ENSINO REMOTO: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2021.v6.n2.e029.id1109

Palavras-chave:

Matemática, Ensino remoto, Formação continuada, Educação básica

Resumo

Durante grande parte do ano de 2020, o mundo enfrentou uma pandemia (Covid-19) que potencializou incertezas vivenciadas nesse período. Este artigo tem por intento promover reflexões sobre o ensino da matemática no cenário remoto através da formação continuada desenvolvida através do aplicativo Google Meet com professores que ministraram aulas de matemática para os anos finais do Ensino Fundamental nos municípios de Luís Eduardo Magalhães-BA e Palmas-TO. O público da referida formação compõe o quadro de participantes numa pesquisa de mestrado cujo tema é formação continuada no espaço escolar: práticas criativas e a interinstitucionalidade. A metodologia utilizada foi a pesquisa participante, com abordagem qualitativa com caráter descritivo, direcionada pelos instrumentos: relatos dos professores e observação in loco. Os dados produzidos foram analisados mediante pesquisa bibliográfica. As considerações revelam reflexões acerca das dificuldades e possibilidades no ensino remoto, além de balizar a relevância da formação continuada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Eriene Macêdo de Moraes, UFT

Mestranda em Educação (UFT) Professora na Educação Básica (PMLEM) Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação (UFT)

Walber Christiano Lima da Costa, UFPA

Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas (UFPA) Professor na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) Professor Colaborador no Programa de Pós Graduação em Educação na Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Vânia Maria de Araújo Passos, UFT

Doutora em Educação, Pró-reitora de Gestão de Pessoas (UFT) Professora do Programa de Pós-graduação em Educação na Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Referências

BRASIL. LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n. 9394, de 20 de dezembro de 1996.

BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 26 jun. 2014. [Edição extra – seção 1].

D’AMBRÓSIO, Ubiratan. Educação Matemática da Teoria a Prática. 4ª Ed. São Paulo: Papirus, 1998.

MONTEIRO, A; JUNIOR, G.J. A Matemática e os Temas Transversais. São Paulo. Ed. Moderna Ltda, 2003.

DECLARAÇÃO DE SALAMANCA: Sobre princípios, políticas e práticas na área das necessidades educativas especiais. Salamanca, 1994

FONSECA, João José Saraiva da. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

GADOTTI, Moacir. Boniteza de um sonho: ensinar-e-aprender com sentido. 2. ed. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2011.

LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. Goiânia: Alternativa, 2004.

NÓVOA, Antônio. Formação de professores e profissão docente. In. NÓVOA, Antônio (org.). Os professores e a sua formação. 2. Ed. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1995. p. 13-33.

SACRISTÁN, José Gimeno. Tendências investigativas na formação de professores. In: PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro. Professor Reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2005. p. 81-87.

SACRISTÁN, José Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3ªed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A Cruel Pedagogia do Vírus. São Paulo: Boitempo, 2020.

SKOVSMOSE, Ole. Inclusões, encontros e cenários. Educação Matemática em Revista, [s. l], v. 64, p. 16-32, dez. 2009. Disponível em: http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/revista/index.php/emr/index. Acesso em: 11 maio 2021.

VYGOTSKY, Lev Semionovitch. A formação social da mente. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007. Tradução de José Cipolla Neto, Luis Silveira Menna Barreto, Solange Castro Afeche

Downloads

Publicado

31.08.2021

Como Citar

MACÊDO DE MORAES, Eriene; LIMA DA COSTA, Walber Christiano; ARAÚJO PASSOS, Vânia Maria de. ENSINO REMOTO: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 6, n. 2, p. e029, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2021.v6.n2.e029.id1109. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/315. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Matemática e suas tecnologias