ENSINO DE BIOLOGIA PARA ALUNOS SURDOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA: DESAFIOS NA PRÁTICA DOCENTE E DA FORMAÇÃO CONTINUADA

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p697-712.id541

Palavras-chave:

Formação continuada de Professores, Ensino de Biologia, Prática Inclusiva

Resumo

A presente pesquisa analisa se o professor de Biologia utiliza práticas pedagógicas com recursos e/ou estratégias metodológicas que propiciam um ensino inclusivo aos alunos surdos do 1º e 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública no município de Marabá-PA.  Fundamentou-se numa abordagem qualitativa utilizando Estudo de Caso com análise de conteúdo. A pesquisa foi realizada de março a dezembro de 2018, e os sujeitos foram um professor de biologia e três alunos surdos do ensino médio. Os resultados evidenciaram que a formação continuada do professor de Biologia requer atenção mais efetiva, na perspectiva do ensino inclusivo, possibilitando novos conhecimentos e inovações para ensinar o aluno surdo. A ausência do intérprete na sala de aula comum, compromete o desenvolvimento do aprendizado do aluno surdo, reafirmando a necessidade de políticas públicas mais eficazes que garantam condições para o aprendizado dos conceitos científicos aos alunos surdos.

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Biografia do Autor

Cremilda Peres Cangussu de Abreu, Unifesspa

Mestranda em Educação em Ciências e Matemática (Unifesspa)

Henrique Silva de Souza, Unifesspa

Mestrando em Educação em Ciências e Matemática (Unifesspa)

Maria José Costa Faria, Unifesspa

Mestranda Em Educação em Ciências e Matemática (Unifesspa)

Lucélia Cardoso Cavalcante Rabelo, UFSCar

Doutora em Educação Especial (UFSCar) Professora na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Narciso das Neves Soares, UFBA

Doutor em Educação (UFBA) Professor na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

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Publicado

27.12.2019

Como Citar

CANGUSSU DE ABREU, Cremilda Peres; SILVA DE SOUZA, Henrique; COSTA FARIA, Maria José; CAVALCANTE RABELO, Lucélia Cardoso; NEVES SOARES, Narciso das. ENSINO DE BIOLOGIA PARA ALUNOS SURDOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA: DESAFIOS NA PRÁTICA DOCENTE E DA FORMAÇÃO CONTINUADA. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 4, n. 2, p. 697–712, 2019. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p697-712.id541. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/530. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias