Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Arquivos
Submissões
Equipe Editorial
Indexadores
Seleção de Pareceristas
Seleção de Edição Especial
Anúncios
Sobre
Sobre a Revista
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 4 n. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019
v. 4 n. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019
Publicado:
27.12.2019
EDITORIAL
Thiago Beirigo Lopes
Dailson Evangelista Costa
PDF
Matemática e suas tecnologias
RELATO DE UMA INTERVENÇÃO NA ÁREA DA MATEMÁTICA NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Márcia Jussara Hepp Rehfeldt
Marli Teresinha Quartieri
Camila Baseggio Gräff
355-374
10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p355-374.id421
PDF
PRÁTICAS DOCENTES RELACIONADAS AO ENSINO DE TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS
João do Espírito Santo Lima Malcher Junior
Rosineide de Sousa Jucá
375-390
10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p375-390.id426
PDF
TECNOLOGIAS ASSISTIVAS, ENSINO DE FRAÇÕES E SURDEZ: OLHARES DE ACADÊMICOS DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
Larissa Leal Scapin
Vanessa Lucena Camargo de Almeida Klaus
Andreia Nakamura Bondezan
Marcos Lübeck
391-410
10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p391-410.id450
PDF
UMA AVALIAÇÃO INICIAL DO CURSO DE LICENCIATURA INTEGRADA EM MATEMÁTICA E FÍSICA DA UFOPA/PA
José Ricardo e Souza Mafra
Neliane Mota Rabelo
Cassio André Sousa da Silva
Lilian Cristiane Almeida dos Santos
411-430
10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p411-430.id464
PDF
UMA PROPOSTA DE ENSINO DE EQUAÇÃO DE 1.º GRAU COM UMA INCÓGNITA VIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Amanda Cristina de Sousa
Marcelo Carlos de Proença
431-451
10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p431-451.id511
PDF
A REVISTA EDUCAÇÃO EM MATO GROSSO: VESTÍGIOS DA MATEMÁTICA NA CULTURA ESCOLAR
Juliana Stascovian
Laura Isabel Marques Vasconcelos de Almeida
452-464
10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p452-464.id514
PDF
APRENDIZAGEM DURANTE O EXERCÍCIO PROFISSIONAL: UM ESTUDO À LUZ DOS FOCOS DE APRENDIZAGEM DOCENTE
Keila Tatiana Boni
Diego Fogaça Carvalho
465-481
10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p465-481.id530
PDF
UMA PROPOSTA ENVOLVENDO ATIVIDADES HISTÓRICAS INVESTIGATIVAS A PARTIR DA REVISTA AL-KARISMI, DE MALBA TAHAN: ESTUDANDO QUADRADOS MÁGICOS
Jeyze Santos de Sousa
Ana Carolina Costa Pereira
Isabelle Coelho da Silva
482-498
10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p482-498.id551
PDF
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NO PRIMEIRO CICLO: ANÁLISE DE UMA PROPOSTA IMPLEMENTADA NO ESTADO DE MATO GROSSO
Lenir Tomazeli
Rute Cristina Domingos da Palma
499-513
10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p499-513.id557
PDF
Linguagens, códigos e suas tecnologias
ELE TEM DOIS PAPAIS: AS NOVAS FAMÍLIAS NA LITERATURA INFANTIL CONTEMPORÂNEA
Epaminondas de Matos Magalhães
Marcos Aparecido Pereira
514-523
10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p514-523.id454
PDF
A PRÁTICA DA MEDITAÇÃO MINDFULNESS NO ENSINO MÉDIO: UMA FERRAMENTA PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE E COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICO-FORMATIVA DOS ADOLESCENTES
Anderson Augusto Ribeiro
Cleonice Terezinha Fernandes
Maria Isabel Martins Mourão Carvalhal
Edgar Nascimento
524-545
10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p524-545.id506
PDF
DAS CONVERSAS NAS NOITES ESTRELADAS DA ALDEIA PARA A SALA DE AULA: A LITERATURA ORAL INDÍGENA COMO FONTE PARA A CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS E MÉTODOS ADEQUADOS ÀS ESCOLAS INDÍGENAS
Thiago Silva e Silva
546-558
10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p546-558.id520
PDF
Ciências da natureza e suas tecnologias
A PRODUÇÃO CIENTÍFICA NACIONAL EM PERIÓDICOS SOBRE O ENSINO DE TERMODINÂMICA
Geilson Rodrigues da Silva
Nádia Cristina Guimarães Errobidart
559-577
10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p559-577.id432
PDF
PERFIL E PRÁTICA DOCENTE DAS PROFESSORAS QUE ENSINAM CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Sheila Alves Almeida
578-593
10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p578-593.id433
PDF
MODELOS DIDÁTICOS DE PROFESSORES FORMADORES DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA EM MATO GROSSO
Andreza Estéfane Silveira Gonçalves
Handerson RodrigoAlves
Marcel Thiago Damasceno Ribeiro
Elane Chaveiro Soares
594-609
10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p594-609.id443
PDF
ENSINO DE QUÍMICA POR INVESTIGAÇÃO: CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO ESTADO DE MATO GROSSO
Taiana Paula Streck Vendruscolo
Marcilene Alves de Souza Castrillon
Oalas Aparecido Morais dos Santos
610-620
10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p610-620.id465
PDF
INTERFACE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE QUÍMICA E ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: O QUE RELATAM OS ARTIGOS CIENTÍFICOS?
Camila de Fatima Sant'Ana
Denise Leal de Castro
621-640
10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p621-640.id490
PDF
UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO SOBRE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA A PARTIR DO GOOGLE ACADÊMICO
Sara Barbosa dos Santos
Elson Silva de Sousa
Rogério Soares Cordeiro
Jesuíno da Silva Costa Martins
641-652
10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p641-652.id493
PDF
A IMPORTÂNCIA DE ENSINAR RESISTÊNCIA BACTERIANA NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA SELECIONADOS PELO PNLEM/2018
Marcelle Alves Carvalho
Carlos Alberto Sanches Pereira
Lidiane de Fátima de Oliveira Souza
Ana Paula Cunha Pereira
653-668
10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p653-668.id497
PDF
SABERES DOCENTES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA
Hiléia Monteiro Maciel Cabral
Cirlande Cabral da Silva
Cleusa Suzana Oliveira de Araujo
669-684
10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p669-684.id515
PDF
O USO DO JARDIM ZOOLÓGICO DO CIGS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
Francinete Bandeira Carvalho
Augusto Fachín Terán
Maria Francisca Gomes da Silva
685-696
10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p685-696.id524
PDF
ENSINO DE BIOLOGIA PARA ALUNOS SURDOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA: DESAFIOS NA PRÁTICA DOCENTE E DA FORMAÇÃO CONTINUADA
Cremilda Peres Cangussu de Abreu
Henrique Silva de Souza
Maria José Costa Faria
Lucélia Cardoso Cavalcante Rabelo
Narciso das Neves Soares
697-712
10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p697-712.id541
PDF
DISCIPLINA ELETIVA E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ESCOLA PLENA DE CONFRESA-MT
Jéssica de Oliveira Andrade Borges
Edinaldo Trindade Gonçalves dos Santos
713-727
10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p713-727.id555
PDF
Ciências humanas e suas tecnologias
PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE ENSINO MÉDIO ACERCA DA UTILIZAÇÃO DO COMPUTADOR NA ESCOLA: UMA REALIDADE DO SERTÃO PERNAMBUCANO
Maria Emília Ferraz Almeida de Melo
Cristhiane Maria Bazílio de Omena
Félix Alexandre Antunes Soares
728-743
10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p728-743.id406
PDF
PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO E INTEGRADO: DESAFIOS A SEREM SUPERADOS EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO
Glauce Barros Santos Sousa Araujo
Bruno Bottega Dell’Osbel
Eniz Conceição Oliveira
744-754
10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p744-754.id459
PDF
UM ESTUDO DE CASO SOBRE IMPORTÂNCIA DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PARA AS TRAJETÓRIAS DE VIDA DE EGRESSOS DO INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ/CAMPUS FORTALEZA
Francisco das Chagas Torres de Oliveira
Samuel Brasileiro Filho
755-774
10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p755-774.id460
PDF
O DESENVOLVIMENTO DE UM PRODUTO EDUCACIONAL COMO INSTRUMENTO DE ORIENTAÇÃO DE COMBATE À EVASÃO ESCOLAR EM CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES E CONCOMITANTES
Flávia Alves de Castro Oliveira
José Carlos Moreira de Souza
775-790
10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p775-790.id475
PDF
O PROCESSO INVESTIGATIVO-REFLEXIVO COMO PROPULSOR DA CONSTITUIÇÃO DOCENTE
Janice Silvana Novakowski Kierepka
Daniele Bremm
Roque Ismael da Costa Güllich
791-809
10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p791-809.id480
PDF
ESCOLA ESTADUAL DAURY RIVA: IDENTIDADE E HISTÓRIA - DE SALA ANEXA À ESCOLA PLENA
Valdenir Schoenberger
810-822
10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p810-822.id489
PDF
ENSINO EM TEMPOS DE TDIC: PERCEPÇÕES E PRÁTICAS DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR
Rogério José Schuck
Adriano Edo Neuenfeldt
Lara Kalkmann Goulart
823-833
10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p823-833.id512
PDF
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA PERSPECTIVA DE DUAS ESCOLAS EM CUIABÁ
Maria Geni Pereira Bilio
Nair Mendes de Oliveira
Maria das Graças Campos
Enerci Candido Gomes
834-851
10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p834-851.id538
PDF
NO RITMO DA MÚSICA: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO EM AULAS DE SOCIOLOGIA
Carolini de Souza Vilela Correia
Marizete Bortolanza Spessatto
852-868
10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p852-868.id543
PDF
A REFORMA DO ENSINO MÉDIO POR MEIO DA LEI Nº 13.415/2017 E SEUS IMPACTOS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DOS INSTITUTOS FEDERAIS
Silvia Maria dos Santos Stering
Joyce Mary Adam
869-886
10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p869-886.id560
PDF
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Idioma
Português (Brasil)
English
Español (España)
Palavras-chave
GoogleMetrics
Artigos mais lidos
revistas
Revistas Parceiras na/da Amazônia