silvia Regina Sampaio. Sequência didática sobre educação ambiental: uma abordagem metodológica alternativa para o ensino sobre a poluição atmosférica. Cadernos de Educação, v. 15, n. 31, p. 59-70, 2016.

OLIVEIRA, Adriano et al. Reserva de desenvolvimento sustentável (RDS) Mamirauá e Amanã: uso de espaços não formais na disciplina de biologia da conservação. Revista Areté – Revista Amazônica de Ensino de Ciências, v. 8, n. 16, p. 115-123, 2015.

OLIVEIRA, Ercilene do Nascimento Silva et al. Aplicação de uma proposta pedagógica no Bosque da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia, Manaus, Amazonas, Brasil. Revista Prática Docente, v. 5, n. 1, p. 121-138, 2020.

OLIVEIRA, Ercilene do Nascimento Silva et al. Caixa da natureza: uma proposta para educação ambiental em espaços não-formais. REAMEC-Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 9, n. 1, p. e21020-e21020, 2021.

PINTO, Benjamin Carvalho Teixeira; SILVA CAMILO, Geysa. Atividade prática de educação ambiental em espaço não formal: aspectos da bacia hidrográfica como tema gerador. Ambiente & Educação, v. 25, n. 2, p. 536-558, 2020.

PINTO, Leandro Trindade; FIGUEIREDO, Viviane Arena. O ensino de Ciências e os espaços não formais de ensino. Um estudo sobre o ensino de Ciências no município de Duque de Caxias/RJ. II Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 7, 2010.

PUENTES, Roberto Valdés; LONGAREZI, Andréa Maturano; AQUINO, Orlando Fernández. O perfil sócio-demográfico e profissional dos professores de ensino médio de Uberlândia. Revista Profissão Docente, v. 11, n. 23, p. 127-154, 2011.

QUEIROZ, Ricardo; TEIXEIRA, Hebert Balieiro; VELOSO, Ataiany dos Santos; TERÁN, Augusto Fachín; QUEIROZ, Andrea Garcia. A caracterização dos espaços não formais de educação científica para o ensino de ciências. Revista Areté – Revista Amazônica de Ensino de Ciências, v. 4, n. 7, p. 12-23, 2011.

RIBAS, Noelle Diniz; CAVALARI, Karina Freitas; SILVA, Caio Samuel Franciscati; OLIVEIRA, Rosemary Rodrigues. A importância do espaço de ensino não formal na sensibilização de estudantes durante estudo do tema água. Experiências em Ensino de Ciências, v. 13, n. 2, p. 52-61, 2018.

ROCHA, Sônia Claudia Barroso; TERÁN, Augusto Fachin. O uso de espaço não-formais como estratégia para o ensino de ciências. Manaus: UEA Edições, 2010.

ROMANOWSKI, Joana Paulin; OLIVER MARTINS, Lúcia. Desafios da formação de professores iniciantes. Páginas em Educação, v. 6, n. 1, p. 83-96, 2013.

SOUZA, Luciane Lopes; FREITAS, Silvia Regina Sampaio. Estudo comparativo sobre o ensino de biologia nos municípios de Tabatinga e Tefé (Amazonas). Ensino em Re-Vista, v. 1, n. 1, p. 538-552, 2017.

SOUZA, Luciane Lopes; SILVA, Adan Sady Medeiros; PAIVA, Nataliana Souza. Parfor UEA: avanços, desafios e perspectivas. In: SOUZA, Luciane Lopes; SILVEIRA, Diego Omar; MONKAYO, Vanúbia Araújo Laulate; SILVA, Adan Sady Medeiros. PARFOR-UEA 10 anos formando professores no estado do Amazonas. Vol. I. Curitiba: Editora CRV, 2020. p. 23-45.

VIEIRA, Valéria da Silva. Análise de espaços não-formais e sua contribuição para o ensino de ciências, 2005. Tese (doutorado). Instituto de Bioquímica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.

XAVIER, Diana Antonia Louzada; DA LUZ, Priscyla Cristinny Santiago. Dificuldades enfrentadas pelos professores para realizar atividades de educação ambiental em espaços não formais. Margens: Revista Interdisciplinar do PPGCITI, v. 9, n. 12, p. 290-311, 2016.

Downloads

Publicado

31.08.2021

Como Citar

LOPES DE SOUZA, Luciane; SAMPAIO FREITAS, Silvia Regina. ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA EDUCAÇÃO DO AMAZONAS. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 6, n. 2, p. e067, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2021.v6.n2.e067.id1206. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/355. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias