DESENVOLVIMENTO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM A UTILIZAÇÃO DO GEOPLANO NO ENSINO DE FIGURAS PLANAS NA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
DOI:
10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p582-607.id671Palavras-chave:
Figuras planas, Sequência Didática, GeoplanoResumo
O objetivo desta pesquisa é compreender como o desenvolvimento de uma Sequência Didática no processo de ensino e aprendizagem de figuras planas, com o auxílio do material didático Geoplano, contribui para a construção do conhecimento matemático do educando. Para tanto, adotamos uma abordagem qualitativa e utilizamos de orientações teóricas sobre a utilização de materiais didáticos concretos e manipuláveis. Construímos e apresentamos uma Sequência Didática contendo 12 (doze) atividades investigativas voltadas para a aprendizagem de figuras planas a partir do uso do material didático Geoplano. A Sequência Didática foi desenvolvida no Colégio Estadual Professora Joana Batista Cordeiro, no município de Arraias (TO), em uma turma de 1ª série do Ensino Médio, composta por 24 alunos. Utilizamos também um questionário com 6 (seis) perguntas abertas sobre o material didático Geoplano. Os resultados da pesquisa apontam que o material didático Geoplano é um facilitador no processo de ensino e aprendizagem de Matemática de forma lúdica e prazerosa.
Downloads
Métricas
Referências
BITTAR, Marilena; FREITAS, José Luiz Magalhães de. Fundamentos e metodologia de Matemática para os ciclos iniciais do ensino fundamental. 2. ed. Campo Grande, MS: Ed. UFMS, 2005.
COSTA, Dailson Evangelista; PEREIRA, Marcos José; MAFRA, José Ricardo e Souza. Geoplano no ensino de Matemática: Alguns aspectos e perspectivas da sua utilização na sala de aula. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, [S.l.], v. 7, p. 43-52, jun. 2011. ISSN 2317-5125. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1695. Acesso em: 27 mar. 2019.
COSTA, Dailson. Evangelista. O processo de construção de Sequência Didática como (pro)motor da educação Matemática na formação de professores. 2013. 192 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2013. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas.
D'AMBROSIO, Ubiratan. Educação Matemática: da teoria à prática. 17 ed. Campinas, SP: Papirus, 2009. (Coleção perspectivas em Educação Matemática).
D'AMBROSIO, Ubiratan. Matemática, ensino e educação: uma proposta global. In: Sbem temas & debates. Matemática, Ensino e educação: concepções fundamentais. Ano IV, n. 3. Rio Claro, SP, 1991.
DIAS, Marcelo. Tendências em Educação Matemática: Percursos Curriculares Brasileiros e Paraguaios. Curitiba-PR: Editora Appris, 2016.
FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sérgio. Investigação em educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. 3. ed. rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.
FIORENTINI, Dário; MIORIM, Maria Ângela. Uma reflexão sobre o uso de materiais concretos e jogos no ensino da Matemática. Boletim da SBEM-SP, julho-agosto de 1990. p. 7.
FLEMMING, Diva Marília; LUZ, Elisa Flemming; MELLO, Ana Claúdia Collaço de. Tendências em educação Matemática.2 ed. Palhoça, SC :Unisul Virtual, 2005.
KNIJNIK, Gelsa; BASSO, Marcus Vinicius; KLÜSENER, Renita. Aprendendo e ensinando Matemática com o Geoplano. 2 ed. Ijuí, RS: Ed. Unijuí, 1996. (Biblioteca do professor. Coleção Programa do Livro na Escola).
LORENZATO, Sérgio. (org.). O laboratório de ensino de Matemática na formação de professores. Campinas, SP: Autores Associados, 2006. (Coleção Formação de Professores).
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MACHADO, Rosa Maria. Minicurso explorando o geoplano. In: II Bienal da Sociedade Brasileira de Matemática, 2004. Disponível em: http://www.bienasbm.ufba.br/M11.pdf. Acesso em: 01 de novembro de 2018.
MATOS, José Manoel; SERRAZINA, Maria de Lurdes. Didática da Matemática. Lisboa: 1996.
MENDES, Iran Abreu. Matemática e investigação em sala de aula: tecendo redes cognitivas na aprendizagem. 2 ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2009.
MENEZES, Josinalva Estácio. (org.). Conhecimento, interdisciplinaridade e atividades de ensino com jogos matemáticos: uma proposta metodológica. Recife: UFRPE, 2008. (Série Contexto Matemático)
NACARATO, Adair Mendes. Eu trabalho primeiro no concreto. Revista de Educação Matemática - Ano 9, N 9--10 (2004-2005) p.1-6.
RÊGO, Rogéria Gaudencio do; RÊGO, Rômulo Marinho do; VIEIRA, Kleber Mendes; Uma Introdução. In: RÊGO, Rogéria Gaudencio do; RÊGO, Rômulo Marinho do; VIEIRA, Kleber Mendes. Laboratório de ensino de geometria. Campinas, SP: Autores Associados, 2012. (Coleção formação de professores).
RODRIGUES, Fredy Coelho; GAZIRE, Eliane Scheid. Laboratório de Educação Matemática na Formação de Professores. Curitiba, PR: Appris, 2015.
SERRAZINA, Maria de Lurdes. Os materiais e o ensino de Matemática. Revista Educação e Matemática, Lisboa, APM, n. 13, 1990.
TIGGEMANN, Iara Suzana et. al. Geoplanos e redes de pontos: conexões e educação Matemática. Belo Horizonte. Autêntica, 2013. (Série o Professor de Matemática em Ação, v. 4)
VARIZO, Zaira da Cunha Melo; CIVARDI, Jaqueline Araújo. Olhares e Reflexões acerca de Concepções e Práticas no Laboratório de Educação Matemática. Curitiba, PR: CRV, 2011.
ZABALA, Antoni. A Prática educativa: como ensinar. Trad. Ernani F. da F. Rosa. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.