RELAÇÕES DA COMUNIDADE ACADÊMICA DO IFMT COM AS MÍDIAS DIGITAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2021.v6.n1.e005.id950

Palavras-chave:

Educação, Mídias digitais, Pandemia

Resumo

O presente artigo teve como objetivo compreender os caminhos que estão sendo trilhados, pela comunidade acadêmica do IFMT, durante a Pandemia da COVID-19, com foco em suas relações com as mídias digitais. Para tanto, foi realizado um estudo com abordagem qualitativa, no qual foram analisadas três lives promovidas pelo SINASEFE/MT com os docentes, os discentes e os técnicos. A principal dificuldade relatada por professores e alunos foi a falta de acesso à internet de qualidade e de equipamentos por parte dos estudantes. Dessa forma, as principais ações administrativas mencionadas pelos técnicos objetivaram viabilizar o acesso aos alunos em condição de vulnerabilidade social. Ao considerar os resultados das análises se percebe que o período de isolamento social, apesar de ter suas ações caracterizadas pela improvisação, pode ser fonte de aprendizado para a comunidade acadêmica, todavia, isso depende de um planejamento robusto na retomada das atividades presenciais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Stela Silva Lima, UFMT

Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática (REAMEC/UFMT) Professora no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

Sandro Aléssio Vidal de Souza, UFMT

Doutorando em Educação em Ciências e Matemática (REAMEC/UFMT) Professor Assistente da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)

Josane do Nascimento Ferreira Cunha, UFMT

Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática (REAMEC/UFMT) Professora no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

Marta Maria Pontin Darsie, UFMT

Doutora em Educação (USP) Professora da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC) Professora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Referências

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação. Porto Editora, 1999. 334 p. ISBN 972-034112-2.

BRASIL. Ministério da Educação. Coronavírus: monitoramento nas instituições de ensino. 2020. Disponível em: https://app.powerbi.com/view?r=eyJrIjoiZTZhYTg4ZjAtM2NlYS00ZmMxLTgxZmEtYzY1YmI5OTM4ZDRhIiwidCI6IjllNjgyMzU5LWQxMjgtNGVkYi1iYjU4LTgyYjJhMTUzNDBmZiJ9. Acesso em: 29 jun. 2020.

CAMACHO, Alessandra Conceição Leite Funchal et al. Alunos em vulnerabilidade social em disciplinas de educação à distância em tempos de COVID-19. Research, Society and Development, v. 9, n. 7, p. 12, 2020. ISSN 2525-3409. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/download/3979/3105/18208.Acesso em: 30 jun. 2020.

CANTORAL, Ricardo. La matemática educativa en tiempos de crisis, cambio y complejidad. RELIME. Revista latinoamericana de investigación en matemática educativa, v. 23, n. 2, p. 143-146, 2020. ISSN 1665-2436. Disponível: http://relime.org/index.php/repositorio/2020/2020b/2020bp/530-202000bp/file. Acesso em: 02 jul. 2020.

CASTAMAN, Ana Sara; RODRIGUES, Ricardo Antônio. Educação a distância na crise COVID-19: um relato de experiência. Research, Society and Development, v. 9, n. 6, p. 26 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/340905918_Educacao_a_Distancia_na_crise_COVID_-_19_um_relato_de_experiencia. Acesso em: 02 jul. 2020.

CENGIZ, Cevdet. The development of TPACK, Technology Integrated Self-Efficacy and Instructional Technology Outcome Expectations of pre-service physical education teachers. Asia-Pacific Journal of Teacher Education, v. 43, n. 5, p. 411-422, 2015/10/20 2015. ISSN 1359-866X. Disponível em: https://doi.org/10.1080/1359866X.2014.932332. Acesso em: 01 jul. 2020

CETIC. Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação. Pesquisa TIC educação 2019, 2020. Disponível em: https://cetic.br/media/analises/tic_educacao_2019_coletiva_imprensa.pdf. Acesso em: 30 jul. 2020.

ENGELBRECHT, Johann; LLINARES, Salvador; BORBA, Marcelo Carvalho. Transformation of the mathematics classroom with the internet. Mathematics Education, v. 52, p. 825-841, 2020. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s11858-020-01176-4. Acesso em: 04 jul. 2020.

FIOLHAIS, Carlos; TRINDADE, Jorge. Física no computador: o computador como uma ferramenta no ensino e na aprendizagem das ciências físicas. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 25, n. 3, p. 259-272, 2003. Disponível em: http://www.sbfisica.org.br/rbef/pdf/v25_259.pdf. Acesso em: 05 jul. 2020.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6ª edição, Editora Atlas, 2008. p. ISBN 8522451427.

IBGE. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua ‐ PNAD Contínua, tema suplementar Tecnologia da Informação e Comunicação ‐ TIC nos aspectos de acesso à Internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal. 2019. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101705_informativo.pdf. Acesso em: 10 jul. 2020.

INSTITUTO PENÍSULA. Sentimentos e percepção dos professores brasileiros nos diferentes estágios do Coronavírus no Brasil, 2020. Disponível em: https://www.institutopeninsula.org.br/pesquisa-sentimento-e-percepcao-dos-professores-nos-diferentes-estagios-do-coronavirus-no-brasil/. Acesso em: 12 jul. 2020.

JACINTO, Gercelina Maria Pereira; CAMPOS, Paulo Adão; CAMPOS, Pascoal Micolo Diogo de. Uma análise SWOT dos desafios da educação nos países da África Subsaariana ante a COVID-19. Revista Angolana de Extensão Universitária, v. 2, n. 3 (especial), p. 11-29, 2020. ISSN 2707-5400. Disponível em: https://portalpensador.com/index.php/RAEU-BENGO/article/view/209. Acesso em: 13 jul. 2020.

MORAES, Roque. Análise de conteúdo. Revista Educação, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999.

MOREIRA, Marcos A.; ROSA, Paulo R. Pesquisa em ensino: Métodos qualitativos e quantitativos. 2 ª ed. Porto Alegre: Brasil, 2016. 83 p. Disponível em: http://moreira.if.ufrgs.br/Subsidios11.pdf. Acesso em: 14 jul. 2020.

SENHORAS, Eloi Martins. Coronavírus e educação: análise dos impactos assimétricos. BOCA Boletim de Conjuntura, v. 2, n. 5, p. 128-136, 2020. ISSN 2675-1488. Disponível em: https://revista.ufrr.br/boca/article/view/Covid-19Educacao. Acesso em: 15 jul. 2020.

SOUTO, Daise Lago Pereira.; BORBA, Marcelo Carvalho. Seres-Humanos-com-Internet ou Internet-com-Seres- humanos: uma troca de papéis? Revista Latino americana de Investigación em Matemática Educativa – Relime, v. 19, n. 2, p. 26, 2016. ISSN 1665-2436. Disponível em: http://www.rc.unesp.br/gpimem/downloads/artigos/souto_borba/seres_humanos_com_internet.pdf. Acesso em: 15 jul. 2020.

VAN LANCKER, Wim; PAROLIN, Zachary. COVID-19, School closures, and child poverty: a social crisis in the making. The Lancet Public Health, v. 5, n. 5, p. 243, .2020. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7141480/. Acesso em: 20 jul. 2020

Downloads

Publicado

30.04.2021

Como Citar

SILVA LIMA, Stela; VIDAL DE SOUZA, Sandro Aléssio; FERREIRA CUNHA, Josane do Nascimento; PONTIN DARSIE, Marta Maria. RELAÇÕES DA COMUNIDADE ACADÊMICA DO IFMT COM AS MÍDIAS DIGITAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 6, n. 1, p. e005, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2021.v6.n1.e005.id950. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/368. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias