CONTRIBUIÇÃO DO JOGO DIDÁTICO “CONHECENDO OS INVERTEBRADOS” PARA O ENSINO DE BIOLOGIA

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p325-343.id621

Palavras-chave:

Jogos didáticos, Ensino de zoologia, Zoologia de invertebrados

Resumo

No ensino de Biologia, o uso do método tradicional aliado a presença de conteúdos de difícil assimilação, tem sido um dos principais fatores que promovem a desmotivação dos estudantes. No entanto, o uso de jogos didáticos na escola pode contribuir para um aprendizado mais dinâmico e motivado. Este trabalho teve como objetivo avaliar a contribuição do jogo “Conhecendo os Invertebrados”, como instrumento didático e motivacional para o ensino sobre a referida temática. Um protótipo do jogo foi aplicado à professores de Biologia e alunos da terceira série do ensino médio. Logo após, ambos foram entrevistados com a finalidade de avaliar a presença de determinados elementos pedagógicos no jogo, bem como sua aceitabilidade e contribuição na aprendizagem sobre a temática, respectivamente. Modificações foram realizadas no jogo, conforme indicação dos professores entrevistados e este recurso didático demonstrou ser adequado e indicado para o Ensino Médio, caracterizando-se como uma ferramenta didática e divertida para o ensino sobre Zoologia na escola.

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Biografia do Autor

Adriano Marcos Romano, UNEMAT

Mestre em Ensino de Biologia (ProfBio/UNEMAT) Professor no Centro Universitário São Lucas (UNISL)

Hilton Marcelo de Lima Souza, UNEMAT

Doutor em Biotecnologia (UEA) Professor Adjunto da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Josué Ribeiro da Silva Nunes, UNEMAT

Doutor em Ecologia e Recursos Naturais (UFSCar) Professor Adjunto da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

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Publicado

30.04.2020

Como Citar

MARCOS ROMANO, Adriano; LIMA SOUZA, Hilton Marcelo de; SILVA NUNES, Josué Ribeiro da. CONTRIBUIÇÃO DO JOGO DIDÁTICO “CONHECENDO OS INVERTEBRADOS” PARA O ENSINO DE BIOLOGIA. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 5, n. 1, p. 325–343, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p325-343.id621. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/492. Acesso em: 9 maio. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias