SEQUÊNCIA DIDÁTICA SISTEMATIZADA NOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS COM ARTICULAÇÃO NA NOVA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
DOI:
10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n3.p1766-1785.id855Palavras-chave:
Sequência Didática, Três Momentos Pedagógicos, Gases do Efeito Estufa, Ensino de Ciências da NaturezaResumo
As pesquisas em ensino de Ciências têm indicado que atividades investigativas podem ser usadas com a finalidade de maior participação do aluno na construção do seu conhecimento. Com o objetivo de relatar uma experiência, este estudo refere-se a um trabalho desenvolvido no ano letivo de 2019, realizado com 24 alunos do 9º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Valdyr Freitas, Cachoeiro de Itapemirim-ES. A Sequência Didática (SD), sistematizada segundo a metodologia dos Três Momentos Pedagógicos (3 MPs), abordou conceitos de Química com base no tema gases do Efeito Estufa. Os resultados evidenciaram que a utilização da experimentação investigativa, proposta na SD, despertou a curiosidade e a motivação e ofereceu uma nova perspectiva para o ensino de Química nas aulas de Ciências do ensino fundamental, favorecendo a participação e o desenvolvimento de competências dos alunos na promoção da aprendizagem conceitual, bem os conteúdos procedimentais que envolvem a construção do conhecimento científico.
Downloads
Métricas
Referências
ASSAI, Natany Dayani de Souza; ALMEIDA, Andressa Gomes. Desvendando a organização da tabela periódica utilizando a abordagem dos três Momentos Pedagógicos. XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XII ENPEC Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN – 25 a 28 de junho de 2019. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/enpec/xii-enpec/anais/lista_area_01_1.htm Acessado em: 15 jun. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação; Câmara de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br. Acessado em: 17 set. 2019.
COSTA, Jaqueline de Morais; PINHEIRO, Nilcéia Aparecida Maciel. O Ensino por meio de temas-geradores: A educação pensada de forma contextualizada, problematizada e interdisciplinar. Imagens da Educação, Região Sul, v. 3, n. 2, p. 37-44, 2013. DOI: https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v3i2.20265
DELAMUTA, Beatriz Haas; CAVALCANTE, Keoma Lima; ASSAI, Natany Dayani de Souza. Uma Proposta de Sequência Didática Utilizando a Abordagem dos Três Momentos Pedagógicos para o Ensino de Cinética Química. Diálogo e Interação. Cornélio Procópio, v. 12, n. 1, 2018. Disponível em: https://revista.faccrei.edu.br/index.php/revista-dialogo-e-interacao/search/search. Acessado em: 14 maio 2020.
DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José A. e PERNAMBUCO, Marta M. C. Desafios para o ensino de Ciências. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, p. 31-39, 2002.
DELIZOICOV, Demétrio. Concepção problematizadora do ensino de ciências na educação formal: relato e análise de uma prática educacional na Guiné Bissau. 1982. 227 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1982.
DELIZOICOV, Demétrio. Ensino de física e a concepção freireana de educação. Revista de Ensino de Física, São Paulo, v. 5, n. 2, p. 85-98, 1983.
GUIMARÃES, Mauro; VASCONCELLOS, Maria das Mercês. Relações entre educação ambiental e educação em ciências na complementaridade dos espaços formais e não formais de educação. Educar em Revista. n. 27, p. 147-162, 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/er/n27/a10n27.pdf. Acessado em: 20 abr. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40602006000100010
JUNGES, Alexandre Luis et al., Efeito Estufa e Aquecimento Global: uma abordagem conceitual a partir da Física para educação básica. Experiência em Ensino de Ciências. v. 13, n. 5, p. 126-151, 2018.
LOURENÇO, Julio César; MORI, Verônica Yurika. A importância da Pedagogia Progressista na Educação. Disponível em: http://www.profala.com/arteducesp174.htm. Acessado em: 31 mar. 2020.
MEDEIROS, Claudia Escalante; RODRIGUES, Rita de Cássia Moren Cóssio; SILVEIRA, Denise Nascimento. Ensino de Química, Superando Obstáculos Epistemológicos. Curitiba: Appris, 1. ed., 2016.
MOREIRA, Marco Antônio. Grandes desafios para o ensino da física na educação Contemporânea. Ciclo de palestras dos 50 Anos do Instituto de Física da UFRJ, Rio de Janeiro, Brasil. Disponível em: http://www.if.ufrj.br/~pef/aulas_seminarios/seminarios/2014_Moreira_DesafiosEnsinoFisica. Acessado em: 24 mar. 2020.
MUENCHEN, Cristiane; DELIZOICOV, Demétrio. Os três momentos pedagógicos e o contexto de produção do livro “Física”. Ciência & Educação. v. 20, n. 3, p. 617-638, 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/1516-73132014000300007
PRSYBYCIEM, Moisés Marques. A experimentação investigativa em um enfoque CTS no ensino das funções químicas inorgânicas de ácidos e óxidos na temática ambiental. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia). Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa. 2015.
RODRIGUES Jr, Edmundo et al. Questões interdisciplinares com enfoque CTS: uma proposta para o ensino médio. Lat. Am. J. Phys. Educ. v. 8, n. 1, 2014. Disponível em: http://www.lajpe.org/march14/05_LAJPE_860_Edmundo_Rodrigues.pdf. Acessado em: 26 abr. 2020.
SAMPIERI, Roberto Hernández; COLLADO, Carlos Fernández; LUCIO, Pilar Baptista. Metodologia de Pesquisa. São Paulo: McGraw Hill, 5. ed., 2013.
SANTOS, Wildson Luiz. Pereira; SCHNETZLER, Roseli Pacheco. Educação em química: compromisso com a cidadania. 4ª ed., IjuÍ: Editora Unijuí, 2010.
SILVA, Antonio Ozaí da. Pedagogia Libertária e Pedagogia Crítica. Revista Espaço acadêmico, n. 42, 2004. Disponível em: http://www.espacoacademico.com.br/042/42pc_critica.htm. Acessado em: 31 mar. 2020.
TRENNEPOHL, Terence. Direito Ambiental. Salvador-Bahia. Editora JusPodivm, 4. ed., 2009.
XAVIER, Jhonatan Luan de Almeida; GONÇALVES, Carolina Brandão. Relação entre a divulgação científica e a escola. Revista Amazônica de Ensino de Ciências, v. 7, n. 14, p. 182-189, 2014.
ZÔMPERO, Andreia Freitas; LABURÚ Carlos Eduardo. Atividades investigativas no ensino de ciências: aspectos históricos e diferentes abordagens. Ensino – Pesquisa em Educação em Ciências, v. 13, n. 3, p. 67-80, 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-21172011130305
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.