MONITORAMENTO DO METAL CROMO TOTAL NA BACIA DOS RIOS GARÇAS E ARAGUAIA NA ÁREA URBANA DE BARRA DO GARÇAS/MT: A IMPORTÂNCIA DO CONTEXTO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n3.p1666-1682.id938

Palavras-chave:

Ensino de Química, Alfabetização Científica, Contexto de Aprendizagem

Resumo

Este trabalho é resultado de um projeto desenvolvido nos rios Araguaia e Garças, perímetro urbano da cidade goiana de Aragarças e das mato-grossenses Barra do Garças e Pontal do Araguaia. Nosso objetivo foi delinear o ensino de química a partir de um problema real e local, demonstrando no processo a importância do conhecimento químico na leitura e interpretação de fenômenos provenientes da ação antrópica na natureza. A pesquisa é mista em função da associação de dados quantitativos e qualitativos. Nossos dados advêm das revelações do contexto (rios) e das análises, as quais tiveram como referencial o método NBR 10.739 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e da técnica de espectrometria de absorção atômica (EAA). As evidenciações durante, e os relatos após a finalização da pesquisa serviram de base para a constatação da instrumentalização discente, mostrando a importância da apropriação do conhecimento químico e do contexto na alfabetização científica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Eduardo Ribeiro Mueller, UFMT

Doutor em Educação em Ciências e Matemática (REAMEC/UFMT) Mestre em Educação (UFMT)

Professor na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT/Campus Araguaia)

Kaique de Oliveira, UFMT

Graduando em Química (UFMT/Campus Araguaia)

Wagner Batista dos Santos, UFMT

Doutor em Ciências com Habilitação em Química Inorgânica (UFSCar) Mestre em Química (UFU) Professor na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT/Campus Araguaia)

Referências

BRASIL. Resolução CONAMA nº 357/2005, de 17 de março de 2005. Dispõe sobre a classificação dos corpos de água e diretrizes ambientais para o seu enquadramento, bem como estabelece as condições e padrões de lançamento de efluentes, e dá outras providências. Disponível em: http://www.mma.gov.br/port/conama/res/res05/res35705.pdf . Acesso em 17/10/2019.

BRASIL. Resolução CONAMA nº 20/1986, de 18 de junho de 1986. Dispõe sobre a classificação das águas doces, salobras e salinas do Território Nacional. Diário Oficial da União, 30 de julho de 1986. Disponível em: http://www2.mma.gov.br/port/conama/res/res86/res2086.html . Acesso em 17/10/2019.

BRASIL. Resolução CONAMA nº 274, 29 de novembro de 2000. Dispõe sobre licenciamento ambiental; competência da União, Estados e Municípios; listagem de atividades sujeitas ao licenciamento; Estudos Ambientais, Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental." Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil (2000). Disponível em: http://www2.mma.gov.br/port/conama/legiabre.cfm?codlegi=272 . Acesso em 17/10/2019.

CHASSOT, Attico Inácio. Para que(m) é útil o ensino? Alternativas para um ensino (de Química) mais crítico. Canoas: Ed. Ulbra, 1995.

CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. tradução Luciana de Oliveira da Rocha. 2. ed. - Porto Alegre: Artmed, 2007.

DEBOER. George E. Scientific literacy: another look at its historical and contemporary meanings and its relationship to science education reform. Journal of Research in Science Teaching. Vol. 37, n. 6, p. 582-601, 2000. Disponível em: https://web.nmsu.edu/~susanbro/eced440/docs/scientific_literacy_another_look.pdf. Acesso em: 27/10/2020. DOI: https://doi.org/10.1002/1098-2736(200008)37:6<582::AID-TEA5>3.0.CO;2-L

EDELSTEIN, Menahem; BEM-HUR, Meni. Heavy metals and metalloids: Sources, risks and strategies to reduce their accumulation in horticultural criops. Scientia Horticulturae. V. 234, p. 431-444, abr. 2018. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0304423817307628. Acesso em 17/10/2019. DOI: https://doi.org/10.1016/j.scienta.2017.12.039

FIGEIREDO, António Dias. A pedagogia dos contextos de aprendizagem. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 14, n. 03, p. 809 – 836, jul./set. 2016. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/curriculum/article/view/28989. Acesso em 27/10/2020.

GALO, André Luiz; COLOMBO, Marcio Francisco. Espectrofotometria de longo caminho óptico em espectrofotômetro de duplo-feixe convencional: uma alternativa simples para investigações de amostras com densidade óptica muito baixa. Química Nova, v. 33, p. 488-492, jan. 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/qn/v32n2/v32n2a36.pdf. Acesso em 27/10/2019. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-40422009000200036

KOBIELSKA, Paulina A. et al. Metal-organic frameworks for heavy metal removal from water. Coordination Chemistry Reviews. v. 358, p. 92-107, mar. 2018. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0010854517305131. Acesso em 27/10/2019. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ccr.2017.12.010

LIBÂNEO, José Carlos. Tendências Pedagógicas na Prática Escolar. Revista da Ande, nº 6, 1982. Disponível em: https://praxistecnologica.files.wordpress.com/2014/08/tendencias_pedagogicas_libaneo.pdf. Acesso em 28/10/2020.

MOREIRA, Marco Antônio. A teoria da Aprendizagem Significativa e sua implementação em sala de aula. Brasília: Ed. Universidade de Brasília, 2006.

MORTIMER, Eduardo Fleury. Linguagem e formação de conceitos no ensino de ciências. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2000.

MUELLER, Eduardo Ribeiro. CHASSOT, ATTICO INÁCIO. A Prática de Ensino em Química como Prática Social classificada por meio de Tendências Pedagógicas. Latin American Journal of Science Education. Vol. 4, nº 2, Nov. 2017. Disponível em: http://www.lajse.org/nov17/22078_Mueller_2017.pdf. Acesso em 28/10/2020.

NBR 10004 - Caracterização e os tipos de resíduos. Rio de Janeiro, 2004.

NOGUEIRA, Ana Rita de Araújo; SOUZA, Gilberto Batista. Manual de laboratórios: solo, água, nutrição vegetal, nutrição animal e alimentos. Embrapa Pecuária Sudeste. São Carlos-SP, 2005. 334p.

PAUL, Dipak. Research on heavy metal pollution of river Ganga: A review. Annals of Agrarian Science, v.15, p. 278-286, jun. 2017. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1512188716301142. Acesso em 27/10/2019. DOI: https://doi.org/10.1016/j.aasci.2017.04.001

QUEIROZ, Cecília Alves Pontes de; MOITA, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro. Fundamentos Sócio-filosóficos da educação: As tendências pedagógicas e seus pressupostos. Campina Grande; Natal: UEPB/UFRN, 2007. Disponível em: http://www.ead.uepb.edu.br/ava/arquivos/cursos/geografia/fundamentos_socio_filosoficos_da_educacao/Fasciculo_09.pdf. Acesso em 28/10/2020.

SANTOS. César Sátiro dos. Ensino de Ciências: Abordagem Histórico-Crítica. Campinas, SP: Armazém do Ipê (Autores Associados), 2005.

TEIXEIRA, Francimar Martins. Alfabetização científica: questões para reflexão. Ciênc. Educ., Bauru, v. 19, n. 4, p. 795-809, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ciedu/v19n4/v19n4a02.pdf. Acesso em 27/10/2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132013000400002

VYGOTSKY, Lev Semenovitch. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 6ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

VIGOTSKI, Lev Semenovitch. Pensamento e Linguagem. 4ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

Downloads

Publicado

30.12.2020

Como Citar

RIBEIRO MUELLER, Eduardo; OLIVEIRA, Kaique de; BATISTA DOS SANTOS, Wagner. MONITORAMENTO DO METAL CROMO TOTAL NA BACIA DOS RIOS GARÇAS E ARAGUAIA NA ÁREA URBANA DE BARRA DO GARÇAS/MT: A IMPORTÂNCIA DO CONTEXTO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 5, n. 3, p. 1666–1682, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n3.p1666-1682.id938. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/392. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)