SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE MICRORGANISMOS DA ÁGUA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p557-574.id242

Palavras-chave:

Primeiros anos, Aulas práticas, Aprendizagem

Resumo

A pesquisa objetivou construir e validar uma Sequência Didática (SD) sobre microrganismos da água, tendo sido desenvolvida com um grupo de oitenta e nove alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, de uma escola pública da rede estadual do Rio Grande do Sul, localizada em Palmeira das Missões. Foram realizadas diferentes atividades, como: modelagem de microrganismos com massinha de modelar; observação de amostras de água ao microscópio; e, uma atividade lúdica com as gotinhas de água Gotilde e Pingote. Para a avaliação foi realizado a construção de um texto pelos alunos, seguida da análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram boa aceitação da SD, tendo sido citadas todas as atividades realizadas, com percentuais mais elevados para a observação ao microscópio e para a confecção de modelo tridimensional com massa de modelar. O uso das estratégias contribuiu para melhor aprendizagem dos alunos, auxiliando no reconhecimento de que os microrganismos podem estar em todos os ambientes, que existem diferentes formas e tamanhos; e que estes seres microscópicos não são somente maléficos. Desta forma, as estratégias de ensino se mostraram pertinentes, representando uma alternativa potencialmente significativa na aprendizagem sobre microrganismos nos anos iniciais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maira dos Santos Silveira, UFSM

Graduanda em Ciências Biológicas (UFSM)

Ariadne de Freitas Leonardi, UFSM

Graduanda em Ciências Biológicas (UFSM)

Geovane Bernardi, UFSM

Graduando em Ciências Biológicas (UFSM)

Sabrina Antunes Ferreira, UFSM

Graduanda em Ciências Biológicas (UFSM)

Andréa Inês Goldschmidt, UFSM

Doutora em Educação em Ciências (UFSM). Professora na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Referências

ALBUQUERQUE, G. G.; BRAGA, R. P. S. e GOMES, V. Conhecimento dos alunos sobre microrganismos e seu uso no cotidiano. Revista de Educação, Ciências e Matemática, Rio de Janeiro, v. 2, n. 1, p. 58-64, 2012.

BARBOSA, F. G. e OLIVEIRA, N. C. Estratégias para o Ensino de Microbiologia: uma Experiência com Alunos do Ensino Fundamental em uma Escola de Anápolis-GO. Cient., Ciênc. Human. Educ., UNOPAR, Londrina, v. 16, n. 1, p. 5-13, Jan. 2015.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BEREZUK, P.A e INADA, P. Avaliação dos laboratórios de Ciências e biologia das escolas públicas e particulares de Maringá, Estado do Paraná. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences. Maringá, v. 32, n. 2, p. 207-215, 2010 DOI: https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v32i2.6895

BESERRA, J. G. e BRITO C. H. Modelagem didática tridimensional de artrópodes, como método para o ensino de Ciências e Biologia. Revista brasileira de ensino de Ciência e tecnologia. Bananeiras, Paraíba, v. 5, n. 3, p. 70-88, 2012. DOI: https://doi.org/10.3895/S1982-873X2012000300005

CARNEIRO, M. R. P.; MELO C. R. T. M. S. C. e SANTOS, D. R. Percepção dos alunos do Ensino Fundamental da rede pública de Aracaju sobre a relação da Microbiologia no cotidiano. Scientia plena, 8, 1-4, 2012.

CARVALHO, A. M. P. et al. Ciências no Ensino Fundamental: o conhecimento físico. São Paulo: Scipione, 2007.

CASSANTI, A. C et al. Microbiologia democrática: estratégias de ensino-aprendizagem e formação de professores. Colégio Dante Alighieri. São Paulo: 2007.

CASTRO, T. F. e GOLDSCHMIDT, A. I. Aulas práticas em Ciências: concepções de estagiários em licenciatura em biologia e a realidade durante os estágios. Amazônia Revista de Educação em Ciências e Matemática. v.12 (24) Jan-Jul 2016. p. 116-134. DOI: https://doi.org/10.18542/amazrecm.v12i24.3677

CASTRO, V. M. A et al. Parâmetros microbiológicos de águas de rios coletadas em alguns municípios da Paraíba. Centro de Tecnologia. Departamento de Tecnologia Química e de Alimentos. Monitoria,2003.

CHAGURI, J. P. O uso de atividades lúdicas no processo de ensino/aprendizagem de espanhol como língua estrangeira para aprendizes brasileiros [Internet]. São Paulo: Unicamp; 2006. Disponível em: <http://www.unicamp.br/iel/site/alunos/publicacoes> Acesso em: 26 agosto 2018.

COSTA NETO, E. M. e CARVALHO, P. D. Percepção dos insetos pelos graduandos da Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia, Brasil. Acta Scientiarum, 22 (2): 423- 428, 2000.

FORTUNA, T. R. (2003). Sala de aula é lugar de brincar? In: Xavier, M. L. M. & Zen, M. I. H. D. (Orgs.). Planejamento em destaque: análises menos convencionais (pp. 127-142). 3. ed. Porto Alegre: Mediação

FRACALANZA, H.; AMARAL, I. A. e GOUVEIA, M. S. F. O ensino de Ciências no Primeiro Grau. São Paulo: Atual, 1987. 124 p.

FRANCO, M. T. et al. Aprendizagem em museus de Ciências: o pequeno visitante no Museu de Microbiologia. Relatório de Pesquisa, Fapesp, 2012.

GUIMARÃES, Y. e A. F.; GIORDAN, M. Estudo Dirigido de Iniciação à Sequência Didática. Especialização em Ensino de Ciências, Rede São Paulo de Formação Docente (REDEFOR). Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2012.

KLEINKE, R. C. M. Aprendizagem Significativa: a pedagogia por projetos no processo de alfabetização. Florianópolis: UFSC, 2003. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, 2003.

KRASILCHIK, M. Prática de Ensino de Biologia. São Paulo: Universidade de São Paulo, 4ª ed. 2011.

LEITE, L.; ESTEVES, E. Análise crítica de actividades laboratoriais: Um estudo envolvendo estudantes de graduação. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias. v. 4, nº 1. Braga, Portugal: 2005.

LEPORO, N. Micróbios na Educação Infantil: o que as crianças pensam sobre os microrganismos? In: VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 7, 2009, Florianópolis. Anais do VII ENPEC. Florianópolis: FaE UFMG, 2009.

LOPES, L. A. et al. O uso de tablets como ferramenta para verificar as concepções sobre insetos construídas por estudantes do 7° ano do Ensino Fundamental. Anais.... In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – X ENPEC. Águas de Lindóia, SP – 24 a 27 de nov. de 2015.

MADIGAN, M.T.; MARTINKO, J.M. e PARKER, J. Microbiologia de Brock. 10. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2004. 608p.

MATOS, C. H. C. et al. Utilização de modelos didáticos no ensino de entomologia. Revista de Biologia e Ciências da Terra, Sergipe, v. 9, n. 1, p. 19-23, jan./jun. 2009.

BORGES, C. J. e NEVES, L. O. O Lúdico nas Interfaces das Relações Educativas. Revista de Pedagogia, v. 6, n 12, 2005

NUNES, A. R. S. C. de A. O lúdico na aquisição da segunda língua. Uniandrade: Curitiba. Língua Estrangeira Pro Br, 2003.

PELCZAR, M. J.; CHAN, E. C. S. e KRIEG, N. R. Microbiologia: conceitos e aplicações. 2.ed. São Paulo: Pearson Makron Books, 1997. 524p.

PELIZZARI, A. et al. Teoria da aprendizagem significativa segundo Ausubel. Revista PEC. v.2, n.1, p.37-42, Curitiba: 2002.

PESSOA, T. M. S. C. et al. Percepção dos alunos do Ensino Fundamental da rede pública de Aracaju sobre a relação da Microbiologia no cotidiano. Scientia Plena. vol. 8, num. 4. 2012

PINHO, J. A. Regras da Transposição Didática aplicada ao Laboratório Didático. Caderno Catarinense de Ensino de Física. v. 17, nº 2, p. 174-188. Florianópolis: 2000.

POSSOBOM, C. C. F.; OKADA, F. K. e DINIZ, R. E. S. Atividades práticas de laboratório no ensino de biologia e de Ciências: Relato de uma experiência. In: GARCIA, W. G.; GUEDES, A. M. (Org.). Núcleos de Ensino - Unesp. 1 ed., v. 1, p. 113-123. São Paulo: 2003.

RIZZO PINTO, J. Corpo, movimento e educação - o desafio da criança e adolescente deficientes sociais. Rio de Janeiro: Sprint, 1997.

SANTOS, S. M. P. dos. (Org.) Brinquedoteca: O Lúdico em diferentes contextos. Petrópolis: Vozes, 1997.

SILVA, D. R. M.; VIEIRA, N. P. e OLIVEIRA, A. M. O ensino de biologia com aulas práticas de microscopia: uma experiência na rede estadual de Sanclerlândia - GO. Anais.... In: III EDIPE - Encontro Estadual de Didática e Prática de Ensino. p. 1-4, 2009.

WELKER, C. A. D. O estudo de bactérias e protistas no ensino médio: uma abordagem menos convencional. Experiências em Ensino de Ciências. v. 2, nº 2, p. 69-75. Porto Alegre: 2007.

Downloads

Publicado

26.12.2018

Como Citar

SANTOS SILVEIRA, Maira dos; FREITAS LEONARDI, Ariadne de; BERNARDI, Geovane; ANTUNES FERREIRA, Sabrina; GOLDSCHMIDT, Andréa Inês. SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE MICRORGANISMOS DA ÁGUA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 3, n. 2, p. 557–574, 2018. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p557-574.id242. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/579. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)