O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: RELAÇÕES ENTRE SABERES E IDENTIDADE DOCENTE

Autores

  • Vera Cristina de Quadros IFMT
  • Maria Elizabete Rambo Kochhann UNESP

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p5-18.id74

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Formação inicial de professores, Estágio, Saberes docentes, Identidade profissional

Resumo

No ano de 2016, foi realizada uma pesquisa de mestrado, na área de Ensino, que analisou a contribuição do estágio curricular supervisionado no processo de construção dos saberes docentes dos estagiários. Dessa pesquisa, o presente artigo propõe-se um recorte do trabalho analítico, a fim de socializar as relações entre os saberes docentes e a construção da identidade docente que foram reveladas nos discursos dos estagiários. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi realizada com os sete estagiários do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso Campus Campo Novo do Parecis, no decorrer do ano de 2016. Os dados foram produzidos em entrevistas semiestruturadas, submetidas aos procedimentos analíticos da Análise Textual Discursiva, proposta por Moraes e Galiazzi (2016). Analisou-se que os estágios permitiram aos estagiários a primeira vivência da prática da profissão de professor e, com isso, assumiram um novo lugar, experimentando um novo olhar, o de ver-se professor. Puderam conhecer, sentir e ver-se em um novo lugar social e subjetivo, saindo do lugar de alunos para o lugar de professores. Ainda que de forma incipiente, mediatizados pelo outro (professores regentes, alunos, familiares, instituições de ensino), cada estagiário iniciou seu processo identitário, sua construção de maneiras de ser e de estar na profissão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Vera Cristina de Quadros , IFMT

Mestra em Ensino de Ciências e Matemática (UNEMAT) Professora (IFMT)

Maria Elizabete Rambo Kochhann , UNESP

Doutora em Educação para a Ciência (UNESP) Professora (UNIFESSPPA)

Referências

BRZEZINSKI, I. Profissão professor: identidade e profissionalização docente. Brasília: Plano, 2002.

FIORENTINI, D. A formação matemática e didático-pedagógica nas disciplinas da Licenciatura em Matemática. Revista da Educação, PUC – Campinas. Campinas, n. 18, p.107-115, 2005.

FIORENTINI, D. A Pesquisa e as Práticas de Formação de Professores de Matemática em face das Políticas Públicas no Brasil. Boletim de Educação Matemática, v. 21, n. 29, p. 43-70, 2008.

FIORENTINI, D. ; OLIVEIRA, A. T. C. C. O Lugar das Matemáticas na Licenciatura em Matemática: que matemáticas e que práticas formativas? Boletim de Educação Matemática, v. 27, n. 47, p. 917-938, 2013.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

IFMT. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – Campus Campo Novo do Parecis. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática. Versão atualizada. (1ª versão, 2008). Campo Novo do Parecis, 2014. Documento impresso.

IFMT. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso Campus Campo Novo do Parecis. Regulamento de estágio supervisionado na Licenciatura em Matemática. Campo Novo do Parecis, 2010. Documento impresso.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. do C. Análise textual discursiva. 3ª ed. rev. e amp. Ijuí: Ed. Unijuí, 2016.

NÓVOA, A. Os professores e as histórias da sua vida. In: NÓVOA, A. (Org.). Vida de professores. Porto: Porto Ed., 1992. p. 11-61.

PEREZ, G. Formação de professores de matemática sob a perspectiva do desenvolvimento profissional. In: BICUDO, M.A.V. Pesquisa em EducaçãoMatemática: Concepções & Perspectivas. São Paulo: Editora Unesp, 1999. p. 263-282.

PIMENTA, S. G. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: Pimenta, S. G. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. 7ª ed. São Paulo: Cortez, 2009.

PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência. 7ª ed. São Paulo: Cortez, 2012.

PONTE, J. P. Investigar a nossa própria prática: uma estratégia de formação e de construção do conhecimento profissional. 2008.

SHULMAN, L. S. Those Who Understand: Knowledge Growth in Teaching. Educational Research, v. 15, n 2, p. 4-14, 1986.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 5ª e. Petrópolis: Vozes, 2002.

TARDIF, M.; LESSARD, C.; LAHAYE, L. Os professores face ao saber: esboço de uma problemática do saber docente. Teoria e Educação, v. 4, p. 215-234, 1991.

Downloads

Publicado

26.06.2018

Como Citar

CRISTINA DE QUADROS , Vera; RAMBO KOCHHANN , Maria Elizabete. O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: RELAÇÕES ENTRE SABERES E IDENTIDADE DOCENTE. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 3, n. 1, p. 5–18, 2018. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p5-18.id74. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/596. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Matemática e suas tecnologias