O ENSINO DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA E AS RELAÇÕES ENTRE AS TEORIAS MATEMÁTICAS E AS APLICAÇÕES PRÁTICAS NO COTIDIANO DOS ESTUDANTES: UM OLHAR DE UM GRUPO DE PROFESSORAS

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p8-27.id563

Palavras-chave:

Educação Matemática, Ensino-aprendizagem, Relação Teoria-Prática, Currículo de Matemática da Educação Básica

Resumo

Neste artigo são abordados os resultados parciais da pesquisa desenvolvida na Pós-Graduação lato sensu em Ensino de Ciências e Matemática. A questão-problema que tangenciou o processo de pesquisa foi: Os professores que ensinam matemática, participantes da pesquisa, abordam as relações entre as teorias matemáticas e as aplicações práticas existentes no cotidiano dos estudantes e consideram que adquiriram essa competência e habilidade durante a licenciatura que cursaram? Assim, objetivou-se analisar se os professores de Matemática abordam, em suas ações pedagógicas, as relações entre as teorias matemáticas e as aplicações práticas existentes no cotidiano e se consideram que adquiriram essa competência e habilidade durante a licenciatura que cursaram. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, com dados coletados através de um questionário aplicado a um grupo de cinco professoras que ensinavam Matemática na Educação Básica, as quais eram graduadas na licenciatura em Matemática da UNEMAT/ Cáceres e cursavam a referida Pós-Graduação lato sensu em que a pesquisa foi realizada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Loriége Pessoa Bitencourt, UFRGS

Doutora em Educação (UFRGS) Professora Efetiva Adjunta da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Amanda Escobar da Silva, UNEMAT

Especialista em Ensino de Ciências e Matemática (UNEMAT)

Referências

BITENCOURT, Loriége Pessoa. Aprendizagem da Docência do Professor Formador de Educadores Matemáticos. Curitiba: CRV, 2017.

BRASIL, Ministério da Educação e Cultura - MEC, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC / SEF, 1997.

BRASIL, Ministério da Educação e Cultura - MEC, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC / SEF, 1998.

BRASIL, Ministério da Educação e Cultura - MEC, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino Médio. Brasília: MEC / SEF, 2000.

BRASIL, Parecer CNE/CP 9/2001 - Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena Homologado pelo despacho do Ministro em 17/1/2002, publicado no Diário Oficial da União de 18/1/2002, Seção 1, p. 31. 2001.

BRASIL, Resolução Nº 2, de 9º de junho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial e continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica. 2015. Disponível em : http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=17625-parecer-cne-cp-2-2015-aprovado-9-junho-2015&category_slug=junho-2015pdf&Itemid=30192. Acesso em: Janeiro de 2016.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. 3ª versão. Brasília: Ministério da Educação. 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNC C_20dez_site.pdf. Acesso em: 01 de Outubro de 2019.

BRASIL. Resolução CNE/CP N º 2, de 20 de dezembro de 2019. Brasília. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2019-pdf/135951-rcp002-19/file. Acesso em: 03 de Fevereiro de 2020.

CUNHA, Maria Isabel. O bom professor e sua prática. Campinas, SP: Papirus, 1989. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).

D’AMBRÓSIO, Beatriz. Formação de professores de Matemática para o século XXI: o grande desafio. Pro-Posições. v. 4 n. 1 [10] março de 1993.

D´AMBROSIO, Ubiratan. Educação para uma Sociedade em Transição. 2ª edição. Natal - RN: Editora da 143 Maria José Costa dos Santos Horizontes, v. 36, n. 1, p. 132-143, jan./abr. 2018 UFRN, 2011.

D´AMBROSIO, Ubiratan. Educação Matemática: da teoria à prática. 23ª ed. Campinas, SP: Papirus, 2012. (Coleção Perspectivas em Educação Matemática).

D´AMBROSIO, Ubiratan. Da realidade à ação: reflexões sobre educação e matemática. São Paulo: Summus; Campinas. Ed. da Universidade Estadual de Campinas, 1986.

FIORENTINI, Dario.; LORENZATO, Sergio. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. 3ª ed. rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2012. (Coleção formação de professores).

FIORENTINI, Dario.; NACARATO. Adair Mendes. (Org.). Cultura, formação e desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática. São Paulo: Musa Editora. Campinas, SP: GEPFPM-PRAPEM-FE/UNICAMP, 2005.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GOMES, Jacqueline Oliveira de Melo; REGO, Rômulo Marinho do. A Formação do Professor de Matemática: Um Estudo sobre a Implantação de Novas Metodologias nos Cursos de Licenciaturas de Matemática da Paraíba. Disponível em: https://www.sbem.com.br/files/ix_enem/.../CC02629181456T.rtf. Acessado em: 21/05/2016.

GARCIA, Carlos Marcelo. Formação de Professores: Para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999.

MARTINS, Maria Anita Viviani. O teórico e o prático na formação de professores. In: CAPELLETI, Isabel F.; LIMA, Luiz A. N. (Orgs.). Formação de Educadores-pesquisas e estudos qualitativos. São Paulo: Olho d’água, 1999.

MIZUKAMI, Maria da Graça. N. et al. Escola e aprendizagem da docência: processos de investigação e formação. São Carlos: EDFSCAR, 2002.

SANTOS, Maria José Costa dos. O currículo de matemática dos anos iniciais do ensino fundamental na base nacional comum curricular (BNCC): os subalternos falam? In. Horizontes, v. 36, n. 1, p. 132-143, jan./abr. 2018. DOI: https://doi.org/10.24933/horizontes.v36i1.571

SANTOS, Maria José Costa dos; MATOS, Fernanda Cíntia Costa. A insubordinação criativa na formação contínua do pedagogo para o ensino da matemática: os subalternos falam? REnCiMa, v. 8, n. 4, p. 11-30, 2017. Disponível em: http://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/issue/view/59. Acesso: dia 21 de março de 2018. DOI: https://doi.org/10.26843/rencima.v8i4.1491

Downloads

Publicado

30.04.2020

Como Citar

PESSOA BITENCOURT, Loriége; ESCOBAR DA SILVA, Amanda. O ENSINO DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA E AS RELAÇÕES ENTRE AS TEORIAS MATEMÁTICAS E AS APLICAÇÕES PRÁTICAS NO COTIDIANO DOS ESTUDANTES: UM OLHAR DE UM GRUPO DE PROFESSORAS. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 5, n. 1, p. 8–27, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p8-27.id563. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/476. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Matemática e suas tecnologias