ACHIEVEMENTS AND CHALLENGES FOR CONTINUED TEACHING EDUCATION FROM THE MUNICIPAL EDUCATION PLAN IN PONTA PORÃ/MS APPROVED IN THE YEAR OF 2015

Authors

DOI:

10.23926/RPD.2021.v6.n2.e074.id1272

Keywords:

Continued Education, Municipal Education Plan, Ponta Porã

Abstract

The article presents an analysis to approach the Municipal Education Plan in Ponta Porã/MS (PME) through the presentation of important points of the legislation applied to teacher education that will act in the initial grades of elementary school and verify if it is aligned with the National and State Education Plans, emphasizing the influence of LDB 9.394/96, of the National Curriculum Guidelines. The methodology used was a literature review with a documental emphasis on the relations between these education guides in conjunction with the actions carried out by the public administration in the city. The research seeks to highlight the achievements and challenges in public policies and understand the importance of continued education, even though they remain below what is necessary, for a significant transformation in teaching methods to take place and reach the desired advance in education, a tool that carries great importance in achieving quality public education.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Silvano Artur Busch Vergutz, UEMS

Mestrando Profissional em Educação (PROFEDUC/UEMS). Coordenador Pedagógico no município de Ponta Porã/MS. Discente no Mestrado Profissional em Educação (PROFEDUC/UEMS)

Marsiel Pacífico, UEMS

Doutor em Educação (UFSCar) Professor Adjunto na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) Docente Permanente no Mestrado Profissional em Educação (PROFEDUC/UEMS)

Antonio Sales, UFMS

Doutor em (UFMS) Professor Titular na Universidade Anhanguera (UNIDERP) Professor Sênior no Mestrado Profissional em Educação (PROFEDUC/UEMS)

References

REFERÊNCIAS

AMORIM, Milene Dias. A qualidade da Educação Básica no PDE: uma análise a partir do plano de ações articuladas. 2011. 182 f. Dissertação (Mestrado em Educação, na área História, Políticas e Gestão da Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2011. Disponível em: https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/94/1/MileneDiasAmorim.pdf.Acesso em: 6 ago. 2021.

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto, Portugal: Porto Editora, 1994.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 20 mai. 2021.

BRASIL. Lei nº 10.172, de 9 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10172.htm. Acesso em: 20 jul. 2021.

BRASIL. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm. Acesso em: 15 mai. 2021.

BRASIL. Decreto nº 6.094, de 24 de abril de 2007. Dispõe sobre a implementação do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, pela União Federal, em regime de colaboração com Municípios, Distrito Federal e Estados, e a participação das famílias e da comunidade, mediante programas e ações de assistência técnica e financeira, visando a mobilização social pela melhoria da qualidade da educação básica. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6094.htm. Acesso em: 18 mai. 2021.

BRASIL. Decreto-Lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro de 2014. Estabelece o regime jurídico da formação contínua de professores e define o respectivo sistema de coordenação, administração e apoio. Diário da República, 1ª série, nº 29. Disponível em: https://data.dre.pt/eli/dec-lei/22/2014/02/11/p/dre/pt/html. Acesso em: 30 mai. 2021.

BRASIL. Plano Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul (PEE-MS), 2014. Disponível em: http://pee.sistemas.sed.ms.gov.br/Arquivos/TEXTO_BASE_PEE-MS.pdf. Acesso em: 5 ago. 2021.

BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 30 mai. 2021.

BRASIL. Constituição da República do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidente da República, 2016. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituição/Constituição.htm. Acesso em: 18 mai. 2021.

BRASIL. LDB - Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Senado Federal, Secretaria de Editoração e Publicações, Coordenação de Edições Técnicas, 2017. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/529732/lei_de_diretrizes_e_bases_1ed.pdf. Acesso em: 20 mai. 2021.

BRASIL. Decreto nº 10.195, de 30 de dezembro de 2019. Aprova a Estrutura Regimental e o Quadro Demonstrativo dos Cargos em Comissão e das Funções de Confiança do Ministério da Educação e remaneja e transforma cargos em comissão e funções de confiança. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2019/decreto/D10195.htm. Acesso em: 1 ago. 2021.

FREIRE, Madalena. A Formação Permanente. In: FREIRE, Paulo: Trabalho,Comentário, Reflexão. Petrópolis: Vozes, 1991.

IMBERNÓN, Francisco. A Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, São Paulo: Cortez, 2010.

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

IMBERNÓN, Francisco. Qualidade do ensino e formação do professorado: uma mudança necessária. Tradutor: Silvana Cobucci Leite. São Paulo: Cortez, 2016.

LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 5. ed. rev. e ampl. Goiânia: Editora Alternativa, 2004.

LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MEC; SASE. Ministério da Educação; Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino. O Plano Municipal de Educação: Caderno de Orientações. 2014. Disponível em: http://pne.mec.gov.br/images/pdf/pne_pme_caderno_de_orientacoes.pdf. Acesso em: 29 mai. 2021.

O OBSERVATÓRIO DO PNE. Acompanhe as 20 Metas do PNE. Disponível em: https://www.observatoriodopne.org.br/metas. Acesso em: 29 mai. 2021.

PONTA PORÃ. Lei Complementar nº 029, de 4 de janeiro de 2006. Dispõe sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração dos servidores do Magistério Municipal do Quadro Permanente da Prefeitura Municipal de Ponta Porã, Estado de Mato Grosso do Sul, e dá outras providências. Disponível em: https://camarapontapora.ms.gov.br/public/pdf/e07ddfa4e2f21abc2b6d40dde56e3e20-1567704517.pdf. Acesso em: 2 jul. 2021.

PONTA PORÃ. Lei nº 4.100, de 2 de junho de 2015. Aprova o Plano Municipal de Educação de Ponta Porã-MS e dá outras providências. Poder Executivo, 2015. Disponível em: http://www.pontapora.ms.gov.br/leis/37.pdf. Acesso em: 22 mai. 2021.

PRADA, Luis Eduardo Alvarado. Dever e direito: formação continuada de professores. RPD –Revista Profissão Docente, Uberaba, v. 7,n. 16, p. 110-123, ago./dez. 2007.

SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. 41. ed. Campinas: Autores Associados, 2010.

SAVIANI, Dermeval. Da Nova LDB ao FUNDEB: por uma outra política educacional. 4. ed. Campinas: Autores Associados, 2011.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico.23. ed. São Paulo: Cortez, 2007.

Published

2021-08-31

How to Cite

ARTUR BUSCH VERGUTZ, Silvano; PACÍFICO, Marsiel; SALES, Antonio. ACHIEVEMENTS AND CHALLENGES FOR CONTINUED TEACHING EDUCATION FROM THE MUNICIPAL EDUCATION PLAN IN PONTA PORÃ/MS APPROVED IN THE YEAR OF 2015. Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher), [s. l.], vol. 6, no. 2, p. e074, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2021.v6.n2.e074.id1272. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/362. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

Human sciences and their technologies