FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES INICIANTES NA PROFISSÃO: CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO “SABERES EM DIÁLOGO”

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2021.v6.n1.e025.id1056

Palavras-chave:

Formação Docente, Projeto Saberes em Diálogo, Inserção profissional Docente

Resumo

O objetivo é compreender como os professores, com até 5 anos de inserção profissional, percebem os efeitos da formação continuada experimentada e que contribuições são possíveis desprender da experiência para a sua qualificação profissional. A produção dos dados amparou-se em um questionário, aplicado ao conjunto de educadores participantes do projeto Saberes em Diálogo. Recorreu-se às orientações oferecidas pela hermenêutica-dialética para o tratamento dos dados. Para a análise e interpretação, buscou-se as contribuições da descolonialidade. O estudo evidenciou o quanto a inserção de novos profissionais na área da docência se apresenta como um campo ainda a ser explorado a partir da perspectiva da produção acadêmica e na formulação de políticas públicas formativas. Na percepção dos professores identificou-se que o Projeto Saberes em Diálogo contribui para a inserção docente na profissão, estimula o diálogo entre pares e possibilita um maior entrosamento na relação com a Secretaria Municipal da Educação.

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Biografia do Autor

Gilberto Ferreira da Silva, UFRGS

Doutor em Educação (UFRGS) Docente no Programa de Pós Graduação em Educação da UNILASALLE

Juliana Aquino Machado, UNILASALLE

Mestra em Educação, Professora na Rede Municipal de Ensino de Canoas Discente no Programa de Pós Graduação em Educação da UNILASALLE

Ana Paula da Silva, UNILASALLE

Mestra em Literatura Brasileira Professora na Rede Municipal de Ensino de Canoas Discente no Programa de Pós Graduação em Educação da UNILASALLE

Juliana Cristina da Silva, UNILASALLE

Mestra em Educação Professora na Rede Municipal de Ensino de Canoas Discente no Programa de Pós Graduação em Educação da UNILASALLE

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Publicado

30.04.2021

Como Citar

FERREIRA DA SILVA, Gilberto; AQUINO MACHADO, Juliana; SILVA, Ana Paula da; CRISTINA DA SILVA, Juliana. FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES INICIANTES NA PROFISSÃO: CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO “SABERES EM DIÁLOGO”. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 6, n. 1, p. e025, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2021.v6.n1.e025.id1056. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/388. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias