O CÁLCULO DE CABEÇA E O SURDO: IMAGINANDO EM SINAIS

Autores

  • Walber Christiano Lima da Costa UFPA
  • Marisa Rosâni Abreu da Silveira UFPA

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2017.v2.n2.p124-137.id58

Palavras-chave:

Cálculo de cabeça, Surdos, Sinais, Imagens

Resumo

O ensino de matemática tem passado ao longo dos tempos por transformações, que muitas vezes atingem tanto no que diz respeito às propostas metodológicas dos professores em sala de aula, quanto em questões importantes tais como reformas curriculares. Percebemos que em meio a essas mudanças, o cálculo de cabeça tem perdido espaço nas salas de aula e com isso, há pouco interesse dos pesquisadores em atentar para essa questão tão importante no aprendizado da matemática. O presente artigo objetiva discutir questões acerca do cálculo de cabeça em alunos surdos levando em consideração que os surdos têm uma forma diferenciada de ver, entendemos que isso seja um indicativo à questão: Como o surdo realiza um cálculo de cabeça? Evidências apontam que o surdo calcula de cabeça a partir do uso das mãos, realizando sinais. Este estudo de cunho bibliográfico utiliza exemplos ocorridos a partir de situações vivenciadas pelos pesquisadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Walber Christiano Lima da Costa , UFPA

Doutorando em Educação em Ciências e Matemáticas (UFPA). Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas (UFPA). Professor da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA)

Marisa Rosâni Abreu da Silveira , UFPA

Professora Associada ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas do Instituto de Educação Matemática e Científica (PPGECM/IEMCI/UFPA)

Referências

BAKER, C.; PADDEN, C. Focusing on the nonmanual components of American Sign Language. In P. Siple (ed.) Understanding language through sign language research. Academic Press, New York, USA, 1978, 27-57.

BATTISON, R. Phonological deletion in American Sign Language. Sign Language Studies, 5, 1974, 1-19.

BRASIL. Lei n°. 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais -Libras, e dá outras providências. Brasília, 2002.

BRASIL. Decreto n°. 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei n°. 10.436, de 24 de abril de 2002 que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o Art. 18 da Lei n°. 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Brasília, 2005.

CARVALHO, Dione Lucchesi de. Metodologia do ensino da matemática. 4º Ed. – São Paulo: Cortez, 2011.

CENTURIÓN, Marília. Conteúdo e Metodologia da Matemática: Números e operações. Série Didática.2 ª Edição. Ed. Scipione. São Paulo, 1995.

FELIPE, Tanya Amaro. LIBRAS em contexto: Curso básico: Livro do estudante. 8ª ed. Rio de Janeiro: WalPrint, 2007.

GÓMEZ-GRANELL, Carmen. Rumo a uma epistemologia do conhecimento escolar: o caso da educação matemática. In: RODRIGO, M. J.; ARNAY, J. (Orgs.). Domínios do conhecimento, prática educativa e formação de professores. São Paulo: Ática, 1998. p. 15-41.

GONZÁLEZ, E. Necessidades Educacionais Especificas: Intervenção psicoeducacional. Trad. Daisy Vaz de Moraes. Porto Alegre, Artmed, 2007.

HEBECHE, Luiz. O conceito de imaginação em Wittgenstein.Nat. hum. [online]. 2003, vol.5, n.2, pp. 393-421. ISSN 1517-2430.

IFRAH, Georges. Os números: história de uma grande invenção. Tradução de Stella Maria de Freitas Senra. 4 ed. São Paulo, Globo, 1992.

KARAGIANNIS, A.; STAINBACK, W.; STAINBACK, S. Fundamentos do ensinoinclusivo. In: STAINBACK, Susan; STAINBACK, Willian. Inclusão: um guia para educadores. Trad. Magda França Lopes. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.

LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de; LODI, Ana Claudia Balieiro. A inclusão escolar bilíngue de alunos surdos: princípios, breve histórico e perspectivas. In: Uma escola, duas línguas: letramento em língua portuguesa e língua de sinais nas etapas iniciais de escolarização. 4. ed. Porto Alegre: Mediação, 2014.

LIMA, Priscila Augusta. Educação inclusiva e igualdade social. São Paulo: Avercamp, 2006.

MACHADO, Paulo César. A política educacional de Integração/Inclusão: um olhar do egresso surdo. Florianópolis: Ed. Da UFSC, 2008.

OLIVEIRA, Janine Soares de. A comunidade surda: perfil, barreiras e caminhos promissores no processo de ensino-aprendizagem em matemática. Rio de Janeiro: CEFET, 2005. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática), Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, 2005.

ROSAT, Jean-Jacques. Calculer “dans as tête”. Le problème philosofique du calcul mental. In: CHAUVIRÉ, C.; LAUGIER, S.; ROSAT. J.J (Orgs.). Wittgenstein: les mots de l’esprit. Paris: VRIN, 2001. (pp.315-332)

SÁ, Nídia Regina Limeira de. Cultura, poder e educação e surdos. Manaus: EDUA, Comped, INEP, 2002.

SKLIAR, Carlos B.(org). Educação e exclusão. Abordagens sócio-antropológicas em educação especial. Mediação, 1997.

STOKOE, W. Sign Language Structure. Silver Springs, Maryland: Linstok Press, 1960.

STROBEL, Karin. As imagens do outro sobre a cultura surda. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2008.

TARSKI, Alfred. A concepção semântica da verdade. São Paulo: Ed. Unesp, 2007. (Verdade e demonstração, p. 203-234). O conceito de verdade nas linguagens cotidiana ou coloquial, p. 22-33).

UNESCO. Declaração de Salamanca e linhas de ação sobre necessidades educativas especiais. Brasília: CORDE, 1994.

WITTGENSTEIN, Ludwig. Fichas (Zettel). Lisboa: Edições 70, 1989.

WITTGENSTEIN, Ludwig. Investigações Filosóficas. Rio de Janeiro: Coleção Pensamento Humano, 1996.

WITTGENSTEIN, Ludwig. Los Cuadernos azul y marrón. Madrid: Estructura y Funcion. Editorial Tecnos, 1968.

WITTGENSTEIN, Ludwig. Observaciones a los Fundamentos de la Matemática. Madrid, Alianza, 1978.

WITTGENSTEIN, Ludwig. Observações Filosóficas (OF). Tradução de Adail sobral e Maria Stela Gonçalves São Paulo: Loyola, 2005.

Downloads

Publicado

22.12.2017

Como Citar

LIMA DA COSTA , Walber Christiano; ABREU DA SILVEIRA , Marisa Rosâni. O CÁLCULO DE CABEÇA E O SURDO: IMAGINANDO EM SINAIS. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 2, n. 2, p. 124–137, 2017. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2017.v2.n2.p124-137.id58. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/622. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Matemática e suas tecnologias