JOGO DE MÍMICA PARA O ENSINO DE PROPAGAÇÃO DO CALOR: CONDUÇÃO, CONVECÇÃO E IRRADIAÇÃO

Autores

  • Aline Mariane Alves de Amorim UFAC
  • Joisilany Santos dos Reis UFAC
  • Victoria Cristina Morais Oliveira UFAC
  • Bianca Martins Santos UFAC

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p158-170.id142

Palavras-chave:

Ensino de física, Propagação de calor, Mímica

Resumo

O trabalho apresenta resultados para o uso de recursos didáticos diferenciados para o ensino de física, com o objetivo de facilitar o processo de ensino e aprendizagem. A aula proposta inclui a apresentação teórica dos conteúdos, especificamente sobre, calor sensível, calor latente e os processos de transmissão de calor: condução, convecção e irradiação. Além disso, a metodologia inclui o uso de um experimento de baixo custo, a resolução de exercícios, a execução do jogo “Gesticulando a Física”, e ao final, a aplicação do questionário investigativo sobre o recurso utilizado. A dinâmica proposta é mímica, inspirado no jogo “Imagem e Ação”, no qual um dos jogadores da equipe deve fazer mímica para o restante, de fenômenos físicos sobre situações do cotidiano. O restante do grupo deve descobrir a situação representada e qual o processo de transmissão de calor envolvido. Os Bolsistas do Programa Institucional de Iniciação à Docência da área de Física (PIBID/Física) da Universidade Federal do Acre (UFAC) ministraram a aula à estudantes do 3° ano do Ensino Médio em uma escola pública de Rio Branco-AC, dentro do projeto de extensão “Ciências na Escola: Experimentação e Teoria”. Os resultados mostram que a utilização da sequência didática proposta estimulou aos alunos à compreensão e fixação do conteúdo de forma facilitada e divertida. Além disso, a dinâmica proposta revelou ser um recurso promissor para o ensino de física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Aline Mariane Alves de Amorim, UFAC

Discente da Universidade Federal do Acre (UFAC). Bolsista do PIBID/Física – UFAC

Joisilany Santos dos Reis, UFAC

Discente da Universidade Federal do Acre (UFAC). Bolsista do PIBID/Física – UFAC

Victoria Cristina Morais Oliveira, UFAC

Discente da Universidade Federal do Acre (UFAC). Bolsista do PIBID/Física – UFAC

Bianca Martins Santos, UFAC

Doutorado pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora na Universidade Federal do Acre (UFAC)

Referências

BAIÃO, L. P. M.; CUNHA, R. G. Doenças e/ou disfunções ocupacionais no meio docente: uma revisão de literatura. Revista Formação@Docente, Belo Horizonte, v. 5, N. 1, jan/jun 2013. Disponível em: <http://www3.izabelahendrix.edu.br/ojs/index.php/fdc/article/view/344/0>. Acessado em 03 mar. 2018. DOI: https://doi.org/10.15601/2237-0587/fd.v5n1p6-21

BEZERRA, D. P.; GOMES, E. C. S.; MELO, E. S. N.; SOUZA, T. C. A evolução do ensino da física – perspectiva docente. Scientia Plena, v. 5, p. 094401-1 - 094401-8, 2009. Disponível em: <https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/viewFile/672/342>. Acessado em 03 mar. 2018.

BRASIL. PCN+: Orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais, Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: Ministério da Educação e Cultura, 2002.

CARUSO, F.; CARVALHO, M.; SILVEIRA, M. C. Uma proposta de ensino e divulgação de ciências através dos quadrinhos. Ciência & Sociedade, Rio de Janeiro, v. 8, 2002. Disponível em: <http://cbpfindex.cbpf.br/publication_pdfs/cs00802.2006_12_08_10_29_32.pdf>. Acessado em 03 mar. 2018.

CARVALHO, A. M. P.; PÉREZ, D. G.; Formação de Professores de Ciências: tendências e inovações. São Paulo: Cortez Editora, 9° Ed., 2009.

MEDINA, M. O teatro como ferramenta de aprendizagem da física e de problematização da natureza da ciência. Cad. Bras. Ens. Fís., v. 27, n. 2, p. 313-333, ago. 2010. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2010v27n2p313>. Acessado em 03 mar. 2018.

MORAES, J. U. P. A visão dos alunos sobre o ensino de física: um estudo de caso. SCIENTIA PLENA, v. 5, N. 11, p. 114809-1 - 114809-7, 2009. Disponível em: <https://www.scientiaplena.org.br/sp/article/view/736>. Acessado em 03 mar. 2018.

MOURA, M. O. (Org.) A série busca no jogo: do lúdico na matemática.14 Ed. São Paulo: Editora Ática, 1988.

MOYLES, J. R. Só brincar? O papel do brincar na educação infantil. Tradução: Maria Adriana Veronese. Porto Alegre: Artmed, 2002.

NAPOLITANO, M. Como usar o cinema na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2005.

NOVAK, J. D. Uma teoria de educação. São Paulo: Pioneira, 1981. Tradução de M. A. Moreira do original A theory of education, Cornell University Press, 1977.

PEREIRA, R. F.; FUSINATO, P. A.; NEVES, M. C. D. Desenvolvendo um jogo de tabuleiro para o ensino de física. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências VII Enpec, Florianópolis, 8 de Novembro de 2009. Anais. Disponível em: <http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/1033.pdf>. Acessado em 03 mar. 2018.

RICARDO, E. C.; FREIRE, J. C.A. A concepção dos alunos sobre a física do ensino médio: um estudo exploratório. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 29, n. 2, p. 251-266, 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbef/v29n2/a10v29n2.pdf >. Acessado em 03 mar. 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/S1806-11172007000200010

ROSA, C. W.; ROSA, Á. B. Ensino da Física: tendências e desafios na prática docente. Revista Iberoamericana de Educación, v. 43, N. 1, p. 1 -12, 2007, Número especial. Disponível em: <https://rieoei.org/RIE/article/view/2343>. Acessado em 03 mar. 2018. DOI: https://doi.org/10.35362/rie4312343

ROSA, G. P.; DEPS, V. L. Desatenção do Aluno e Estratégias de Aprendizagem no Contexto Escolar. Revista Científica Interdisciplinar, Nº 4, v. 2, artigo nº 22, Outubro/Dezembro 2015. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.17115/2358-8411/v2n4a22>. Acessado em 03 mar. 2018. DOI: https://doi.org/10.17115/2358-8411/v2n4a22

VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes Editora Ltda., 1998.

Downloads

Publicado

26.06.2018

Como Citar

ALVES DE AMORIM, Aline Mariane; SANTOS DOS REIS, Joisilany; MORAIS OLIVEIRA, Victoria Cristina; MARTINS SANTOS, Bianca. JOGO DE MÍMICA PARA O ENSINO DE PROPAGAÇÃO DO CALOR: CONDUÇÃO, CONVECÇÃO E IRRADIAÇÃO. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 3, n. 1, p. 158–170, 2018. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p158-170.id142. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/606. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias