CONTRIBUIÇÃO DO JOGO DIDÁTICO “CONHECENDO OS INVERTEBRADOS” PARA O ENSINO DE BIOLOGIA
DOI:
10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p325-343.id621Palavras-chave:
Jogos didáticos, Ensino de zoologia, Zoologia de invertebradosResumo
No ensino de Biologia, o uso do método tradicional aliado a presença de conteúdos de difícil assimilação, tem sido um dos principais fatores que promovem a desmotivação dos estudantes. No entanto, o uso de jogos didáticos na escola pode contribuir para um aprendizado mais dinâmico e motivado. Este trabalho teve como objetivo avaliar a contribuição do jogo “Conhecendo os Invertebrados”, como instrumento didático e motivacional para o ensino sobre a referida temática. Um protótipo do jogo foi aplicado à professores de Biologia e alunos da terceira série do ensino médio. Logo após, ambos foram entrevistados com a finalidade de avaliar a presença de determinados elementos pedagógicos no jogo, bem como sua aceitabilidade e contribuição na aprendizagem sobre a temática, respectivamente. Modificações foram realizadas no jogo, conforme indicação dos professores entrevistados e este recurso didático demonstrou ser adequado e indicado para o Ensino Médio, caracterizando-se como uma ferramenta didática e divertida para o ensino sobre Zoologia na escola.
Downloads
Métricas
Referências
AMABIS, José Mariano; MARTHO, Gilberto Rodrigues. Biologia moderna, 1. ed. São Paulo: Moderna, 2016.
ANTUNES, Celso. O jogo e a educação infantil: Falar e dizer, olhar e ver, escutar e ouvir. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2003.
BARDIN, Lawrence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70. 2001.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília, DF: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Ciências Naturais. Brasília: MEC/SEF, 2006.
BRITO, Lya Cristina da Costa et al. Avaliação de um minicurso sobre o uso de jogos no ensino. Revista Brasileira de Pós-graduação (supl 2), Brasília, v. 8, n.2, p. 589-615, 2012. Disponível em: http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/257/246. Acesso em 15 out. 2018. DOI: https://doi.org/10.21713/2358-2332.2012.v8.257
BRUSCA, Richard; BRUSCA, Gary. J. Invertebrados. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan, 2007.
CAMPOS, Luciana Maria Lunardi; BORTOLOTO, Tânia Mara; FELICIO, Ana Karina. A produção de jogos didáticos para o ensino de ciências e biologia: uma proposta para favorecer a aprendizagem. Cadernos dos Núcleos de Ensino, São Paulo, p. 35-48, 2003. Disponível em: http://www.unesp.br/prograd/PDFNE2002/aproducaodejogos.pdf. Acesso em: 16 maio 2018.
CANDIDO, Camila; FERREIRA, Jaqueline de Freitas. Desenvolvimento de material didático na forma de um jogo para trabalhar com zoologia dos invertebrados em sala de aula. Cadernos da Pedagogia. São Carlos, v. 6 n. 11, p. 22-33, 2012. Disponível em: http://www.cadernosdapedagogia.ufscar.br/index.php/cp/article/viewFile/431/186. Acesso em: 02 abr. 2018.
CARMO, Solange do; SCHIMIN, Elaine Strack. O ensino da biologia através da experimentação. 2008. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1085-4.pdf. Acesso em: 21 set. 2018, 21:35:00
CARNEIRO, Ana Paula Netto. A Evolução Biológica aos olhos de professores não licenciados. 2004. 137 f. Florianópolis: Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica) - Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/87246/210787.pdf?sequence=1. Acesso em: 20 dez. 2018.
COLL, César et al. Psicologia da aprendizagem no Ensino Médio. Rio de Janeiro: Artmed, 2003.
FIALHO, Neusa Nogueira. Os jogos pedagógicos como ferramentas de ensino. In: Congresso Nacional de Educação (EDUCERE), 8, 2008, Curitiba. Anais [...]. Curitiba: PUCPR, 2008, p. 12298-12306. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2008/293_114.pdf. Acesso em: 20 dez. 2018.
GRANDO, Regina Celia. O jogo [e] suas possibilidades metodológicas no processo ensino-aprendizagem da matemática. 1995. 175f. Campinas: Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, 1995. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/253786. Acesso em: 19 jul. 2018.
KELLER, John M. Motivational Design for Learning and Performance: The ARCS Model Approach. Springer, 2009. DOI: https://doi.org/10.1007/978-1-4419-1250-3
KRASILCHIK, Myrian. Prática de Ensino de Biologia. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2005.
LIMA, Eliane Cristina Campos. Concepção, construção e aplicação de atividades lúdicas por licenciandos da área de ensino de ciências. 2015. 156 f. São Paulo: Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e Matemática) Universidade Federal do ABC, São Paulo, 2015. Disponível em: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=95908. Acesso em 06 fev. 2018.
MACEDO, Lino de; PETTY, Ana Lúcia Sícolli; PASSOS, Norimar Christe. Os jogos e o lúdico na aprendizagem escolar. Porto Alegre: Artmed. 2003.
MALACARNE, Vilmar; STRIEDER, Dulce Maria. O desvelar da ciência nos anos iniciais do ensino fundamental: um olhar pelo viés da experimentação. Vivências: Revista Eletrônica de Extensão da URI, v. 5, n. 7, p. 75-85, 2009. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/2011/ciencias/02desvelar_ciencia_anos_iniciais.pdf, Acesso em: 20 jun. 2018.
MENDES, Mariana Bonfim Pinto; BRANDÃO, Rafael Antonio; SANTOS, Andréia de Queiroz. Palavras integradoras: uma abordagem didática para o ensino de Botânica na escola. Revista Intercâmbio dos Congressos Internacionais de Humanidades, Brasília, out. 2011. Trabalho apresentado no XIV Congresso Internacional de Humanidades, 2011, [Brasília, DF]. Disponível em: https://2014.revistaintercambio.net.br/24h/pessoa/temp/anexo/1003/1315/2126.pdf. Acesso em: 12 de out. de 2018.
MIRANDA, Simão. No Fascínio do jogo, a alegria de aprender. Ciência Hoje, São Paulo, v. 28 n. 168, p. 64-66, 2001.
ROSA, Cleici Werner da; ROSA, Alvaro Becker da. O ensino de ciências (Física) no Brasil: da história às novas orientações educacionais. Revista Ibero-americana de Educação, Madri, v. 58, n. 2, p. 1-24, 2012. Disponível em: https://rieoei.org/historico/deloslectores/4689Werner.pdf. Acesso em 25 set. 2018. DOI: https://doi.org/10.35362/rie5821446
SILVA, Leandra de Amorim da; MASSAROLLI, Angélica; BUTINARI, Alessandra Regina. Animal combate: um novo instrumento pedagógico para o ensino de ciências e biologia. Revista Educação em Perspectiva, Viçosa, v. 8, n. 3, p. 496-517, 2017. Disponível em:https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6980/2832. Acesso em: 10 mar. 2018. DOI: https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v8i3.897
SEIFFERT-SANTOS, Saulo Cézar; FACHÍN-TÉRAN, Augusto. Possibilidade do uso de analogia e metáfora no processo de ensino-aprendizagem no Ensino de Zoologia no 7º ano do Ensino Fundamental. In: Congresso Norte Nordeste de Ensino de Ciências e Matemática, 8. Anais [...], Boa Vista: UERR, 2009. Boa Vista. 1[CD-ROM].
SEIFFERT-SANTOS, Saulo Cézar; FACHÍN-TÉRAN, Augusto. Perfis e concepções relacionadas à disciplina de ciências naturais sobre o ensino de zoologia dos profissionais do ensino fundamental em Manaus Amazonas, Brasil. In: Encontro de Pesquisa Educacional Norte Nordeste, 20. Anais [...] Manaus: UFAM, 2011. Manaus. 1 [CD-ROM].
TIDON, Rosana; LEWONTIN, Richard. Teaching evolutionary biology. Genetics and Molecular Biology, Ribeirão Preto, v. 27, n. 1, p. 124-131, 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/gmb/v27n1/a21v27n1.pdf. Acesso em: 26 jun. 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/S1415-47572004000100021
ZUANON, Átima Clemente Alves; DINIZ, Raphael Hermano dos Santos; DO NASCIMENTO, Luziane Helena. Construção de jogos didáticos para o ensino de biologia: um recurso para a integração dos alunos a prática docente. Revista Brasileiro de Ensino de Ciência e Tecnologia, Curitiba, v. 3, n. 3, p. 49-59, 2010. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/787/606. Acesso em: 26 jun. 2018. DOI: https://doi.org/10.3895/S1982-873X2010000300004
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.