MÉTODO DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR ABORDANDO O TEMA AGROTÓXICOS

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p643-664.id265

Palavras-chave:

Resolução de Problemas, Ensino Médio, Educação Ambiental, Agrotóxicos

Resumo

Este artigo apresenta a análise de uma sequência pedagógica na qual se utilizou a metodologia de Resolução de Problemas (RP) no Ensino Médio. A pesquisa visa à averiguação das formas de contribuição da sequência didática efetuada para a aprendizagem de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais pertinentes às questões ambientais que os Agrotóxicos podem ocasionar. A investigação teve como sujeitos 35 alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual da cidade de Porto Alegre/RS. Com o intuito de coletarmos os dados, foram utilizados o Diário de Campo dos pesquisadores, a produção escrita dos estudantes e a gravação do áudio da aula em que os educandos experienciaram a RP. A experiência realizada propiciou o incremento dos conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais relativos aos conhecimentos científicos abordados e aos problemas ambientais pertinentes aos Agrotóxicos.

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Biografia do Autor

Daniel das Chagas de Azevedo Ribeiro, UFRGS

Mestre em Educação Química (UFRGS). Doutorando em Educação em Ciências (UFRGS)

Camila Greff Passos, UFRGS

Doutora em Educação Química (UFRGS). Professora Adjunta (UFRGS)

Tania Denise Miskinis Salgado, UFRGS

Doutora em Ciências (UFRGS). Professora Titular (UFRGS)

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Publicado

26.12.2018

Como Citar

CHAGAS DE AZEVEDO RIBEIRO, Daniel das; GREFF PASSOS, Camila; MISKINIS SALGADO, Tania Denise. MÉTODO DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR ABORDANDO O TEMA AGROTÓXICOS. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 3, n. 2, p. 643–664, 2018. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p643-664.id265. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/584. Acesso em: 16 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias