CRIANDO, CONTANDO E (EN)CANTANDO: COMPOSIÇÕES DE INTERAÇÃO POÉTICA

Autores/as

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n3.p1612-1626.id856

Palabras clave:

Leitura, Poema, Ensino, Interação

Resumen

O presente artigo é resultado de uma prática docente realizada junto ao projeto intitulado “Sarau literomusical: poesia, arte e música”, que aconteceu no âmbito da componente curricular de Língua Portuguesa no segundo semestre letivo do ano de 2019, no Colégio da Polícia Militar, Palmas, estado do Tocantins. Nesse sentido, o nosso objetivo é apresentar considerações relevantes acerca do Sarau, discutir sobre a postura investigativa e crítica do aluno e propor uma reflexão sobre a ampliação das práticas pedagógicas, via projetos, fortalecidos na participação e autoria dos envolvidos. Assim, o estudo apresenta o gênero textual poema como suporte central e articulador das atividades de ensino. O percurso vivenciado proporcionou um rico processo de ensino-aprendizagem que resultou no desenvolvimento de habilidades e competências essenciais para o trabalho docente: planejamento, pesquisa e momentos de ponderações críticas. Trataremos aqui de um evento que aborda os mecanismos de leitura, escrita, criação e exposição de poemas.

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Biografía del autor/a

Ricardo Ferreira de Sousa, UFT

Mestrando em Letras (UFT) Especialista em Linguística Aplicada na Educação (UCAM)

Neila Nunes de Souza, UFT

Doutora em Educação (UnB) Professora do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Tocantins (UFT)

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Publicado

2020-12-30

Cómo citar

FERREIRA DE SOUSA, Ricardo; NUNES DE SOUZA, Neila. CRIANDO, CONTANDO E (EN)CANTANDO: COMPOSIÇÕES DE INTERAÇÃO POÉTICA. Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente), [s. l.], vol. 5, n.º 3, p. 1612–1626, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n3.p1612-1626.id856. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/415. Acesso em: 17 may. 2024.

Número

Sección

Lenguajes, códigos y sus tecnologías