JOGO DE MÍMICA PARA O ENSINO DE PROPAGAÇÃO DO CALOR: CONDUÇÃO, CONVECÇÃO E IRRADIAÇÃO

Autores/as

  • Aline Mariane Alves de Amorim UFAC
  • Joisilany Santos dos Reis UFAC
  • Victoria Cristina Morais Oliveira UFAC
  • Bianca Martins Santos UFAC

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p158-170.id142

Palabras clave:

Ensino de física, Propagação de calor, Mímica

Resumen

O trabalho apresenta resultados para o uso de recursos didáticos diferenciados para o ensino de física, com o objetivo de facilitar o processo de ensino e aprendizagem. A aula proposta inclui a apresentação teórica dos conteúdos, especificamente sobre, calor sensível, calor latente e os processos de transmissão de calor: condução, convecção e irradiação. Além disso, a metodologia inclui o uso de um experimento de baixo custo, a resolução de exercícios, a execução do jogo “Gesticulando a Física”, e ao final, a aplicação do questionário investigativo sobre o recurso utilizado. A dinâmica proposta é mímica, inspirado no jogo “Imagem e Ação”, no qual um dos jogadores da equipe deve fazer mímica para o restante, de fenômenos físicos sobre situações do cotidiano. O restante do grupo deve descobrir a situação representada e qual o processo de transmissão de calor envolvido. Os Bolsistas do Programa Institucional de Iniciação à Docência da área de Física (PIBID/Física) da Universidade Federal do Acre (UFAC) ministraram a aula à estudantes do 3° ano do Ensino Médio em uma escola pública de Rio Branco-AC, dentro do projeto de extensão “Ciências na Escola: Experimentação e Teoria”. Os resultados mostram que a utilização da sequência didática proposta estimulou aos alunos à compreensão e fixação do conteúdo de forma facilitada e divertida. Além disso, a dinâmica proposta revelou ser um recurso promissor para o ensino de física.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Aline Mariane Alves de Amorim, UFAC

Discente da Universidade Federal do Acre (UFAC). Bolsista do PIBID/Física – UFAC

Joisilany Santos dos Reis, UFAC

Discente da Universidade Federal do Acre (UFAC). Bolsista do PIBID/Física – UFAC

Victoria Cristina Morais Oliveira, UFAC

Discente da Universidade Federal do Acre (UFAC). Bolsista do PIBID/Física – UFAC

Bianca Martins Santos, UFAC

Doutorado pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora na Universidade Federal do Acre (UFAC)

Citas

BAIÃO, L. P. M.; CUNHA, R. G. Doenças e/ou disfunções ocupacionais no meio docente: uma revisão de literatura. Revista Formação@Docente, Belo Horizonte, v. 5, N. 1, jan/jun 2013. Disponível em: <http://www3.izabelahendrix.edu.br/ojs/index.php/fdc/article/view/344/0>. Acessado em 03 mar. 2018. DOI: https://doi.org/10.15601/2237-0587/fd.v5n1p6-21

BEZERRA, D. P.; GOMES, E. C. S.; MELO, E. S. N.; SOUZA, T. C. A evolução do ensino da física – perspectiva docente. Scientia Plena, v. 5, p. 094401-1 - 094401-8, 2009. Disponível em: <https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/viewFile/672/342>. Acessado em 03 mar. 2018.

BRASIL. PCN+: Orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais, Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: Ministério da Educação e Cultura, 2002.

CARUSO, F.; CARVALHO, M.; SILVEIRA, M. C. Uma proposta de ensino e divulgação de ciências através dos quadrinhos. Ciência & Sociedade, Rio de Janeiro, v. 8, 2002. Disponível em: <http://cbpfindex.cbpf.br/publication_pdfs/cs00802.2006_12_08_10_29_32.pdf>. Acessado em 03 mar. 2018.

CARVALHO, A. M. P.; PÉREZ, D. G.; Formação de Professores de Ciências: tendências e inovações. São Paulo: Cortez Editora, 9° Ed., 2009.

MEDINA, M. O teatro como ferramenta de aprendizagem da física e de problematização da natureza da ciência. Cad. Bras. Ens. Fís., v. 27, n. 2, p. 313-333, ago. 2010. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2010v27n2p313>. Acessado em 03 mar. 2018.

MORAES, J. U. P. A visão dos alunos sobre o ensino de física: um estudo de caso. SCIENTIA PLENA, v. 5, N. 11, p. 114809-1 - 114809-7, 2009. Disponível em: <https://www.scientiaplena.org.br/sp/article/view/736>. Acessado em 03 mar. 2018.

MOURA, M. O. (Org.) A série busca no jogo: do lúdico na matemática.14 Ed. São Paulo: Editora Ática, 1988.

MOYLES, J. R. Só brincar? O papel do brincar na educação infantil. Tradução: Maria Adriana Veronese. Porto Alegre: Artmed, 2002.

NAPOLITANO, M. Como usar o cinema na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2005.

NOVAK, J. D. Uma teoria de educação. São Paulo: Pioneira, 1981. Tradução de M. A. Moreira do original A theory of education, Cornell University Press, 1977.

PEREIRA, R. F.; FUSINATO, P. A.; NEVES, M. C. D. Desenvolvendo um jogo de tabuleiro para o ensino de física. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências VII Enpec, Florianópolis, 8 de Novembro de 2009. Anais. Disponível em: <http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/1033.pdf>. Acessado em 03 mar. 2018.

RICARDO, E. C.; FREIRE, J. C.A. A concepção dos alunos sobre a física do ensino médio: um estudo exploratório. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 29, n. 2, p. 251-266, 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbef/v29n2/a10v29n2.pdf >. Acessado em 03 mar. 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/S1806-11172007000200010

ROSA, C. W.; ROSA, Á. B. Ensino da Física: tendências e desafios na prática docente. Revista Iberoamericana de Educación, v. 43, N. 1, p. 1 -12, 2007, Número especial. Disponível em: <https://rieoei.org/RIE/article/view/2343>. Acessado em 03 mar. 2018. DOI: https://doi.org/10.35362/rie4312343

ROSA, G. P.; DEPS, V. L. Desatenção do Aluno e Estratégias de Aprendizagem no Contexto Escolar. Revista Científica Interdisciplinar, Nº 4, v. 2, artigo nº 22, Outubro/Dezembro 2015. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.17115/2358-8411/v2n4a22>. Acessado em 03 mar. 2018. DOI: https://doi.org/10.17115/2358-8411/v2n4a22

VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes Editora Ltda., 1998.

Publicado

2018-06-26

Cómo citar

ALVES DE AMORIM, Aline Mariane; SANTOS DOS REIS, Joisilany; MORAIS OLIVEIRA, Victoria Cristina; MARTINS SANTOS, Bianca. JOGO DE MÍMICA PARA O ENSINO DE PROPAGAÇÃO DO CALOR: CONDUÇÃO, CONVECÇÃO E IRRADIAÇÃO. Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente), [s. l.], vol. 3, n.º 1, p. 158–170, 2018. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p158-170.id142. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/606. Acesso em: 17 may. 2024.

Número

Sección

Las ciencias naturales y sus tecnologías.