PRECARIEDADE, IMPROVISAÇÃO E ESPÍRITO DE CORPO: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DISCURSIVAS DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA ACERCA DA SUA PRÁXIS NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n3.p1999-2015.id860

Palavras-chave:

Representações Sociais, Transposição Didática, Ensino Remoto, Pandemia

Resumo

A pesquisa possui como principal objetivo identificar as Representações Sociais Discursivas de professores da educação básica, lotados na Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro, acerca dos possíveis dilemas na transposição didática de atividades presenciais em atividades remotas, no período pandêmico da COVID-19. Esta análise aporta-se na Teoria das Representações Sociais de Moscovici e, metodologicamente, nas técnicas do Discurso do Sujeito Coletivo e do Índice de Representatividade. O conteúdo das Representações Sociais Discursivas dos professores, sujeitos desta pesquisa aponta para o desgaste emocional em função da precarização e da improvisação na transposição das atividades presenciais em remotas. A falta de domínio dos professores na utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação e a exclusão digital dos estudantes geraram um desconforto coletivo, salvaguardando o espírito de corpo como mecanismo de proteção à identidade profissional.

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Biografia do Autor

Luciano Luz Gonzaga, UFRJ

Doutor em Educação, Gestão e Difusão em Biociências (UFRJ) Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC)

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Publicado

30.12.2020

Como Citar

LUZ GONZAGA, Luciano. PRECARIEDADE, IMPROVISAÇÃO E ESPÍRITO DE CORPO: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DISCURSIVAS DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA ACERCA DA SUA PRÁXIS NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 5, n. 3, p. 1999–2015, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n3.p1999-2015.id860. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/410. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias