EDUCAÇÃO FÍSICA NA PERSPECTIVA DO ENSINO MÉDIO E DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS(AS): IMPRESSÕES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES(AS)

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p870-888.id804

Palavras-chave:

Educação Física, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos(as)

Resumo

Neste artigo, apresentamos impressões sobre a inserção da Educação Física no Ensino Médio e na Educação de Jovens e Adultos(as) (EJA), a partir das narrativas dos(as) alunos(as) que frequentam a Educação Básica. O objetivo é identificar a importância e o sentido atribuído à Educação Física pelos(as) estudantes do Ensino Médio e da EJA. Analisamos qualitativamente as falas dos(as) estudantes utilizando da pesquisa interpretativa com entrevistas semiestruturadas. Como resultado, foi possível identificar simbolismos marcantes nas falas dos(as) estudantes, como o conteúdo esportivo ser predominante nas aulas, vivências no formato simplista de “rolar a bola” e a ausência do componente curricular na EJA. Como contraponto às impressões, consideramos a importância da formação inicial no processo de legitimidade e o posicionamento do(a) professor(a) perante a comunidade escolar para estabelecer o espaço da Educação Física no currículo escolar e como prática significativa ao(à) aluno(a).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Carlos Átila Lima dos Santos, UFC

Instituto de Educação Física e Esportes da Universidade Federal do Ceará (UFC)

Priscila Rose de Oliveira Alves, UFC

Instituto de Educação Física e Esportes da Universidade Federal do Ceará (UFC)

Luciana Venâncio, UFC

Instituto de Educação Física e Esportes da Universidade Federal do Ceará (UFC) Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Luiz Sanches Neto, UFC

Instituto de Educação Física e Esportes da Universidade Federal do Ceará (UFC) Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Referências

BASTOS, R. S.; SANTOS JÚNIOR, O. G.; FERREIRA, M. P. A. Reforma do ensino médio e a educação física: um abismo para o futuro. Motrivivência, Florianópolis, v. 29, n. 52, pp. 38-52, set. 2017.

BÍLIO, M. G. P.; OLIVEIRA, N. M; CAMPOS, M. G.; GOMES, E. C. Educação de jovens e adultos na perspectiva de duas escolas em Cuiabá. Revista Prática Docente, Confresa-MT, v. 4, n. 2, pp. 834-851, jul./dez. 2019.

BRASIL. Base nacional comum curricular [versão homologada]. Brasília: MEC/Consed/Undime, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br>. Acesso em: 30 mar. 2020.

BRASIL. Diretrizes curriculares nacionais para a EJA. Brasília: CNE/CEB, resolução nº 1 de 2000.

BRASIL. Diretrizes operacionais para a educação de jovens e adultos. Brasília: CNE/CEB, resolução nº 3 de 2010.

BRASIL. Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Diário Oficial da União, 20 de dezembro de 1996.

BRASIL. Livro do professor – ensino fundamental e médio: linguagens, códigos e suas tecnologias – língua portuguesa, língua estrangeira, educação artística e educação física. Brasília: MEC: INEP, 2002.

BRASIL. Ministério da Educação. Orientações curriculares para o ensino médio: linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: Secretaria de Educação Básica/MEC, v.1, 2006.

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais – ensino médio. Brasília: Secretaria de Educação Média e Tecnológica/MEC, 1999.

CARVALHO, R. M. A.; CAMARGO, M. C. S. Formação de professores em educação física e a educação de jovens e adultos. Movimento, Porto Alegre, v. 25, pp. 1-13, 2019.

DARIDO, S. C. Educação física na escola: realidade, aspectos legais e possibilidades. In: Universidade Estadual Paulista (Unesp); Universidade Virtual do Estado de São Paulo Univesp) (Orgs.). Caderno de formação – formação de professores: didática dos conteúdos. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012a, v. 6, pp. 21-33.

DARIDO, S. C. A avaliação da educação física na escola. In: Universidade Estadual Paulista (Unesp); Universidade Virtual do Estado de São Paulo Univesp) (Orgs.). Caderno de formação – formação de professores: didática dos conteúdos. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012b, v. 6, pp. 127-141.

LIBÂNEO, J. C.; OLIVEIRA, J. F.; TOSCHI, M. S. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 10ª ed. São Paulo: Cortez, 2011.

MACHADO, T. S.; BRACHT, V.; FARIA, B. A.; MORAES, C.; ALMEIDA, U.; ALMEIDA, F. Q. As práticas de desinvestimento pedagógico na educação física escolar. Movimento, Porto Alegre, v.16, n. 2, pp. 129- 147, abr./jun. 2010.

NUNES, M. L.; RÚBIO, K. O(s) currículo(s) da educação física e a constituição da identidade de seus sujeitos. Currículo sem Fronteiras, Rio de Janeiro, v. 8, n. 2, pp. 55-77, jul./dez. 2008.

OLIVEIRA, C. M.; ALMEIDA JUNIOR, A. S.; GARIGLIO, J. A. Educação física escolar, juventudes e processos de escolarização no contexto das “novas” políticas educacionais: perguntas para e com os sujeitos do ensino médio. In: NOGUEIRA, V. A.; MALDONADO, D. T.; FARIAS, U. S. (Orgs.). Educação Física escolar no ensino médio: a prática pedagógica em evidência. Curitiba: CRV, 2018, pp. 17-38.

OLIVEIRA, R. C.; DAOLIO, J. Educação física, prática pedagógica e não-diretividade: a produção de uma “periferia da quadra”. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 30, n. 2, pp. 71-94, abr./jun. 2014.

REIS, J. A. P.; MOLINA NETO, V. “Pensei que tava na aula de ciências” ou os significados da educação física na educação de jovens e adultos. Pensar a Prática, Goiânia, v. 17, n. 3, pp. 636-650, jul./set. 2014.

SANCHES NETO, L.; BETTI, M. Convergência e integração: uma proposta para a educação física de 5ª à 8ª série do ensino fundamental. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 22, n. 1, pp. 5-23, jan./mar. 2008.

SANCHES NETO, L.; CONCEIÇÃO, W. L.; OKIMURA-KERR, T.; VENÂNCIO, L.; VOGEL, A. J. Z.; FRANÇA, A. L.; CORSINO, L.N.; RODRIGUES, J. C.; FREITAS, T. P. Demandas ambientais na educação física escolar: perspectivas de adaptação e de transformação. Movimento, Porto Alegre, v. 19, n. 4, pp. 309-330, out./dez. 2013.

SANCHES NETO, L.; OYAMA, E. R. Da escravidão negra à “escravidão econômica” contemporânea: implicações para a educação física no Brasil. Discorpo, São Paulo, n. 9, pp. 45-71, jul./dez. 1999. Disponível em: <http://cev.org.br/biblioteca/da-escravidao-negra-escravidao-economica-contemporanea-implicacoes-para-educacao-fisica-brasil/>. Acesso em: 29 jun. 2020.

SANTOS, A. C.; SANCHES NETO, L.; VENÂNCIO, L.; SILVA, E. V. M. Tematização das questões de educação física no exame nacional do ensino médio: ênfase no corpo, na dança, no esporte e no jogo. Revista Brasileira de Educação Física Escolar, Curitiba, v. 4, n.1, pp. 7-20, mar. 2018.

SILVA, M. E. H. A formação permanente relacional na educação física escolar. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2011.

SILVA, E. V. M.; VENÂNCIO, L. Aspectos legais da Educação Física e integração à proposta pedagógica da escola. In: DARIDO, S. C.; RANGEL, I. C. A. (Orgs.). Educação física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005, pp. 50-63.

SOUZA, L. C. A. B. Políticas educacionais e o papel da escola: entre o real e o ideal. Revista Prática Docente, Confresa-MT, v. 2, n. 1, p. 112-120, jan./jun. 2017.

STERING, S. M. S.; ADAM, J. M. A reforma do ensino médio por meio da lei nº 13.415/2017 e seus impactos no ensino médio integrado dos institutos federais. Revista Prática Docente, Confresa-MT, v.4, n.2, pp. 869-886, jul./dez. 2019.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC). Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES). Projeto pedagógico do curso de licenciatura em educação física. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2013.

VENÂNCIO, L. A relação com o saber e o tempo pedagogicamente necessário: narrativas de experiência com a educação física escolar. Revista de Estudos da Cultura, São Cristóvão-SE, v. 5, n. 14, pp. 89-102, maio/ago. 2019.

VENÂNCIO, L.; DARIDO, S. C. A educação física escolar e o projeto político pedagógico: um processo de construção coletiva a partir da pesquisa-ação. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 26, n. 1, pp. 97-109, jan./mar. 2012.

VENÂNCIO, L.; SANCHES NETO, L. Instrumentos e critérios no processo de avaliação em educação física escolar: “errar é humano”, mas é fonte de aprendizagem. Instrumento, Juiz de Fora-MG, v. 21, n. 1, pp. 58-73, jan./jun. 2019.

Downloads

Publicado

31.08.2020

Como Citar

LIMA DOS SANTOS, Carlos Átila; OLIVEIRA ALVES, Priscila Rose de; VENÂNCIO, Luciana; SANCHES NETO, Luiz. EDUCAÇÃO FÍSICA NA PERSPECTIVA DO ENSINO MÉDIO E DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS(AS): IMPRESSÕES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES(AS). Revista Prática Docente, [s. l.], v. 5, n. 2, p. 870–888, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p870-888.id804. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/437. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Linguagens, códigos e suas tecnologias