ESCRITAS LITERÁRIAS CONTEMPORÂNEAS: UM ESTUDO SOBRE POÉTICAS PÓS-MODERNISTAS
DOI:
10.23926/rpd.v2i1.27Palavras-chave:
Poéticas pós-modernistas, Literatura, Poemas, PolíticaResumo
Este trabalho analisa manifestações artísticas atuais que poderiam ser interpretadas como formas líricas da literatura. Trata-se de poemas escritos para fazer parte da paisagem urbana, a poesia utilizada em muros e paredes das cidades, como instrumentos de reflexão e resistência às ações sociais de opressão e violência, o que deriva a natureza predominantemente política dessas poéticas pós-modernistas. A pesquisa baseou-se na seleção de 50 imagens de poemas curtos transcritos em muros de cidades brasileiras, a fim de compor uma amostra aleatória de textos poéticos que pudessem revelar características comuns a essas produções. Os textos foram organizados e categorizados por meio da análise de conteúdo, a partir dos elementos temáticos mais representativos.
Downloads
Métricas
Referências
ABDALA JUNIOR, B. Literatura, história e política. Cotia-SP: Ateliê, 2007.
BACHELARD, G. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
BOAL, A. Teatro do oprimido e outras poéticas políticas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012.
COSSON, R. Letramento literário. São Paulo: Contexto, 2011.
HUTCHEON, L. Una poética del postmodernismo. Buenos Aires: Prometeo, 2014.
MARQUES, R. e BITTENCOURT, G. (Org.)Limiares críticos. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.
OLIVEIRA, A.V. Teoria do romance moderno em A insustentável leveza do ser de Milan Kundera. Revista Athena. Vol.7 nº2, 2014.
OLIVEIRA, A. V. Língua e ensino. A experiência literária em foco. Revista de Letras Norteamentos – Estudos Literários, Sinop – MT, Vol.8, nº15, jan/jun. 2015
OLIVEIRA, A. V. O imperativo da mudança no ensino da literatura: repensando os métodos a partir de temas geradores. Revista Prática Docente – RPD Confresa-MT. Vol.1 nº 1. Julho/Dezembro, 2016.
OLIVEIRA, A. V.; SANTOS, L. S. C.; KUABARA, S. Y. Transformando o ensino de literatura: uma reflexão sobre tradição e eurocentrismo. Diálogo das Letras, Pau dos Ferros – RN, v. 05, n. 01, p. 160-174, jan./jun. 2016.
PAIVA, A. et al. (Org.) Leituras literárias: discursos transitivos. Belo Horizonte: Ceale/Autêntica, 2008.
SILVA, A. R. Estudos literários em perspectiva: literatura, arte e educação. Cáceres-MT: Unemat, 2013.
WILLIAMS, R. Política do modernismo. São Paulo: Unesp, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.