ANALYSIS OF THE PROFILE OF THE STUDENTS OF THE SUBSEQUENT TECHNICAL COURSE IN EVENTS OF THE IFPR - CWB CAMPUS: REFLECTIONS AND PROPOSITIONS

Authors

DOI:

10.23926/RPD.2021.v6.n2.e049.id1059

Keywords:

Profile, Students, Newcomers, Finishers, Events

Abstract

The Professional Education has become established as the main training tool, supplying qualified human capital with market demands. In Brazil, technical education subsequent to high school saw an opportunity in the Federal Networks to prepare professionals for unionized market areas. From the recognition of market demands to the adequacy of courses and curricula, in the country’s IF’s, it was noticed that there is little correlation between the reality and expectations of professionals, when entering the world of work. The objective of this study was to analyze the Subsequent Technical Course in Events of the Federal Institute of Paraná - Campus Curitiba to understand the sociodemographic realities, skills and expectations of its students in relation to the course and, thus, relate its offer to demand in adapting expectations to reality. With a methodology consisting of qualitative and quantitative research, results were obtained that were able to propose curricular adjustments in the disciplinary approaches of the Pedagogical Course Project and to identify developments for new training proposals.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Mayna de Aquino, UFPR

Mestre em Turismo (UFPR) Professora substituta no Curso Técnico Subsequente em Eventos do IFPR – Campus Curitiba

Cássia Cristina Moretto da Silva, UFPR

Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento (UFPR) Professora no Curso Técnico Subsequente em Eventos do IFPR – Campus Curitiba

Marco Aurelio Visintin, CEFET

Mestre em Informática Industrial (CEFET-PR) Professor no Curso Técnico Subsequente em Eventos do IFPR - Campus Curitiba

Luiz Ailil Vianna Martins, UNIVALI

Mestre em Turismo e Hotelaria (UNIVALI) Professor no Curso Técnico Subsequente em Eventos do IFPR - Campus Curitiba

References

ANDRADE, Francisca Rejane Bezerra; CRUZ, Juliane Barros. Juventudes e Educação Profissional: um estudo de caso junto aos jovens que cursam o ensino médio integrado ao ensino técnico no IFCE - Campus Fortaleza. Educação e Emancipação, São Luís , v. 9, n. 3, p. 39-61, Edição Especial 2016. DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319.v9n3p39-61

ARAÚJO, Ronaldo Marcos de Lima; RODRIGUES, Doriedson do Socorro. Referências sobre práticas formativas em Educação Profissional: o velho travestido de novo ante o efetivamente novo. In: ARAÚJO, Ronaldo Marcos de Lima; RODRIGUES, Doriedson do Socorro. (Org.). Filosofia da práxis e dialética da educação profissional. Campinas, SP: Autores Associados, 2011. p. 7 - 45, v. 1.

AQUINO, Mayna de; TELES, Margarete Araujo. (2019). Análise do perfil sociodemográfico e profissional do Promotor de eventos de Curitiba e Região Metropolitana (Paraná, Brasil). Revista de Turismo Contemporâneo, 7, Edição Especial, 85-103. DOI: https://doi.org/10.21680/2357-8211.2019v7n0ID16911. DOI: https://doi.org/10.21680/2357-8211.2019v7n0ID16911

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo da Educação Básica 2019: Resumo Técnico. Brasília, 2020. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/documents/186968/484154/RESUMO+T%C3%89CNICO+-+CENSO+DA+EDUCA%C3%87%C3%83O+B%C3%81SICA+2019/586c8b06-7d83-4d69-9e1c-9487c9f29052?version=1.0. Acesso em: 20 out. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Centenário da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, 2009. disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/centenario/historico_educacao_profissional.pdf. Acesso em: 21 out. 2020.

BRASIL. Portaria nº 646, de 14 de maio de 1997. Regulamenta a implantação do disposto nos artigos 39 a 42 da Lei Federal nº 9.394/96 e no Decreto Federal nº 2.208/97 e dá outras providências (trata da Rede Federal de educação tecnológica). Diário Oficial da União, Brasília, 15 mai. 1997b.

BRASIL, Lei nº 11.741, de 16 de julho de 2008. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para redimensionar, institucionalizar e integrar as ações da educação profissional técnica de nível médio, da educação de jovens e adultos e da educação profissional e tecnológica. Diário Oficial da União, Brasília, 16 jul. 2008. 2008a. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11741.htm. Acesso em: 22 ago. 2020.

BRASIL. Lei n° 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, p. 1, 30 dez. 2008. 2008b. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm. Acesso em: 03 nov. 2020.

BILERT, Vania Souza; BISCOLI, Fabian Veloso. Perfil dos discentes (ingressantes e concluintes) de secretariado executivo: um estudo comparativo nas instituições de ensino superior (IES) públicas. Revista de Gestão e Secretariado, São Paulo, v. 2, n. 2, p.33-57, jul./dez. 2011. DOI: https://doi.org/10.7769/gesec.v2i2.54

BOSCARDIN, Jardel; PAIM, Aline Ferreira; RORATO, Daniele Guarienti; CERA, Jossana Ceolin; MAZIERO, Sandra Maria e; PEREIRA, Ascísio dos Reis. Aspectos do perfil discente do curso técnico em paisagismo da Universidade Federal de Santa Maria. Rev. Gest. Aval. Educ. Santa Maria v. 5 n. 9 Jan./jun. 2016, p. 21-30. DOI: https://doi.org/10.5902/2318133818881

CARVALHO, William Ladeia de.; REJOSWKI, Mirian. Tecnologia em eventos da Faculdade Hotec, São Paulo: proposta de formação versus atuação profissional de egressos. Revista Hospitalidade. São Paulo, v. IX, n. 1, p. 82 - 104, junho 2012.

CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativos, quantitativos e mistos. (3a. ed.). Porto Alegre: Artmed, 2010.

CRESWELL, John W. Investigação qualitativa e projeto de pesquisa. Porto Alegre: Penso Editora LTDA, 2014.

CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA. Manual de Eventos. Brasília: CNI, 2005.

CUNHA, Luiz Antônio. O ensino profissional na irradiação do industrialismo. São Paulo: UNESP; Brasília: Flacso, 2000.

CURITIBA CONVENTION & VISITORS BUREAU. Relatório de Gestão 2011-2014. Curitiba Região e Litoral, 2014. Disponível em: http://www.curitibacvb.com.br/ckfinder/userfiles/files/Relat%C3%B3rio(1).pdf. Acesso em: 09 nov. 2020.

INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO (IFSP) - Campus Avaré. Projeto Pedagógico Curso Técnico em Eventos. Avaré, 2012. Disponível em: https://avr.ifsp.edu.br/images/pdf/Eventos/PPC%20EVENTOS%20CONCOMITANTE.pdf. Acesso em: 23 out. 2020.

INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO (IFSP) - Campus Barretos. Projeto Pedagógico Projeto Pedagógico do Curso Técnico Em Eventos Concomitante/Subsequente. Barretos, 2014. Disponível em: https://brt.ifsp.edu.br/phocadownload/userupload/202599/PPC_Eventos_Barretos_Versao_Dez_2016.pdf. Acesso em: 23 out. 2020.

INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA (IFFARROUPILHA) - Campus São Borja. Projeto Pedagógico do Técnico em Eventos Integrado. São Borja, 2020. Disponível em: https://www.iffarroupilha.edu.br/component/k2/attachments/download/315/92104ed8c026eebb1e0a95d654a8b1ea. Acesso em: 23 out. 2020.

INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA (IFFARROUPILHA) - Campus São Borja. Projeto Pedagógico Do Curso Técnico em Eventos Subsequente. São Borja, 2014. Disponível em: https://www.iffarroupilha.edu.br/component/k2/attachments/download/316/086cb68b49930b9e5027def94ecde21c. Acesso em: 23 out. 2020.

INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE (IFFLUMINENSE) - Campus Campos Centro e Cabo Frio. Projeto Pedagógico Curso Técnico em Eventos na modalidade a Distância. Campos Centro e Cabo Frio, 2012. Disponível em: http://portal1.iff.edu.br/nossos-campi/campos-centro/cursos/educacao-a-distancia/tecnico-em-eventos-na-modalidade-da-educacao-a-distancia/ppc_eventos.pdf. Acesso em: 23 out. 2020.

INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ (IFCE) - Campus Aracaú. Projeto Pedagógico de Curso Técnico em Eventos. Aracaú, 2015. Disponível em: https://ifce.edu.br/acarau/menu/cursos/tecnicos/subsequentes/eventos/pdf/ppc-de-eventos.pdf/@@download/file/ppc%20de%20eventos.pdf. Acesso em: 23 out. 2020.

INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS (IFMG) - Campus Belo Horizonte. Projeto Pedagógico de Curso Técnico Em Eventos. Belo Horizonte, 2016. Disponível em: https://www2.ifmg.edu.br/portal/extensao/pronatec/cursos/cursos-tecnicos/projeto-pedagogico-de-curso-tecnico-em-eventos/@@download/file/PPC%20T%C3%A9cnico%20em%20Eventos.pdf. Acesso em: 23 out. 2020.

INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ (IFPR) - Campus Curitiba. História. Curitiba, 2019. Disponível em: https://reitoria.ifpr.edu.br/institucional/o-instituto/historia/. Acesso em: 23 out. 2020.

INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ (IFPR) - Campus Curitiba. PPC - Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Eventos. Curitiba, 2019. Disponível em: https://curitiba.ifpr.edu.br/wp-content/uploads/2021/02/1.-PPC-T%C3%A9cnico-em-Eventos-2020.pdf. Acesso em 08 fev. 2021.

INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ (IFPR) - Campus Curitiba. PPC - Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Eventos. Curitiba, 2014. Disponível em: http://curitiba.ifpr.edu.br/wp-content/uploads/2010/12/PPC-2014-Curso-T%C3%A9cnico-em-Eventos-Reformulado.pdf. Acesso em 03 set. 2020.

INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (IFRS) - Campus Osório. Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Eventos Subsequente ao Ensino Médio. Osório, 2019. Disponível em: https://ifrs.edu.br/osorio/tecnico-em-eventos/ppc-eventos-08-02-2019-versao-final-1/. Acesso em: 23 out. 2020.

INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA (IFSC) - Campus Florianópolis-Continente. Projeto Pedagógico de Curso Técnico em Eventos. Florianópolis, 2017. Disponível em: https://sig.ifsc.edu.br/sigaa/verProducao?idProducao=138689&key=407117ec9d7c01f8dc135231f59b0c3e. Acesso em: 23 out. 2020.

INSTITUTO FEDERAL DO TOCANTINS (IFTO) - Campus Palmas. Matriz curricular do Curso Técnico em Eventos. Palmas, 2015. Disponível em: http://www.ifto.edu.br/palmas/campus-palmas/cursos-palmas/tecnicos/integrado-regular/tecnico-em-eventos/grade-curricular/grade-curricular-ti-eventos.pdf/view. Acesso em: 23 out. 2020.

INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN) - Campus Canguaretama. Projeto Pedagógico do Curso Técnico de Nível Médio em Eventos. Natal, 2014. Disponível em: https://portal.ifrn.edu.br/ensino/cursos/cursos-tecnicos-de-nivel-medio/tecnico-integrado/tecnico-em-eventos/at_download/coursePlan. Acesso em: 23 out. 2020.

KUENZER, Acácia Zeneida. (Org.). Ensino Médio: construindo uma proposta para os que vivem do trabalho. São Paulo: Cortez, 2000.

KUENZER, Acácia Zeneida. Ensino médio e profissional: as políticas do Estado neoliberal. 3.ed. São Paulo: Cortez, 2001

LINS, Maria Judith Sucupira da Costa; MIYATA, Edson Seiti. Avaliando a aprendizagem de criatividade em uma oficina pedagógica. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v.16, n.60, jul./set. 2008, p.455-468 DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40362008000300008

MACHADO, Maria Lucia Büher. Formação profissional e modernização no Brasil (1930-1960): uma análise à luz das reflexões teórico-metodológicas de Lucie Tanguy. Educ. Soc. [online]. 2012, vol.33, n.118, pp.97-114. ISSN 1678-4626. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302012000100007. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302012000100007

MENDONÇA, Aline Graciele. Ensino técnico de nível médio: momentos de prestígio e de esquecimento se alternando durante a história da educação profissional no Brasil. Horizontes, Bragança Paulista, v.32, n.2, p. 87-99, jul./dez. 2014. DOI: https://doi.org/10.24933/horizontes.v32i2.178

MOTTA, Paulo Tadeu Rabelo da. O perfil do aluno de cursos técnicos ou parem as máquinas: o aluno envelheceu. Revista EIXO, Brasília - DF, v.3 n.2, julho – dez. 2014. DOI: https://doi.org/10.19123/eixo.v3i2.145

MORAZ, Caterine Pereira. A formação profissional: trajetórias e expectativas dos estudantes dos cursos técnicos subsequentes. 2015. 197 f. Dissertação (Mestrado) Programa de Pós-Graduação em Tecnologia. Área de Concentração: Tecnologia e Sociedade, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015. Disponível em: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/2613/1/CT_PPGTE_M_Moraz%2C%20Caterine%20Pereira_2016..pdf. Acesso em: 26 fev. 2020.

MOURA, Dante Henrique. Educação básica e educação profissional e tecnológica: dualidade histórica e perspectiva de integração. Holos, Natal, ano 23, v.2, 2007. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/ar;cle/viewFile/11/110. Acesso em: 30 out. 2017. DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2007.11

Rede CAFe federado IFPR. Disponível em: https://shibboleth.ifpr.edu.br/idp/profile/SAML2/Redirect/SSO. Acesso em: 05 de mai. 2020.

ROCHA-PINTO, Sandra Regina da; BEZERRA, Kátia Regina. Desenvolvimento de competências em escolas técnicas: as visões de contratados e contratantes. Administração: Ensino e Pesquisa, Rio de Janeiro, v.15, n.2, p. 351-379, abr./jun. 2014. DOI: https://doi.org/10.13058/raep.2014.v15n2.25

SILVA, Mariléia Maria da; GUEDES, Thaís. Formação dos trabalhadores para o capital: uma análise de projetos pedagógicos de cursos técnicos subsequentes do IFSC, campus Florianópolis. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 3, set./dez. 2018, p. 102-120 DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v3i9.182

SOARES, Maria Lúcia da Silva. O mercado profissional do turismo e os egressos do Curso Técnico Subsequente em Eventos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA/Campus Belém. 2012. 163 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) —Universidade de Brasília, Brasília, 2012.

SOUZA, Helck Rosita Garcia Prudencio de, MARTINS, Luiz Ailil Vianna, MAIOLI, Marcos Rogério. Acompanhamento Dos Estudantes Egressos do Curso Técnico Em Eventos Na Modalidade Subsequente do Instituto Federal do Paraná – Campus Curitiba. . 13º Fórum Internacional de Turismo do Iguassu. 12 a 14 jun. 2019. Foz do Iguaçu, Paraná. Disponível em: https://www.sisapeventos.com.br/deangeli/wiew/anais/event/1.

SURVEY MONKEY - Calculadora de margem de erro. Disponível em: https://wwwencurtador.com.br/buxH4. Acesso em 26 ago. 2020.

XAVIER, Thays Ribeiro Torres Magalhães; FERNANDES, Natal Lânia Roque. Educação Profissional Técnica integrada ao ensino médio: considerações históricas e princípios orientadores. Revista de Estudos e Pesquisas Sobre o Ensino Tecnológico, Manaus, v. 05, n. 11, p. 101-113, abr./jun. 2019. DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v5i11.710

Published

2021-08-31

How to Cite

AQUINO, Mayna de; MORETTO DA SILVA, Cássia Cristina; AURELIO VISINTIN, Marco; VIANNA MARTINS, Luiz Ailil. ANALYSIS OF THE PROFILE OF THE STUDENTS OF THE SUBSEQUENT TECHNICAL COURSE IN EVENTS OF THE IFPR - CWB CAMPUS: REFLECTIONS AND PROPOSITIONS. Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher), [s. l.], vol. 6, no. 2, p. e049, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2021.v6.n2.e049.id1059. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/337. Acesso em: 19 may. 2024.

Issue

Section

Human sciences and their technologies