LITERATURA, SALA DE AULA E AS PALAVRAS PONTIAGUDAS
DOI:
10.23926/RPD.2526-2149.2017.v2.n2.p216-228.id71Palavras-chave:
Literatura brasileira, Perspectiva, Perspectiva. Ensino MédioResumo
Neste artigo estão presentes apontamentos inerentes a fragmentos literários, como ferramentas para abordagens dialogadas e suas possibilidades críticas de aprendizado. Privilegiamos o contexto do Ensino Médio, por apresentar-se como momento importante da vida estudantil, ao proporcionar aberturas mais amplas para o conhecimento e questionamento de mundo. O texto literário aqui é encarado como provocador de perspectivas histórico-sociais, para além das especificidades estruturadoras da linguagem. Para isso, recorremos a autores e obras cujas propostas escriturais não pertencem a um mesmo espaço-tempo, nem ao mesmo gênero em dois dos casos, haja vista que nosso objetivo é, antes de tudo, discorrer sobre alternativas de leitura. Os trechos analisados, portanto, pertencem a Glossário, poema de Narlan Matos; Memórias póstumas de Brás Cubas, romance de Machado de Assis; Tenda dos milagres, romance de Jorge Amado; Quarto de despejo, diário de Carolina Maria de Jesus; Cidade de Deus, romance de Paulo Lins. A partir dessas composições da arte literária, construímos uma via de discussão sobre os meandros inconclusivos da sala de aula.
Downloads
Métricas
Referências
AMADO, Jorge. Tenda dos milagres. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
ASSIS, Machado de. Memórias póstumas de Brás Cubas. Rio de Janeiro: Nova Aguiar, 1994.
BAKHTIN, Mikhail. Problemas da poética de Dostoiévski. Trad. Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Florense Universitária, 1997.
CASTRO, Eduardo Viveiros de. A inconstância da alma selvagem e outros ensaios de antropologia. São Paulo: Cosac & Naify, 2002.
DINIZ, Alai. ¿Cómo leer jugando? PANAMBI y el vuelo entre poema; performance y socialidad. 8.º Congreso mundial para el talento de la niñez. Sucre, 2015.
JESUS, Carolina Maria de. Quarto de despejo: diário de uma favelada. São Paulo: Ática, 1993.
LINS, Paulo. Cidade de Deus. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
MATOS, Narlan. Elegia ao novo mundo e outros poemas. Rio de Janeiro: 7Letras, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.