SEQUÊNCIA DIDÁTICA SISTEMATIZADA NOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS COM ARTICULAÇÃO NA NOVA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n3.p1766-1785.id855

Palavras-chave:

Sequência Didática, Três Momentos Pedagógicos, Gases do Efeito Estufa, Ensino de Ciências da Natureza

Resumo

As pesquisas em ensino de Ciências têm indicado que atividades investigativas podem ser usadas com a finalidade de maior participação do aluno na construção do seu conhecimento. Com o objetivo de relatar uma experiência, este estudo refere-se a um trabalho desenvolvido no ano letivo de 2019, realizado com 24 alunos do 9º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Valdyr Freitas, Cachoeiro de Itapemirim-ES. A Sequência Didática (SD), sistematizada segundo a metodologia dos Três Momentos Pedagógicos (3 MPs), abordou conceitos de Química com base no tema gases do Efeito Estufa. Os resultados evidenciaram que a utilização da experimentação investigativa, proposta na SD, despertou a curiosidade e a motivação e ofereceu uma nova perspectiva para o ensino de Química nas aulas de Ciências do ensino fundamental, favorecendo a participação e o desenvolvimento de competências dos alunos na promoção da aprendizagem conceitual, bem os conteúdos procedimentais que envolvem a construção do conhecimento científico.

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Biografia do Autor

Elisete Siqueira Neri, IFES

Especialista em Ensino de Ciências com Ênfase em Física e Química (IFES)

Fabielle Castelan Marques, IFES

Doutor em Ciências Naturais (Uenf) Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)

Tércio da Silva de Souza, IFES

Doutor em Produção Vegetal (Ufes) Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)

Flávio Izo, IFES

Mestre em Pesquisa Operacional e Inteligência Artificial (UCAM) Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)

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Publicado

30.12.2020

Como Citar

SIQUEIRA NERI, Elisete; CASTELAN MARQUES, Fabielle; SILVA DE SOUZA, Tércio da; IZO, Flávio. SEQUÊNCIA DIDÁTICA SISTEMATIZADA NOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS COM ARTICULAÇÃO NA NOVA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 5, n. 3, p. 1766–1785, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n3.p1766-1785.id855. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/398. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias