FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: SOCIALIZANDO EXPERIÊNCIAS EXITOSAS DO DIEM

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2021.v6.n1.e001.id865

Palavras-chave:

Educação, Formação de Professores, Educação Matemática, Desenvolvimento Socioeducacional, Produtos Educacionais

Resumo

Este texto tem como objetivo apresentar as ações desenvolvidas pelo grupo de pesquisa Dzeta Investigações em Educação Matemática – DIEM no âmbito de um projeto de pesquisa. Os participantes foram os membros do DIEM, estudantes de graduação (Licenciatura em Pedagogia) e pós-graduação da Universidade de Brasília - UnB e professores da Educação Básica de escolas públicas do Distrito Federal. A pesquisa integra-se, epistemologicamente, no âmbito da Educação Matemática e se alicerça em multimetodologias ativas de trocas de experiências e na construção coletiva de conhecimentos para o desenvolvimento de produtos e serviços, tendo como cerne a pesquisa colaborativa. Devido à complexidade e extensão do projeto, as ações foram desenvolvidas em diversas etapas e distintos instrumentos de recolha dos dados foram utilizados. Após a obtenção dos resultados, foram realizadas atividades que contribuíram para a elaboração de artigos, livros, capítulos de livros, dissertações, teses e comunicações científicas, bem como na produção de produtos e serviços educacionais e sociais.

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Biografia do Autor

Geraldo Eustáquio Moreira, UERJ

Pós-Doutor em Educação (ProPEd-UERJ) Professor da Universidade de Brasília (FE/UnB)

Lygianne Batista Vieira, UnB

Doutora em Educação (UnB) Professora Substituta da Universidade de Brasília (FE/UnB)

Joeanne Neves Fraz, UnB

Doutoranda em Educação na Universidade de Brasília (UnB)

Weberson Campos Ferreira, PPGE

Doutorando em Educação na Universidade de Brasília (PPGE/UnB)

Cristina de Jesus Teixeira, PPGE

Doutoranda em Educação na Universidade de Brasília (PPGE/UnB)

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Publicado

30.04.2021

Como Citar

EUSTÁQUIO MOREIRA, Geraldo; BATISTA VIEIRA, Lygianne; NEVES FRAZ, Joeanne; CAMPOS FERREIRA, Weberson; JESUS TEIXEIRA, Cristina de. FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: SOCIALIZANDO EXPERIÊNCIAS EXITOSAS DO DIEM. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 6, n. 1, p. e001, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2021.v6.n1.e001.id865. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/364. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Matemática e suas tecnologias