O PAPEL DA INTERNACIONALIZAÇÃO ACADÊMICA NA PÓS-GRADUAÇÃO BRASILEIRA
DOI:
10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p781-797.id279Palavras-chave:
Educação, Internacionalização, Pósgraduação brasileiraResumo
O artigo pretende analisar a criação, institucionalização e expansão da pós-graduação brasileira a partir da promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e da reforma do ensino superior. Igualmente, discorrerá a respeito dos esforços que as Instituições de Ensino Superior (IES) têm envidado na busca de sua internacionalização acadêmica. Durante a pesquisa, foram levantadas publicações referentes à LDB, Reforma Universitária, e internacionalização da pós-graduação brasileira com as seguintes fases de seleção: 1- Trabalho aleatório na internet para a identificação de informações científicas da área da educação; 2- Cruzamento de palavras-chave, por exemplo, reforma universitária; internacionalização da educação superior; internacionalização e globalização; 3- Identificação de periódicos científicos cujo conteúdo enunciasse a internacionalização da pós-graduação stricto sensu brasileira. A proposta da pesquisa, após a seleção das publicações, foi a de compilar e dar-lhes coesão no empenho de qualificar a pós-graduação diante da era atual.
Downloads
Métricas
Referências
ALTBACH, Philip G. Globalização e universidade: mitos e realidades em um mundo desigual. Washington, DC: Associação Nacional de Educação, 2004. p. 63-74.
ALTBACH, Philip G.; KNIGHT, Jane. The Internationalization of higher Education: Motivations and Realities. Journal of Studies in International Education, v. 11, n. 3-4, p. 290-305, 2007. DOI: https://doi.org/10.1177/1028315307303542
ANTUNES, Fátima. Governação e Espaço Europeu de Educação: regulação da educação e visões para o projecto ‘Europa’. Revista Crítica de Ciências Sociais, n. 75, p. 63-93, 2006. Disponível em: <https://rccs.revues.org/901>. Acesso em: 1 jun. 2017. DOI: https://doi.org/10.4000/rccs.901
BAUMAN, Zygmunt. Globalização: as consequências humanas. Rio de Janeiro: Zahar, 1999.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 5 out. 1988.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, 23 dez. 1996.
CAPES. Antecedentes: os planos anteriores. In: ______. Ministério da Educação. Plano Nacional de Pós-graduação – PNPG 2011-2020. Brasília, DF: Capes, 2010. p. 16-38. v. 1.
CAPES. Ministério da Educação. Avaliação da CAPES aponta crescimento da pós-graduação brasileira. CAPES, Brasília, 19 set. 2017. Atualizado em: 20 set. 2017. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/sala-de-imprensa/noticias/8558-avaliacao-da-capes-aponta-crescimento-da-pos-graduacao-brasileira>. Acesso em: 18 jan. 2018.
CAPES. Ministério da Educação. Debate aborda financiamento privado para ciência brasileira. CAPES, Brasília, 2 fev. 2018. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/sala-de-imprensa/noticias/8740-debate-aborda-financiamento-privado-para-ciencia-brasileira>. Acesso em: 18 jan. 2018.
DIAS SOBRINHO, José. Educação superior, globalização e democratização: qual universidade? Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 28, p. 164-173, 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782005000100014
GOERGEN, Pedro. A internacionalização dos programas de pós-graduação. Revista Espaço Pedagógico, Passo Fundo, v. 19, n. 2, Passo Fundo, 2013.
IANNI, O. Teorias da Globalização. 9. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.
KNIGHT, Jane. Comparative, International, and Development Education Centre, Ontario Institute for Studies in Education, University of Toronto, Journal of Studies in International Education, Toronto, v. 8, n. 1, p. 5-31, 1 mar. 2004. Disponível em: <http://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1028315303260832>. Acesso em: 1 ago. 2017.
KNIGHT, Jane; WIT, Hans de. “Internacionalização do Ensino Superior nos Países da Ásia-Pacífico”. European Association for International Education/EAIE, Amsterdã, 1997.
LOMBAS, M. L. de S. A mobilidade internacional de pós-graduandos e pesquisadores e a internacionalização da produção do conhecimento: efeitos de uma política pública no Brasil. 2013. 204 f. Tese (Doutorado em Sociologia) –Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Brasília, DF, 2013.
MENDES, Durmeval Trigueiro. O planejamento educacional no Brasil. Rio de Janeiro: Editora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2000.
MIURA, Irene Kazumi. O processo de internacionalização da Universidade de São Paulo: um estudo de três áreas de conhecimento. 2006. 365f. Tese (Livre Docência) –Universidade de São Paulo, Faculdade de Administração, Economia e Contabilidade, Ribeirão Preto, 2006.
NOBRE, Lorena Neves; FREITAS, Rodrigo Randow. A Evolução da Pós-Graduação no Brasil: histórico, políticas e avaliação. Brazilian Journal of Production Engineering-BJPE, v. 3, n. 2, p. 26-39, 2017.
ROCHA, Mateus de Souza. Proposta de Balanced Scorecard para auxílio ao processo de gestão estratégica da internacionalização do ensino superior: um estudo de caso em universidades públicas. 2016. Tese (Doutorado em Administração de Organizações) – Universidade de São Paulo, Faculdade de Administração, Economia e Contabilidade, Ribeirão Preto, SP, 2016.
VEIGA, Maria Amélia Pina Tomás. Oportunidades e ameaças de Bolonha (um processo em curso) e a universidade europeia (um projecto em discurso) num contexto de globalização. 2003. Dissertação (Mestrado em Psicologia e Educação) – Universidade do Porto, Portugal, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.