THE PEDAGOGICAL PRACTICE OF TEACHERS IN THE EARLY YEARS: INVESTIGATING THEIR DIFFICULTIES

Authors

DOI:

10.23926/RPD.2021.v6.n2.e044.id1149

Keywords:

Early years, Teachers, Difficulties, Teaching practice

Abstract

This article presents the results of a survey carried out with teachers in the early years of three municipal schools in a city in Rio Grande do Sul, Brazil. The aim of this study was to identify the difficulties faced by teachers in the early years in their teaching practice. It was an exploratory qualitative research, where the target audience were sixteen teachers. For data collection, interviews were conducted and for their analysis, Discursive Textual Analysis was used. The results of the study allow us to infer that the main difficulties faced are related to the student's interest, learning difficulties, social problems and the absence of the family at school. The study also made it possible to observe the need for continued training within school spaces, in order to enable teachers to work with different issues, allowing for a dialogue about the difficulties that arise in their practice

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Bruna Ambros Baccin, UFSM

Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (UFSM) Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (PPGECQVS/UFSM)

Luiza Frigo Pinto, UFSM

Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (UFSM) Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (PPGECQVS/UNIPAMPA)

Renato Xavier Coutinho, UFSM

Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (PPGECQVS/UFSM) Pró-reitor de Ensino do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde

References

ANTUNES, Helenise Sangoi; RIBAS, Juliana da Rosa. O caderno de educação do campo: possibilidades de reflexão sobre o Pacto Nacional pela alfabetização na idade certa. Políticas educativas, v.8, n.2, p. 104-118, 2015. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Poled/article/view/56224/34807. Acesso em: 16 out. 2020.

ARRUDA, Tatiana Santos. A Criatividade no Trabalho Pedagógico do Professor e o Movimento em sua Subjetividade. 2014. 271 f. Brasília: Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2014. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/17574. Acesso em:15 de out. 2020.

BERTTI, Carolina Teixeira. A influência dos aspectos emocionais nos distúrbios de aprendizagem. REnCiMa, v. 9, n.5, p. 01-13, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.26843/rencima.v9i5. Acesso em: 25 out. 2020. DOI: https://doi.org/10.26843/rencima.v9i5.2028

BORGES, Tiago Silva; ALENCAR, Gidélia. Metodologias ativas na promoção da formação crítica do estudante: o uso das metodologias ativas como recurso didático na formação crítica do estudante do ensino superior. Cairu em Revista, n.4, v.3, p. 119-143, 2014. Disponível em: https://www.cairu.br/revista/artigos4.html. Acesso em: 29 set. 2020.

BRASIL. Lei nº 8.069 de 13 de julho de 1990. Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 1990. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm. Acesso em: 27 set. 2020.

BRASIL. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 19 set. 2020.

BRASIL. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/rcnei_vol1.pdf. Acesso em: 28 out. 2020.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia. Conselho Nacional da Educação. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2006. Disponível em: https://www.ufrgs.br/pedagogia/legislacao/diretrizes-curriculares-nacionais. Acesso em: 17 nov. 2020.

BRASIL. Lei nº 13.146 de 6 de julho de 2015. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 26 nov. 2020.

CAIXETA, Sara da Silva. Unidocência: uma análise do trabalho pedagógico de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental. 2017.134 f. Minas Gerais: Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20691. Acesso em: 05 nov. 2020.

CARVALHO, Maria Aparecida Alves Sobreira et al. A formação de professores para educação inclusiva. In: XIII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 13, 2017, Curitiba. Anais... Curitiba: Editora Universitária Champagnat, 2017, p. 10501-10518. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/22981_11845.pdf. Acesso em: 05 nov. 2020.

CATÃO, Maria de Fátima. O ser humano e problemas sociais: questões de intervenção. Temas em Psicologia, v. 19, n. 2, p. 459-465. 2011. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/tp/v19n2/v19n2a09.pdf. Acesso em: 19 out. 2020.

CRUZ, Shirleide Pereira da Silva; RAMOS, Nathália Barros; SILVA, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da. Concepções de polivalência e professor polivalente: uma análise histórico‐legal. Revista HISTEDBR On-line, v.17, n.4, p.1186-1204, 2017. DOI 10.20396/rho.v17i2.8645863. Acesso em: 05 nov. 2020. DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v17i2.8645863

CUNHA, Eugênio. Autismo inclusão: psicopedagogia práticas educativas na escola e na família. 7 ed. Rio de Janeiro: Wak, 2011.

FORTUNA, Volnei. A relação teoria e prática na educação em Freire. Revista Brasileira de Ensino Superior, n. 1, v. 2, p. 64-72, 2015. Disponível em: https://seer.imed.edu.br/index.php/REBES/article/view/1056/746. Acesso em: 16 out. 2020. DOI: https://doi.org/10.18256/2447-3944/rebes.v1n2p64-72

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

GATTI, Bernadete Angelina; NUNES, Marina Muniz Rossa. Formação de professores para o ensino fundamental: estudo de currículos das licenciaturas em pedagogia, língua portuguesa, matemática e ciências biológicas. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 2009. em: http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/textos_fcc/arquivos/1463/arquivoAnexado.pdf. Acesso em: 10 de fev.2020.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2010.

GOMES, Alessandra de Oliveira Capuchinho. A função social da escola: uma análise das significações constituídas pelos gestores, professores, pais e alunos de uma escola pública paulista. 2014. 525f. São Paulo: Tese (Doutorado em Educação: Psicologia da Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16164. Acesso em: 25 de out.2020.

GONÇALVES, Josiane Peres; FARIA, Adriana Horta de.; REIS, Maria das Graças Fernandes de Amorim dos. Olhares de professores homens de Educação Infantil: conquistas e preconceitos. Perspectiva, v. 34, n. 3, p. 988-1014, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2016v34n3p988/pdf_1. Acesso em: 07 set. 2020. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-795X.2016v34n3p988

GONÇALVES, Sara Sofia Basílio. Envolvimento do aluno na escola, perceção de apoio familiar e desempenho escolar. 2017. 103 f. Portugal: Dissertação (Mestrado em Psicologia da Educação) - Universidade da Madeira, Portugal, 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.13/1909. Acesso em: 25 de out.2020.

HAGE, Salomão Antônio Mufarrej. Transgressão do Paradigma da (Multi) seriação como referência para a construção da escola pública do campo. Educação & Sociedade, v. 35, n. 129, p. 1165-1182, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v35n129/0101-7330-es-35-129-01165.pdf. Acesso em: 19 out. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/ES0101-73302014144531

IVENICKI, Ana. A Escola e seus Desafios na Contemporaneidade. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v.27, n.102, p. 1-8, 2019. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362018002700001 DOI: https://doi.org/10.1590/s0104-40362018002700001

LEAL, Regina Barros. Planejamento de Ensino: peculiaridades significativas. Revista Iberoamericana de Educación, v. 27, n.03, p. 1-6, 2005. https://doi.org/10.35362/rie3732705. Acesso em: 03 out. 2020. DOI: https://doi.org/10.35362/rie3732705

LEONE, Naiara Mendonça. Necessidades formativas dos professores dos anos iniciais na sua inserção no exercício da docência. 2011. 320 f. São Paulo: Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, São Paulo, 2011. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/90200. Acesso em: 29 out. 2020.

LIMA, Vanda Moreira Machado. Formação do professor polivalente e os saberes docentes: um estudo a partir de escolas públicas. 2007. 282f. São Paulo: Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-12032009-111920/en.php. Acesso em: 05 nov. 2020.

LIMA, Vanda Moreira Machado. A complexidade da docência nos anos iniciais na escola pública. Nuances: estudos sobre educação, v. 22, n. 23, p. 148-166, 2012. http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v22i23.1767 DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v22i23.1767

LONGHINI, Marcos Daniel. O conhecimento do conteúdo científico e a formação do professor das séries iniciais do Ensino Fundamental. Investigações em Ensino de Ciências, 13(2), p. 241-253, 2008. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/441. Acesso em: 01 out. 2020.

LÓPEZ, Jaume Sarramona. Educação na família e na escola: o que é, como se faz. 2 Ed. São Paulo: Editora Loyola, 2009.

LOURO, Guacira Lopes. Mulheres na sala de aula. In: PRIORE, Mary Del (Org.). História das mulheres no Brasil. 8 ed. São Paulo: Contexto, 2006.

MARCELO, Carlos. Desenvolvimento profissional docente: passado e futuro. Ciências da Educação, n.8, 2009, p.7-22. Disponível em: http://www.unitau.br/files/arquivos/category_1/MARCELO_Desenvolvimento_Profissional_Docente_passado_e_futuro_1386180263.pdf. Acesso em: 25 out. 2020.

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise Textual Discursiva. 3 ed. Ijuí: Unijuí, 2016.

PARENTE, Cláudia da Mota Darós. Escolas Multisseriadas: a experiência internacional e reflexões para o caso brasileiro. Ensaio: Avaliação e Políticas públicas em Educação, v.22, n. 82, p. 57-88, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-40362014000100004. Acesso em: 14 jun. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40362014000100004

POZO, Juan Ignácio.; CRESPO, Miguel Angel Gomes. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

POZO, Juan Ignacio. Aprendizes e mestres: a nova cultura da aprendizagem. Trad.: Ernani Rosa. Porto Alegre: Artmed, 2002.

SANTOS, Andréia dos. Planejamento de ensino: suas contribuições no processo de ensino e aprendizagem na escola municipal Papa Pio XII. 2013. 43f. Curitiba: Monografia (Especialização em Educação: Métodos e técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013. Disponível em: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20901. Acesso em: 05 de out. 2020.

SATYRO, Natália; SOARES, Sergei. A infraestrutura das escolas brasileiras de ensino fundamental: um estudo com base nos censos escolares de 1997 a 2005. Brasília: IPEA, 2007. Disponível em: https://ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/TDs/td_1267.pdf. Acesso em: 28 out. 2020.

SAWAYA, Sandra Maria. Desnutrição e baixo rendimento escolar: contribuições críticas. Estudos Avançados, v.20, n. 58, p. 133-146, 2006. Disponível: https://www.scielo.br/pdf/ea/v20n58/13.pdf?fbclid=IwAR1xrD62xDRpYiEpnPTkitEtixtxtC7Usy7dUKLSD1esbm8_768gOMidow8. Acesso em: 28 mar. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-40142006000300015

SCHÖN, Donald. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, Antônio (coord.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1992.

SILVA, Daniela Neves da. A Desmotivação do Professor em Sala de Aula, nas Escolas Públicas do Município de São José dos Campos - SP. 2012. 52f. Curitiba: Monografia (Especialização em Gestão Pública Municipal), Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2012. https://doi.org/10.17765/1516-2664.2020v25n1p210-226 DOI: https://doi.org/10.17765/1516-2664.2020v25n1p210-226

SILVA, Jamile Beatriz Carneiro; SCHNEIDER, Ernani José. Aspectos socioafetivos do processo de ensino e aprendizagem. Revista de divulgação técnico-científica do ICPG, v.3, n.11, p. 83-87, 2007. Disponível em: https://silo.tips/download/aspectos-socioafetivos-do-processo-de-ensino-e-aprendizagem. Acesso em: 03 out. 2020.

SILVEIRA, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto; FABRI, Fabiane. Formação continuada para professores dos anos iniciais: enfoque ciência, tecnologia, sociedade (cts) no ensino de ciências. REnCiMa, v. 11, n.4, p. 169-190, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.26843/rencima.v11i4. Acesso em:10 out. 2020. DOI: https://doi.org/10.26843/rencima.v11i4.1704

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2014. DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.17i2.0010

TESTONI, Leonardo et al. Ensino de Ciências nas séries iniciais: repensando a formação docente no Brasil. Revista Tecné, Episteme y Didaxis: TED, n. extraordinário, p. 76-85, 2016. Disponível em: https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/TED/article/view/4423. Acesso em: 14 out. 2020.

TONCHE, Josiane Cipriano da Silva. O desinteresse dos alunos das séries iniciais do ensino fundamental pela educação escolar: causas e possíveis intervenções. 2014. 20 f. Curitiba: Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica), Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2014. Disponível em: https://hdl.handle.net/1884/47110. Acesso em: 07 de out. 2020.

VIECHENESKI, Juliana Pinto; CARLETTO, Márcia. Por que e para quê ensinar ciências para crianças. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Tecnologia, v. 6, n. 2, 2013. DOI: 10.3895/S1982-873X2013000200014. DOI: https://doi.org/10.3895/S1982-873X2013000200014

VIEIRA, Alexia Júlia Lima. Os desafios da profissão docente vivenciados por professores/as com diferentes tempos de carreira. 2019. 78 f. Paraíba: Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/15249/1/AJLV29052019.pdf. Acesso em: 17 dez. 2020.

WACHOWICZ, Lilian Anna. Pedagogia mediadora. 1 ed. Petrópolis: Vozes, 2009.

Published

2021-08-31

How to Cite

AMBROS BACCIN, Bruna; FRIGO PINTO, Luiza; XAVIER COUTINHO, Renato. THE PEDAGOGICAL PRACTICE OF TEACHERS IN THE EARLY YEARS: INVESTIGATING THEIR DIFFICULTIES. Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher), [s. l.], vol. 6, no. 2, p. e044, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2021.v6.n2.e044.id1149. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/330. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

Human sciences and their technologies