INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA PELA PESQUISA COMO ESTRATÉGIA DE ESTÁGIO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DO SISTEMA CARDIOVASCULAR
DOI:
10.23926/RPD.2526-2149.2017.v2.n2.p270-291.id82Palavras-chave:
Ensino e Aprendizagem de Ciências, Intervenção Pedagógica pela Pesquisa, Estágio Supervisionado, Sistema CardiovascularResumo
O objetivo do trabalho foi analisar a aplicação, o desenvolvimento e a avaliação de uma intervenção pedagógica sobre o ensino do sistema cardiovascular com aplicação de modelo e a prática com um coração suíno no 8º ano do Ensino Fundamental no âmbito do Estágio Supervisionado. Para isto realizou-se um experimento com 32 estudantes de uma escola pública de Timon/MA, no âmbito do estágio docente do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) campus Timon. Foram desenvolvidas aulas teóricas e um modelo pedagógico e uma atividade prática anatômica comparada sobre o sistema cardiovascular. A coleta de dados ocorreu por meio de observações do pesquisador, literatura eleita e questionário fechado com os estudantes. Constatou-se que modelos didáticos são ferramentas que possibilitam a compreensão dos aspectos fisiológicos do sistema orgânico com maior facilidade e, que a prática por meio do coração suíno além do contato materializado com o órgão proporcionou a assemelhação dos conceitos com o cotidiano numa relação dialética da teoria com a prática. Concluiu-se que as atividades desenvolvidas dão sentido a teoria e são de suma relevância para a melhoria no ensino de Ciências.
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