Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Arquivos
Submissões
Equipe Editorial
Indexadores
Seleção de Pareceristas
Seleção de Edição Especial
Anúncios
Sobre
Sobre a Revista
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 5 n. 2 (2020): Maio a Agosto de 2020 (Fluxo contínuo)
v. 5 n. 2 (2020): Maio a Agosto de 2020 (Fluxo contínuo)
Publicado:
31.08.2020
EDITORIAL
Dailson Evangelista Costa
Thiago Beirigo Lopes
PDF
Matemática e suas tecnologias
DESENVOLVIMENTO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM A UTILIZAÇÃO DO GEOPLANO NO ENSINO DE FIGURAS PLANAS NA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
Luciene
Alan Santos Gois
Dailson Evangelista Costa
Tadeu Oliver Gonçalves
582-607
10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p582-607.id671
PDF
CONHECIMENTO MATEMÁTICO PARA O ENSINO (MKT): UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO EM DISSERTAÇÕES E TESES BRASILEIRAS
André Lima Rodrigues
Bruno Rodrigo Teixeira
608-625
10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p608-625.id689
PDF
GEOMETRIA NA FORMAÇÃO DAS NORMALISTAS DO INSTITUTO SANTA MARTA NO MUNICÍPIO DE BARRA DO GARÇAS (1960 - 1980)
Marta Maria Gama
Laura Isabel Marques Vasconcelos de Almeida
Neuza Bertoni Pinto
626-651
10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p626-651.id691
PDF
DIÁLOGOS COM A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM COM A PEDAGOGIA FREINET
Evandro Tortora
652-672
10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p652-672.id715
PDF
SAEB E PNLD: DISSONÂNCIAS E IMPLICAÇÕES DAS AVALIAÇÕES DE LARGA ESCALA NO CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO
Pedro Franco de Sá
Maria de Lourdes Silva Santos
Andrea da Silva Marques Ribeiro
673-699
10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p673-699.id724
PDF
UMA ATIVIDADE DE CAMPO NO SANTUÁRIO DO LIMA/RN: PROPOSTA DE ATIVIDADE DE GEOMETRIA
Nayara Alves Gomes
Glaydson Francisco Barros de Oliveira
700-722
10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p700-722.id782
PDF
Linguagens, códigos e suas tecnologias
MARCADORES DISCURSIVOS EM SALA DE AULA DE INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA (ILE): UM ESTUDO REFLEXIVO SOBRE O DISCURSO DOCENTE
Alan Tocantins Fernandes
723-742
10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p723-742.id625
PDF
PDF (English)
ENSINO DE LÍNGUAS PARA FINS ESPECÍFICOS NO IFAL: ANÁLISE DE NECESSIDADES DOS USOS DAS LÍNGUAS ESPANHOLA E INGLESA
Claudemir Cândido da Silva
Diana Gleise dos Santos Ferraz
Christiane Batinga Agra
Flávia Karolina Lima-Duarte
743-763
10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p743-763.id644
PDF
PROTAGONISMO POÉTICO DA MULHER IDOSA EM DONA (2018), DE LUCIENE CARVALHO
Maria Cleunice Fantinati da Silva
Elisabeth Battista
764-781
10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p754-781.id730
PDF
POSSÍVEIS IMPACTOS EDUCACIONAIS DOS JOGOS DIGITAIS NO ESTUDO DA LÍNGUA INGLESA
Wálisson Dias Pinto
Cláudio Alves Pereira
782-800
10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p782-800.id744
PDF
RECITAL DE POESIA: TEXTO, VOZ E CORPO
Rozane Fermino
Camila Grimes
Flávio Booz
Suzana Abromovicz
801-822
10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p801-822.id747
PDF
ENSINO DAS LUTAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA FUNDAMENTADO NO ENSINO CENTRADO NO APRENDIZ
Jaqueline da Silva
Allana Alexandre Cardoso
Marcos Paulo Vaz de Campos Pereira
Gelcemar Oliveira Farias
823-842
10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p823-842.id760
PDF
DOCUMENTÁRIO FIO: TECENDO A PROFISSÃO DOCENTE
Tiago Cerqueira Pinheiro
Cássia Barbosa da Costa
Renato Sarti
843-856
10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p843-856.id767
PDF
AMARELO (2019), DE EMICIDA: POR UMA PEDAGOGIA DO ENCONTRO
Carlos Henrique de Barros Roncolato
Karla Daniel Martins de Souza Albuquerque
Adenilson de Barros de Albuquerque
857-869
10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p843-855.id802
PDF
EDUCAÇÃO FÍSICA NA PERSPECTIVA DO ENSINO MÉDIO E DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS(AS): IMPRESSÕES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES(AS)
Carlos Átila Lima dos Santos
Priscila Rose de Oliveira Alves
Luciana Venâncio
Luiz Sanches Neto
870-888
10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p870-888.id804
PDF
A ARTICULAÇÃO ENTRE O LIVRO DE HANS ROBERT JAUSS “A HISTÓRIA DA LITERATURA COM PROVOCAÇÃO À TEORIA LITERÁRIA”, O CONTO DE LYGIA BOJUNGA “TCHAU” E AS NOVAS CONSTRUÇÕES FAMILIARES
Nádia Louise Dias de Sousa Freitas
Degmar Francisco dos Anjos
889-900
10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p889-900.id832
PDF
Ciências da natureza e suas tecnologias
DISCURSOS SOBRE AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA PRÁTICA DOCENTE DE BIOLOGIA: INCLUSÃO E ENFRENTAMENTO
Luana de Moraes Margatto
Leandro Siqueira Palcha
901-921
10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p901-921.id753
PDF
A CONTRIBUIÇÃO DO TEXTO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
Wagner Moisés Costa
Andre Perticarrari
922-943
10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p922-943.id681
PDF
MÚSICA E SEU POTENCIAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS E SAÚDE
Tainá de Oliveira Flor
Felipe do Espirito Santo Silva-Pires
Valéria da Silva Trajano
944-964
10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p944-964.id690
PDF
PERCEPÇÕES DE FORMADORES DE PROFESSORES E SUAS RELAÇÕES COM O SABER NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS
Ronan Santana dos Santos
Marinez Meneghello Passos
Sergio de Mello Arruda
965-981
10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p965-981.id679
PDF
LICENCIATURA EM QUÍMICA NA MODALIDADE EAD DO IFMT: PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES FORMADORES
Marcelo Franco Leão
Eniz Conceição Oliveira
José Claudio Del Pino
982-998
10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p982-998.id676
PDF
PDF (English)
MOTIVAÇÃO PARA PERMANÊNCIA E ÊXITO DOS LICENCIANDOS EM QUÍMICA NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO
Ricardo Castro de Oliveira
Jackson Gois
999-1018
10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p999-1018.id669
PDF
UTILIZAÇÃO DE ANALOGIAS EM SEIS LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA APROVADOS NO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO 2018: UMA ANÁLISE SOBRE ESTRUTURA ATÔMICA
Leandro de Oliveira Amaral
Sérgio Macêdo Soares
Mayara Soares de Melo
1019-1039
10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1019-1039.id687
PDF
ESTRATÉGIAS DOCENTES NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS EM ESTUDANTES DE UM CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA
Mirele Sanches Fernandes
Tania Denise Miskinis Salgado
1040-1056
10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1040-1056.id695
PDF
IMPRESSÕES DE ESTUDANTES SOBRE O TRABALHO COM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E TEMÁTICAS EM AULAS DE QUÍMICA
Édila Rosane Alves da Silva
Mara Elisangela Jappe Goi
1057-1075
10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1057-1075.id718
PDF
TRILHA DO CERRADO: JOGO PARA ENSINO DO BIOMA CERRADO
Alexandre Ferreira Nunes
João Paulo Cunha de Menezes
1076-1092
10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1076-1092.id725
PDF
TABULEIRO DE GENES: UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA
Thays Cristina Ribeiro Alves
Marcones Ferreira Costa
Camila Campêlo de Sousa
1093-1110
10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1093-1110.id738
PDF
ABORDAGEM CTS NA FORMAÇÃO DO TÉCNICO EM QUÍMICA: ANÁLISE EM PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS DE DUAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS MATO-GROSSENSES
Leila Cristina Aoyama Barbosa Souza
Edimarcio Francisco da Rocha
Adriane Barth
Vinicius Batista da Silva
Márcio do Nascimento Gomes
1111-1123
10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1111-1123.id742
PDF
A IMPORTÂNCIA DE AULAS TEÓRICA E DE CAMPO PARA ABORDAR QUESTÕES AMBIENTAIS DO BIOMA CERRADO: UM ESTUDO DE CASO
Paulo Henrique Mariano de Deus
Francisco Roque
1124-1138
10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1124-1138.id745
PDF
BOTÂNICA NO CERRADO: A AULA DE CAMPO E AS COLEÇÕES BOTÂNICAS DIDÁTICAS ASSOCIADAS AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO ESTRATÉGIAS DE ENSINO
Robson Aparecido dos Santos
Rogério Benedito da Silva Añez
1139-1154
10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1139-1154.id746
PDF
EXPERIMENTAÇÃO NAS AULAS DE QUÍMICA DE UM CURSO PRÉ-VESTIBULAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
José Víctor Acioli da Rosa
Gahelyka Aghta Pantano Souza
Francisca Georgiana Martins do Nascimento
André Ricardo Ghidini
1155-1170
10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1155-1170.id752
PDF
O PAPEL DO ERRO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: CONTRIBUTOS DA NEUROCIÊNCIA
José Ademir Damasceno Júnior
1171-1190
10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1171-1190.id759
PDF
CORONAVÍRUS EM MEMES: POTENCIALIDADES PEDAGÓGICAS DE LER EM CIÊNCIAS
Paula Roberta Galvão Simplício
Lyvia Barreto Santos
Adriana Cavalcanti dos Santos
Wilton Petrus dos Santos
1191-1210
10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1191-1210.id766
PDF
COMPREENSÕES DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS ACERCA DE CURRÍCULO ESCOLAR: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Kelly Karine Kreuz
Fabiane de Andrade Leite
1211-1233
10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1211-1233.id783
PDF
FORMAÇÃO DOCENTE: O PERFIL DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Andrea Ribeiro
Luciana Sedano
1234-1255
10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1234-1255.id796
PDF
ANÁLISE DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA SOBRE ESTEQUIOMETRIA ABORDANDO A QUÍMICA DOS SABÕES E DETERGENTES
Aline Aparecida Teixeira da Silva
Vinícius Catão
Aparecida de Fátima Andrade da Silva
1256-1277
10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1256-1277.id736
PDF
Ciências humanas e suas tecnologias
EDUCAÇÃO E TRABALHO: AS TRAMAS QUE ENVOLVEM A TRAJETÓRIA DAS MULHERES NO INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO (2008 A 2018)
Silvia Maria dos Santos Stering
Nilce Vieira Campos Ferreira
1278-1297
10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1278-1297.id707
PDF
“O POÇO”: A SOCIEDADE VERTICAL COMPARTIMENTALIZADA E A ESCOLA
Ana Lara Casagrande
1298-1313
10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1298-1313.id710
PDF
CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE IDENTIDADES JUVENIS NO CONTEXTO DAS REDES SOCIAIS VIRTUAIS
Douglas Pereira da Costa
1314-1328
10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1314-1328.id716
PDF
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Ana Lúcia de Figueiredo
Ana Sara Castaman
Josimar de Aparecido Vieira
1329-1341
10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1329-1341.id717
PDF
REFLEXÕES SOBRE O JOGO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Marcos Paulo Vaz de Campos Pereira
Gelcemar Oliveira Farias
1342-1354
10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1342-1354.id741
PDF
FORMAÇÃO CONTINUADA E INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS: ENSINO E APRENDIZAGEM NA ESCOLA ESTADUAL IVONE BORKOWSKI DE LIMA
Geovana Salustiano Couto
Valdiceia Moreira Ribeiro
Laudemir Luiz Zart
Heloisa Salles Gentil
1355-1373
10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1355-1373.id749
PDF
REFLEXÕES DOCENTES SOBRE PRÁTICAS DE ENSINO DA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE MATO GROSSO
Renata Maria da Silva
Aumeri Carlos Bampi
Judite de Azevedo do Carmo
1374-1394
10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1374-1394.id777
PDF
HISTÓRIAS DE VIDAS DE PROFESSORES/AS E O FAZER DOCENTE NA SOCIOEDUCAÇÃO
Willian Lazaretti da Conceição
1395-1409
10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1395-1409.id790
PDF
O USO DO TUX PAINT COMO FERRAMENTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Maria do Perpétuo Socorro Torres da Silva
Francialan Souza dos Santos
Iracema Ramos Martins
Hudinilson Kendy de Lima Yamaguchi
1410-1427
10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1410-1427.id793
PDF
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM PANORAMA SOBRE O DESENVOLVIMENTO E EFETIVAÇÃO DO ENSINO INCLUSIVO NO INTERIOR DO AMAZONAS
Lucas Martins de Almeida
Maria Aparecida Silva Furtado
Klenicy Kazumy de Lima Yamaguchi
1428-1448
10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1428-1448.id803
PDF
PESQUISA ETNOGRÁFICA COM BASE NA INTERAÇÃO DIALÓGICA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS
Jean-Claude Rodrigues da Fonseca
1449-1458
10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1449-1458.id806
PDF
A INTERNET E O SEU ACESSO PELOS ESTUDANTES EM PERÍODO ESCOLAR: À PROCURA DE UMA EPISTEMOLOGIA COMPORTAMENTAL E PSICOLÓGICA EM AMBIENTE ESCOLAR
Marco Aurélio Nicolato Peixoto
Lucas Ribeiro Lima
Cirlande Cabral da Silva
1459-1476
10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1459-1476.id697
PDF
BULLYING E COTIDIANO ESCOLAR: SENSIBILIZAÇÃO POR INTERMÉDIO DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Vanessa Costa Gonçalves Silva
Raquel Martins Fernandes
1477-1498
10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1477-1498.id805
PDF
SABERES E SENTIDOS DOCENTES EM EXPRESSÕES ARTÍSTICAS: REFLEXÕES COLETIVAS EM UM CONTEXTO ESCOLAR INTERDISCIPLINAR
Carollina Martins de Paiva Ribeiro
Jacqueline Magalhães Alves
1499-1511
10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1499-1511.id780
PDF
UMA HISTÓRIA DA COMUNIDADE AURORA NARRADA POR SEUS SUJEITOS LOCAIS: TRADIÇÃO, CULTURA E EDUCAÇÃO DO CAMPO
Marilza Rodrigues da Silva
Vaniclésia Soares Alves
Wederlando Geronimo de Souza
Fernando Luís Pereira Fernandes
1512-1528
10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1512-1528.id781
PDF
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Idioma
Português (Brasil)
English
Español (España)
Palavras-chave
GoogleMetrics
Artigos mais lidos
revistas
Revistas Parceiras na/da Amazônia