O ENSINO DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA E AS RELAÇÕES ENTRE AS TEORIAS MATEMÁTICAS E AS APLICAÇÕES PRÁTICAS NO COTIDIANO DOS ESTUDANTES: UM OLHAR DE UM GRUPO DE PROFESSORAS

Autores/as

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p8-27.id563

Palabras clave:

Educação Matemática, Ensino-aprendizagem, Relação Teoria-Prática, Currículo de Matemática da Educação Básica

Resumen

Neste artigo são abordados os resultados parciais da pesquisa desenvolvida na Pós-Graduação lato sensu em Ensino de Ciências e Matemática. A questão-problema que tangenciou o processo de pesquisa foi: Os professores que ensinam matemática, participantes da pesquisa, abordam as relações entre as teorias matemáticas e as aplicações práticas existentes no cotidiano dos estudantes e consideram que adquiriram essa competência e habilidade durante a licenciatura que cursaram? Assim, objetivou-se analisar se os professores de Matemática abordam, em suas ações pedagógicas, as relações entre as teorias matemáticas e as aplicações práticas existentes no cotidiano e se consideram que adquiriram essa competência e habilidade durante a licenciatura que cursaram. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, com dados coletados através de um questionário aplicado a um grupo de cinco professoras que ensinavam Matemática na Educação Básica, as quais eram graduadas na licenciatura em Matemática da UNEMAT/ Cáceres e cursavam a referida Pós-Graduação lato sensu em que a pesquisa foi realizada.

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Biografía del autor/a

Loriége Pessoa Bitencourt, UFRGS

Doutora em Educação (UFRGS) Professora Efetiva Adjunta da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Amanda Escobar da Silva, UNEMAT

Especialista em Ensino de Ciências e Matemática (UNEMAT)

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Publicado

2020-04-30

Cómo citar

PESSOA BITENCOURT, Loriége; ESCOBAR DA SILVA, Amanda. O ENSINO DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA E AS RELAÇÕES ENTRE AS TEORIAS MATEMÁTICAS E AS APLICAÇÕES PRÁTICAS NO COTIDIANO DOS ESTUDANTES: UM OLHAR DE UM GRUPO DE PROFESSORAS. Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente), [s. l.], vol. 5, n.º 1, p. 8–27, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p8-27.id563. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/476. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Las matemáticas y sus tecnologías.