REVISTA EM QUADRINHOS COMO RECURSO METODOLÓGICO LÚDICO NO ENSINO DE BIOLOGIA: UMA EXPERIÊNCIA PRÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2021.v6.n1.e014.id1007

Palavras-chave:

Revista em Quadrinhos, Material Didático, Ludicidade, Ensino de Biologia

Resumo

Um dos grandes desafios para os professores de biologia ainda é a falta de materiais didáticos que possam intermediar e melhorar a compreensão dos alunos sobre os conteúdos ministrados. Assim, o trabalho objetivou produzir e utilizar revista em quadrinhos como ferramenta metodológica para o ensino e aprendizagem dos transgênicos. Para tanto, foi utilizado o aplicativo Cômica para criação dos personagens e o programa Microsoft Word 2013 para formatação. O recurso foi aplicado na escola Pública Estadual Leônidas Monte no Município de Abaetetuba – Pará durante a monitoria do PIBID. Com a aplicação de um questionário de satisfação, obtivemos que 67% dos alunos não tinham conhecimentos prévios sobre alimentos transgênicos, 75% afirmaram que a revista facilitou muito o entendimento sobre o assunto, 67% querem que essa metodologia seja aplicada em outras aulas, 75% consideraram a revista dinâmica, divertida e estimulante no aprendizado do conteúdo e 87% gostaram da revista de modo geral. Em entrevista, a professora da turma considerou que por ser um material com ilustrações, linguagem simples e divertida, a revista facilitou a assimilação do conteúdo. Consideramos os resultados satisfatórios, havendo receptividade positiva da metodologia tanto pelos alunos quanto pela professora da turma de aplicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Natanael Charles da Silva, UFRN

Doutorando em Ensino (UFRN) Professor de biologia pelo Instituto Federal do Pará - Campus Abaetetuba

Fernanda Costa de Freitas, IFPA

Graduanda do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas pelo IFPA

Patrícia Nazaré Alcântara de Carvalho, IFPA

Graduanda do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas pelo IFPA

Referências

ALMEIDA, Paulo Nunes de. Educação lúdica: Técnicas e Jogos Pedagógicos. 2ª. ed. São Paulo: Loyola, 2003.

ALMEIDA, Caroline Medeiros Martins de; PROCHNOW, Tania Renata; LOPES, Paulo Tadeu Campos. O uso do lúdico no ensino de ciências: jogo didático sobre a química atmosférica. Universidad Distrital Francisco José de Caldas. Revista Góndola: Enseñanza y aprendizaje de las ciências. Barcelona, Vol. 11, nº 2, 2016. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/1071/926. Acesso: 24 fev. 2021.

ALVES, Gilcean Silva. A biotecnologia dos transgênicos: Precaução é a palavra de ordem. Holos, Rio Grande do Norte, v. 2, p. 1-10. 2004. Disponível em: https://doi.org/10.15628/holos.2004.33. Acesso em: 12 set. 2020.

BRASIL. Portaria nº 114 de 6 de agosto de 2020. Estabelece regras das atividades dos Projetos Institucionais do Programa de Residência Pedagógica e do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), 2020. Disponível em: http://cad.capes.gov.br/ato-administrativo-detalhar?idAtoAdmElastic=4682. Acesso em: 24 fev. 2021.

CABRERA, Waldirléia Baragatti; SALVI, Rosana F. A ludicidade para o ensino médio na disciplina de biologia: Contribuições ao processo de aprendizagem em conformidade com os pressupostos teóricos da Aprendizagem Significativa. 2006. 158 f. Paraná: Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Paraná, 2006. Disponível em: https://www.sapili.org/livros/pt/cp025038.pdf. Acesso em: 20 set. 2020.

CARDOSO, Tiago Miguel Garcia; CAVALCANTE, Eduardo Luiz Dias; SOARES, Márlon Herbert Flora Barbosa. Atividades Lúdicas com Vídeos Digitais Amadores: Possibilidades para o Ensino de Química. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA E ENCONTRO DE EDUCAÇÃO QUÍMICA DA BAHIA, 15. e 10., 2017, Salvador. Anais. Salvador: UFBA, 2017. Disponível em: http://www.eneq2012.qui.ufba.br/modulos/submissao/Upload/42765.pdf. Acesso em: 24 fev. 2021.

CIRNE, Moacy. Quadrinhos, sedução e paixão. 1ª. ed. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2000.

FREIRE, Paulo. Pedagogía de la autonomía: saberes necesarios para la práctica educativa. 45ª. ed. México: Siglo XXI, 1997.

GOMES, Lázara Welyane Martins; DE MORAES FILHO, Aroldo Vieira. Alimentos transgênicos: utilização de metodologia alternativa para otimização do processo de ensino aprendizagem. Renefara, Goiânia, v. 7, n. 7, p. 325-336, 2015. Disponível em: https://www.fara.edu.br/sipe/index.php/renefara/article/view/342. Acesso em: 15 out. 2020.

LA LUNA, Alexandre. A importância do ensino de genética para o mundo atual. 2011. 44 f. Paraná: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Genética) - Universidade Federal do Paraná. Departamento de Genética. Votorantim. 2011. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/32800 Acesso: 15 out. 2020.

LINSINGEN, Luana Von. Mangás e sua utilização pedagógica no Ensino de Ciências sob a perspectiva CTS. Ciência & Ensino, São Paulo, v. 1, p. 1-9, 2007. Disponível em: http://143.0.234.106:3537/ojs/index.php/cienciaeensino/article/view/125/110. Acesso em: 10 set. 2020.

MARTINS, Elisângela Karine. Histórias em quadrinhos no ensino de ciências: uma experiência para o ensino do sistema nervoso. 2012. 66 f. Paraná: Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Paraná, 2012. Disponível em: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1256. Acesso em: 10 set. 2020.

MENDONÇA, David Soares Noronha. Prática Pedagógica em Educação Ambiental: Cartilha “Aventura da Vida nas Cavernas”. 2010. 34 f. Belo Horizonte: Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Ciências Biológicas) – Centro Universitário Metodista Izabel Hendrix, Belo Horizonte, 2010. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-izabela/index.php/aic/article/view/550/457. Acesso em: 12 set. 2020.

OLIVEIRA, Cláudia Vizoni Mattos Pedroso de. O uso de história em quadrinho digital (HQD) como ferramenta metodológica na disciplina de química. 2016. 54 f. Florianópolis: Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização (Programa de pós-graduação Educação na Cultura Digital) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168986. Acesso em: 05 set. 2020.

PEDRANCINI, Vanessa Daiana et al. Saber Científico e Conhecimento Espontâneo: opiniões de alunos do ensino médio sobre transgênicos. Ciência & Educação, Bauru, v. 14, n. 1, p. 135-146, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1516-73132008000100009&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 10 set. 2020.

PESSAN, Anderson da Silva. Transgênicos: explorando a controvérsia em aulas de ciências. 2015. 46 f. Vitória: Trabalho de conclusão de curso (Departamento de Teorias e Práticas Educacionais) - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2015. Disponível em: https://labec.ufes.br/sites/labec.ufes.br/files/field/anexo/tcc_final.pdf. Acesso em: 15 set. 2020.

PRIKLADNICKI, Rafael et al. Ensino de engenharia de software: desafios, estratégias de ensino e lições aprendidas. In: FEES-Fórum de Educação em Engenharia de Software, 2009, Rio de Janeiro. Repositório de publicações do Fórum. Rio de Janeiro: PUC, 2009. p. 1-8, Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/228451551_Ensino_de_Engenharia_de_Software_Desafios_Estrategias_de_Ensino_e_Licoes_Aprendidas. Acesso em: 14 set. 2020.

RIBEIRO, Isabelle Geoffroy; MARIN, Victor Augustus. A falta de informação sobre os Organismos Geneticamente Modificados no Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 17, p. 359-368, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-81232012000200010&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 15 set. 2020.

ROTA, Gladis; IZQUIERDO, Juan. Comics as a tool for teaching biotechnology in primary schools. Electronic Journal of Biotechnology, Chile, v. 6. n. 2. p.85-89. 2003. Disponível em: https://tspace.library.utoronto.ca/retrieve/2632/ej03012.pdf. Acesso em: 13 set. 2020.

SILVA, João Nelson. HQ nos Livros Didáticos. In: LUYTEN, Sonia. M. Bibe. História em Quadrinhos: Leitura Crítica. São Paulo: Paulinas, 1985. p. 79-85.

Downloads

Publicado

30.04.2021

Como Citar

CHARLES DA SILVA, Natanael; COSTA DE FREITAS, Fernanda; ALCÂNTARA DE CARVALHO, Patrícia Nazaré. REVISTA EM QUADRINHOS COMO RECURSO METODOLÓGICO LÚDICO NO ENSINO DE BIOLOGIA: UMA EXPERIÊNCIA PRÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 6, n. 1, p. e014, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2021.v6.n1.e014.id1007. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/377. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)