A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: CONCEPÇÕES E CONTRADIÇÕES

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p563-581.id618

Palavras-chave:

Educação Profissional Tecnológica, Novo Ensino Médio, Base Nacional Comum Curricular, Formação Integral

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar e discutir as concepções e contradições constantes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), sobre Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM). Para a realização do estudo procedeu-se criterioso levantamento bibliográfico de cunho teórico sobre a temática em questão. Revisou fontes teóricas sobre educação e EPTNM, formação humanística e currículo integrado na perspectiva da politecnia. Fez-se análise documental da Lei 13.415/2017 e da BNCC, à luz dos aportes do materialismo histórico-dialético enquanto filosofia, teoria e método para a compreensão da realidade, dos conceitos e das contradições envolvendo a EPTNM e sua reconfiguração na atual política de reforma do ensino médio brasileiro. Considerou sua história e a formação técnica integrada na perspectiva omnilateral. Os resultados indicam que, as concepções de EPTNM e sua reconfiguração, no texto da BNCC, ficaram restringidas aos itinerários formativos constatando que, quando se trata da educação integral, há muitas contradições.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Divanez Alves Correia, IFTO

Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica (IFTO/Campus Palmas)

Jair José Maldaner, IFTO

Doutor em Educação (UnB) Professor do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (IFTO/Campus Palmas)

Rivadávia Porto Cavalcante, UFPB

Doutora em Linguística (UFPB) Professora do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica, (IFTO/Campus Palmas)

Wallysonn Alves de Sousa, UNESP

Doutor em Engenharia Elétrica (UNESP) Professor do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica, (IFTO/Campus Palmas)

Referências

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília, DF, dez. 2017a. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base. Acessado em: 07 de dez. de 2019

BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 6, de 20 de setembro de 2012. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Brasília, DF, 20 set. 2012. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=11663-rceb006-12-pdf&category_slug=setembro-2012-pdf&Itemid=30192. Acessado em 04 de dez. de 2019.

BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Brasília, DF, 29 dez. 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11892.htm. Acessado em 04 de dez. de 2019.

BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 jun. 2014. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acessado em 04 de dez. de 2019.

BRASIL. Lei 13.415 de 16 de fevereiro de 2017. Institui a política de fomento à implementação de Escolas de Ensino Médio em tempo integral. Brasília, DF, 16 fev. 2017b. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Lei/L13415.htm. Acessado em 04 de dez. de 2019.

BRASIL. Novo Ensino Médio - perguntas e respostas. Ministério da Educação. Brasília, DF, 2017c. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/publicacoes-para-professores/30000-uncategorised/40361-novo-ensino-medio-duvidas. Acessado em: 20 de dez. de 2019.

BRASIL. Parecer CNE/CEB Nº 16 de 21 de janeiro de 1999. Trata das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico. Brasília, DF, 21 jan. 1999. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf_legislacao/rede/legisla_rede_parecer1699.pdf. Acessado em: 20 de dez. de 2019.

BRASIL. Relatório Brasil no PISA 2018. Versão Preliminar. INEP. Brasília, DF, 2019. Disponível em http://portal.inep.gov.br/acoes-internacionais/pisa/resultados. Acessado em: 27 de dez. de 2019.

BRASIL. Sistema de Avaliação da Educação Básica - Evidências da edição 2017. INEP. Brasília, DF, 2018. Disponível em http://portal.mec.gov.br/. Acessado em: 27 de dez. de 2019.

CIAVATTA, Maria. A formação integrada à escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. Revista Trabalho Necessário, v. 3, n. 3, 2005. Disponível em: https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/6122. Acesso em: 20 de dez. de 2019.

ESCOTT, Clarice Monteiro; MORAES, Márcia Amaral Correa de. História da educação profissional no Brasil: as políticas públicas e o novo cenário de formação de professores nos institutos federais de educação, ciência e tecnologia. In: IX SEMINÁRIO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS “HISTÓRIA, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO NO BRASIL”. Anais… João Pessoa: UFPB, 2012, p. 1492-1508. Disponível em: http://www.histedbr.fe.unicamp.br/acer_histedbr/seminario/seminario9/PDFs/2.51.pdf. Acesso em: 20 de dez. de 2019.

MOURA, Dante Henrique; FILHO, Domingos Leite Lima; SILVA, Mônica Ribeiro. Politecnia e formação integrada: confrontos conceituais, projetos políticos e contradições históricas da educação brasileira. Rev. Bras. Educ. Rio de Janeiro, vol.20, n.63, p. 1057-1080, 2015. Disponivel em: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782015206313. Acessado em: 27 de dez. de 2019.

RAMOS, Marise Nogueira. História e política da educação profissional. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2014.

SAVIANI, Dermeval. Sobre a concepção de politecnia. Rio de Janeiro: FIOCRUZ. Politécnico da Saúde Joaquim Venâncio, 1989.

VIEIRA, Alboni Marisa Dudeque Pianovski; DE SOUZA JUNIOR, Antonio. A educação profissional no Brasil. Interacções, v. 12, n. 40, 2017. Disponível em: http://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/10691. Acesso em: 20 fev. 2020.

Downloads

Publicado

30.04.2020

Como Citar

ALVES CORREIA, Divanez; MALDANER, Jair José; PORTO CAVALCANTE, Rivadávia; ALVES DE SOUSA, Wallysonn. A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: CONCEPÇÕES E CONTRADIÇÕES. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 5, n. 1, p. 563–581, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p563-581.id618. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/505. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias