RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E AS OPERAÇÕES DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n1.p5-23.id308Palavras-chave:
Resolução de Problemas, BNCC, Anos Iniciais, Registros de Representação SemióticaResumo
Neste artigo, apresentamos resultados de uma pesquisa de cunho qualitativo, a qual teve por objetivo verificar como estudantes em ação continuada empregavam a estratégia da Resolução de Problemas para articular conteúdos envolvendo fatos da adição e subtração de números naturais. Para tal, foram propostos dois problemas, os quais apresentavam questionamentos que propiciavam aplicar as etapas dessa metodologia, na visão de autores consagrados da área, juntamente com a utilização de alguns recursos da teoria dos Registros de Representação Semiótica, a fim de fortalecer a alfabetização em Matemática relativa às duas operações, bem como fatos básicos envolvidos nas mesmas. Os resultados sugerem que a metodologia foi eficaz e que os participantes puderam refletir, tomar decisões e embasar sua prática profissional voltada aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
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