CONHECIMENTO ESPECIALIZADO DE PROFESSORES DE QUÍMICA – CTSK: UMA ANÁLISE DE PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO DE HIDROCARBONETOS

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2021.v6.n1.e013.id999

Palavras-chave:

CTSK, Conhecimento de Professores, Ensino de Química

Resumo

Na busca de um referencial teórico metodológico, que seja possível descrever os conhecimentos docente necessários para o ensino, diversos modelos surgiram nas últimas décadas para diferentes áreas. Com relação à área da Química, tem-se o modelo do Conhecimento Especializado de Professores de Química - CTSK, que descreve o conjunto de conhecimentos específicos de professores de Química, e permite conectar os conhecimentos da disciplina ao didático. Assim, o objetivo dessa pesquisa foi de caracterizar os conhecimentos mobilizados por uma professora de Química, quando do ensino de hidrocarbonetos, a partir do CTSK. A pesquisa ancora-se na abordagem qualitativa-descritiva de cunho exploratória, e a produção de dados ocorreu mediante o estudo de campo. Os resultados evidenciaram a mobilização de conhecimentos, tanto no domínio Químico (CK) quanto no didático (PCK), conforme o CTSK, e revelou conexões entre ambos os domínios, caracterizando a articulação entre ensino e aprendizagem – elementos essenciais ao sucesso escolar dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jakline Estfane Alves Martins, IFMT

Mestranda em Ensino (PPGEn/IFMT) Técnica Administrativa Educacional (SEDUC/MT)

Leandro Carbo, UNESP

Doutor em Química (UNESP) Professor no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Docente do Mestrado Acadêmico em Ensino (PPGEn/IFMT)

Susel Taís Coelho Soares, IFMT

Mestrado em Ensino, Currículo e Saberes Docente (IFMT) Professora no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Doutoranda em Investigación en la Enseñanza y el Aprendizaje de la Ciencias Experimentale. Universidad de Huelva, UHU, Espanha.

Referências

AMORTEGUI-CEDEÑO, Elías Francisco; MOSQUERA, Jonathan Andrés. Aportaciones de la práctica pedagógica en la construcción del conocimiento del profesor. Revista de la Facultad de Ciencia y Tecnología, Bogotá, n. 43, p. 47-65, junho 2018. Disponível em: http://www.scielo.org.co/pdf/ted/n43/0121-3814-ted-43-47.pdf Acesso em: 11 de novembro de 2020.

ATKINS, Peter William; JONES, Loretta. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. 5.ed. Porto Alegre: Bookman, 2012. 874 p.

BALL, Deborah Loewenberg; THAMES, Mark Hoover; PHELPS, Geoffrey. Content Knowledge for Teaching: What Makes It Special? Journal of teacher education, SAGE, New York, USA, v. 59, n. 5, p. 389-407, 2008. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/2137 Acesso em: 18 de novembro de 2020.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Tradução Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016.

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em Educação: fundamentos, métodos e técnicas. Porto, Portugal: Porto Editora, 1994, p.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017.

BRASIL. Lei n.13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF., 26 jun 2014.

CARNEIRO, Katherine Iasmin Lima Rossito; MELLO, Geison Jader; MORIEL JUNIOR, Jeferson Gomes. The climate crisis in Biology textbooks (PNLD 2018-2020) in the light of the Specialized Knowledge model of Biology Teachers. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 12, p. e2691210573, 2020. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/10573 Acesso em 08 de março de 2021.

CARRILLO YAÑEZ, José; GONZÁLEZ, Lúis Carlos Contreras; NAVARRO, Miguel Angel Montes. Reflexionando sobre el conocimiento del professor: Actas de las II Jornadas del Seminario de Investigación de Didactica de la Matemática de la Universidad de Huelva. 15 y 16 de Septiembre 2015. Huelva, Espanha, 2015. 106 p.

CARRILLO, José; AVILA, Dinazar Isabel Escudero; MORA, Diana Vasco; MEDRANO, Eric Flores. Un marco teórico para el conocimiento especializado del profesor de matemáticas. Huelva, Espanha: Universidad de Huelva Publicaciones, 2014.

FELTRE, Ricardo. Química: Química Orgânica. vol. 3. 6ª.ed. São Paulo: Moderna, 2004. 448p.

FERNANDEZ, Carmem. Formação de professores de Química no Brasil e no mundo. Estudos Avançados. V. 32, p. 205-224, 2018. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/eav/article/view/152691/149188 Acesso em: 15 de dezembro de 2020.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas e Pesquisa Social. 5ª. ed. São Paulo: Atlas, 1999. v. 1. 206p.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2016, 184p.

GOES, Luciane Fernandes de. Conhecimento Pedagógico do conteúdo: estado da arte no campo da educação e no ensino de química. 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino de Química) - Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia), Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-30042015-154835/pt-br.php Acesso em 20 de novembro de 2020.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Ministério da Educação. Resultados ENEM 2018. Brasília – DF, INEP/MEC, 2019. 23p. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/downloads/2018/presskit/presskit_enem-resultados2018.pdf Acesso em: 10 de janeiro de 2021.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. INEP. Ministério da Educação. Resultados ENEM 2019. Brasília - DF: INEP/MEC, 2020, 17p. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/downloads/2019/apresentacao_resultados_enem_2019.pdf Acesso em: 10 de janeiro de 2021.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Ministério da Educação. Resumo Técnico do Estado de Mato Grosso - Censo da Educação Básica 2019. Diretoria de Estatísticas Educacionais – DEED. Brasília – DF, INEP/MEC, 2020. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/informacao-da-publicacao/-/asset_publisher/6JYIsGMAMkW1/document/id/6878359 Acesso em: 15 de dezembro de 2020.

IUPAC. International Union of Pure and Applied Chemistry, 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/339468611_Brief_guide_to_the_nomenclature_of_organic_chemistry_IUPAC_Technical_Report Acesso em: 02 fevereiro de 2020.

LEITE, Luciana Rodrigues; LIMA, José Ossian Gadelha de. O aprendizado da Química na concepção de professores e alunos do ensino médio: um estudo de caso. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 96, n. 243, p. 380-398, Ag. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbeped/v96n243/2176-6681-rbeped-96-243-00380.pdf Acesso em: 15 de dezembro de 2020.

LIMA, Stela Silva. Conhecimento Especializado de Professores de Física: Uma Proposta de Modelo Teórico. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – IFMT, Cuiabá, 2018. 144f. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/332034659_CONHECIMENTO_ESPECIALIZADO_DE_PROFESSORES_DE_FISICA_UMA_PROPOSTA_DE_MODELO_TEORICO Acesso em: 10 de dezembro de 2020.

LIMA. Stela Silva; COSTA, Luzinete Duarte; SOARES, Susel Taís Coelho; SILVA FILHO, Vicente Pedroso da; MORIEL JUNIOR, Jeferson Gomes; MELLO, Geison Jader. Análise de PaP-eRs como primeira aproximação metodológica para configurar o modelo de conhecimento especializado de professores de física (PTSK). Congresso Internacional de Formação e Desenvolvimento Profissional Docente - Residência Docente: Paradigma de Integração Teoria- Prática, 3., Cuiabá. Anais... p. 1 - 5. 2017. Disponível em: https://www.even3.com.br/anais/3cifdpd/ Acesso em 08 de janeiro de 2021.

LUÍS, Mónica. Conhecimento Especializado de Professores de Biologia. Univesidad de Huelva, Espanha (Documento Interno). 2015.

LUÍS, Mónica; CARRILLO, José. O modelo do conhecimento especializado do professor de Biologia (BTSK). Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 11, n. 7, p. 19-36, 20 nov. 2020. Disponível em: http://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/2788/1407 Acesso em: 12 de janeiro de 2020.

LUÍS, Mónica; CARRILLO, José; MONTEIRO, Rute. Ensinar a reprodução das plantas com as lentes BTSK. In: IV Congreso Iberoamericano sobre Conocimiento Especializado del Profesor de Matemáticas. Huelva: CGSE. 2019. Disponível em: http://www.redmtsk.com/wp-content/uploads/Actas-IV-CIMTSK-prueba-FINAL-290720.pdf Acesso em 15 de janeiro de 2021.

MARCONDES, Maria Eunice Ribeiro; SOUZA, Fábio Luiz de; AKAHOSHI, Luciane Hiromi; SILVA, Marcolina Aparecida Eugênio da. Química Orgânica: Reflexões e Propostas para o seu ensino. São Paulo: CETEC, 2015. v. 1. 69p. Disponível em: http://www.cpscetec.com.br/cpscetec/arquivos/quimica_organica.pdf Acesso em: 10 de dezembro de 2020.

MARQUES, Marcela. Conhecimento Especializado de Professores de Biologia (BTSK): análise de relatos de prática no Ensino Médio. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – IFMT, Cuiabá, 2020. 110 f. Disponível em: http://ppgen.cba.ifmt.edu.br/media/filer_public/6e/06/6e06c8d2-abe3-4e1f-a0c3-3a0f4dffa3f8/dissertacao_marcela_marques.pdf Acesso em: 15 de janeiro de 2020.

MINAYO, Maria Cecília de Souza.; DELANDES, Suely Ferreira.; GOMES, R. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 32. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2012. v. 1. 110p.

MITAMI, Fabio; MARTORANO, Simone Alves de Assis.; SANTANA, Estela Ferreira. Análise das Concepções sobre química orgânica no ensino médio. In: ENPEC, 2017, Florianópolis. XI ENPEC, 2017. Disponível em: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R0462-1.pdf Acesso em: 12 de janeiro de 2020.

MOREIRA, Marco Antônio. Aprendizagem significativa: um conceito subjacente. Aprendizagem Significativa em Revista. V1(3), pp. 25-46, 2011. Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/asr/artigos/Artigo_ID16/v1_n3_a2011.pdf Acesso em 10 de janeiro de 2021.

MORIEL JUNIOR, Jeferson Gomes; ALENCAR, André Pereira de. Conhecimento especializado para ensinar Cálculo: um panorama da produção do COBENGE 2012-2017. Brazilian Journal of Development, v.5, n. 7, p. 7687-7702, 2019. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/334779200_Conhecimento_especializado_para_ensinar_Calculo_um_panorama_da_producao_do_COBENGE_2012-2017 Acesso em: 15 de janeiro de 2020.

MORIEL JUNIOR, Jeferson Gomes; WIELEWSKI, Gladys Denise. Base de Conhecimento de Professores de Matemática: do Genérico ao Especializado. Revista de Ensino Educação e Ciências Humanas, v. 18, n. 2, p.126-133, 2017. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/318702674_Base_de_conhecimento_de_professores_de_matematica_do_generico_ao_especializado Acesso em 20 de novembro de 2020.

NEVES JUNIOR, Wagner; SOUZA, Gleison Leandro Santos; PIMENTEL, Tatiana Colombo; SILVA, Evandro Falass da; TESTA, Gláucio. Utilização do lúdico por meio de dominó para a aprendizagem de alcanos por alunos de Curso Técnico em Química. Actio - Docencia em Ciências, v. 02, p. 342-358, 2017.Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6778 Acesso em: 15 de janeiro de 2021.

ORGANIZAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO. OECD. PISA 2018. Programme For International Student Assessment (PISA) Results From PISA 2018: OECD. Brazil – Country Note, 2019. Disponível em: https://www.oecd.org/pisa/publications/PISA2018_CN_BRA.pdf Acesso em: 5 de novembro de 2020.

PANIAGO, Rosenilde Nogueira; SARMENTO, Tereza; ROCHA, Simone Albuquerque da. O Pibid e a Inserção à Docência: Experiências, Possibilidades e Dilemas. Educação em Revista., Belo Horizonte, v. 34, e190935, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/edur/v34/1982-6621-edur-34-e190935.pdf Acesso em: 2 de novembro de 2020.

PIMENTA, Selma Garrido; MARIN, Alda Junqueira (Org.). Didática - Teoria e Pesquisa. 1a. ed. Araraquara: Junqueira e Marin Editores, 2015. v. 1. 263p.

SCHLEICHER, Andreas. PISA 2018: Insights and Interpretations: OECD Publishing. OECD 2019. Disponível em: https://www.oecd.org/pisa/PISA%202018%20Insights%20and%20Interpretations%20FINAL%20PDF.pdf Acesso em: 5 de novembro de 2020.

SHULMAN, Lee. Those who understand: Knowledge growth in teaching. Education Researcher, SAGE, California, USA, Feb. 1986: 4-14.

SILVA JÚNIOR, Carlos Antônio Barros e; BIZERRA, Ayla Márcia Cordeiro. Estruturas e Nomenclaturas dos Hidrocarbonetos: É Possível Aprender Jogando?. Holos (Natal. Online), v. 6, p. 146, 2015. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/viewFile/3616/1219 Acesso em: 3 de novembro de 2020.

SILVEIRA, Ana Julia de Aquino. Química orgânica teórica. Belém: EditAedi, 2014.

SOARES, Susel Taís Coelho. Conhecimento Especializado de Professores de Química - CTSK: Proposta de Modelo Teórico. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino), Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – IFMT, Cuiabá, 2019. 113f. Disponível em: http://ppgen.cba.ifmt.edu.br/media/filer_public/a9/34/a9340feb-fba8-4403-90c1-86e1ea9b85a4/dissertacao_-_susel_tais_coelho_soares.pdf Acesso em: 2 de junho de 2020.

SOARES, Susel Taís; LIMA Stela Silva; CARBO, Leandro. Conhecimento Especializado de Professores De Química: Modelo Teórico. Revista REAMEC, v. 8, n. 2, p. 648-666, Cuiabá (MT), maio-agosto, 2020. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/10255 Acesso em: 10 de janeiro de 2021.

SOUZA, Rosilene Ventura; SANTOS, Bruno Ferreira dos. A exigência conceitual na prática pedagógica de dois professores de Química que ensinam Química e Física. Ciência & Educação, v. 24, p. 945-958, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1516-73132018000400945&script=sci_arttext Acesso em: 10 de janeiro de 2021.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 17ª Ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2014.

TREVISAN, Tatiana Santini; MARTINS, Pura Lúcia Oliver. A prática pedagógica do professor de química: possibilidades e limites. Unirevista. Vol. 1, n° 2: abril, 2006. Disponível em: https://www.yumpu.com/pt/document/read/13056020/a-pratica-pedagogica-do-professor-de-quimica-possibilidades-e-limites Acesso em: 30 de novembro de 2020.

ZANON, Dulcimeire Aparecida Volante; OLIVEIRA, Jane Raquel Silva de; QUEIROZ, Salete Linhares. O "Saber" e o "Saber Fazer" Necessários à Atividade Docente no Ensino Superior: Visões de Alunos de Pós-Graduação em Química. Ensino Pesquisa Educação e Ciência. Belo Horizonte, v. 11, n. 1, p. 140-159, junho de 2009. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10398 Acesso em: 18 de novembro de 2020.

Downloads

Publicado

30.04.2021

Como Citar

ALVES MARTINS, Jakline Estfane; CARBO, Leandro; COELHO SOARES, Susel Taís. CONHECIMENTO ESPECIALIZADO DE PROFESSORES DE QUÍMICA – CTSK: UMA ANÁLISE DE PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO DE HIDROCARBONETOS. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 6, n. 1, p. e013, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2021.v6.n1.e013.id999. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/376. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias