EDUCAÇÃO FINANCEIRA: APRENDIZAGEM DE PROGRESSÕES GEOMÉTRICAS APLICADAS AOS JUROS COMPOSTOS NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA

Autores/as

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p45-64.id607

Palabras clave:

Educação Matemática Crítica, Educação Financeira, Progressões Geométricas

Resumen

O presente artigo trata-se de um recorte de dissertação de mestrado em Educação Matemática. O problema surge da análise de duas tendências que tratamos de articular, por um lado os dados indicam eventuais falhas no aprendizado da matemática e por outro os indicadores superiores a 60% de endividamentos das famílias. O objetivo principal é analisar o desenvolvimento do conteúdo de juros compostos a partir de uma sequência de ensino, tendo como base o estudo das Progressões Geométricas (PG) a partir do movimento da Educação Financeira. O referencial teórico articula as ideias de Skovsmose, referente à Educação Matemática Crítica (EMC), que enfatiza a aprendizagem da matemática de forma política e consciente. O estudo foi aplicado com estudantes do 1° ano do Ensino Médio, de uma escola na região oeste da Bahia, Brasil, em julho de 2018, com a aplicação de uma sequência de ensino. A metodologia se fundamenta na pesquisa de natureza empírica, caráter exploratório e explicativo. As análises foram organizadas em três categorias tratando-se da concepção de dinheiro, do entendimento sobre PA e PG e as propagandas. As conclusões evidenciam a necessidade de ampliação do trabalho procurando contemplar todos os elementos pertencentes à Matemática Financeira, de modo que sejam tratados criticamente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Martielle Soledade Souza Santos, UESC

Mestre em Educação Matemática (UESC) Professora da Rede Particular de Ensino

Alfredo Dib Nour, UESC

Doutor em Educação (UCM/Espanha) Professor da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Citas

BAUMAN, Zygmunt. Vida para o Consumo: a transformação das pessoas em mercadoria. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.

BRASIL. PCN + ENSINO MÉDIO: orientações educacionais complementares aos parâmetros curriculares nacionais – ciências da natureza matemática e suas tecnologias. Brasília: Ministério da Educação (MEC), 2007. Disponível: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasNatureza.pdf. Acesso em 13 de outubro de 2017.

BRASIL. Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF). Decreto 7397 de 22 de Dezembro de 2010. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7397.htm. Acesso em: 13 de outubro de 2017.

BRASIL. Banco Central do Brasil (BCB). Caderno de Educação Financeira – Gestão de Finanças Pessoais. Brasília: BCB, 2013. Disponível em: https://www.bcb.gov.br/content/cidadaniafinanceira/documentos_cidadania/Cuidando_do_seu_dinheiro_Gestao_de_Financas_Pessoais/caderno_cidadania_financeira.pdf. Acesso em 15 de dezembro de 2017.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: Ministério da Educação (MEC), 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site_110518.pdf. Acesso em: 10 de junho de 2019.

BRASÍLIA. Cartilha de educação financeira para pais. Edições Câmara. 2011. – (Série ações de cidadania: n. 12).

BRAZIL. Implementing the National Strategy, IN: Advancing National Strategies for Financial Education A Joint Publication by Russia’s G20 Presidency and the OECD. Disponível em: www.vidaedinheiro.gov.br. 2013. Acesso em: 20 de novembro de 2017.

COOK, Daniel Thomas. Beyond Either/or. Journal of Consumer Culture. p.147-153, 2004. Disponível em: https://doi.org/10.1177/1469540504043678. Acesso em agosto de 2018. DOI: https://doi.org/10.1177/1469540504043678

IEZZI, Gelson; HAZZAN, Samuel. Fundamentos de matemática elementar, 4: sequências, matrizes, determinantes, sistemas: 43 exercícios resolvidos, 407 exercícios propostos com resposta, 302 testes de vestibulares com resposta. 2ª ed, São Paulo: Atual, 1977.

IEZZI, Gelson; HAZZAN, Samuel. Fundamentos de matemática elementar, 4: sequências, matrizes, determinantes, sistemas: 43 exercícios resolvidos, 407 exercícios propostos com resposta, 302 testes de vestibulares com resposta. 7ª ed. São Paulo: Atual. 2004.

LIMA, Elon Lages; CARVALHO, Paulo Cezar Pinto; WAGNER, Eduardo; MORGADO, Augusto César. A Matemática do Ensino Médio. 6° ed, Sociedade Brasileira de Matemática, Vol 2. 2006. (Coleção do Professor de Matemática).

PICCINI, Abelardo de Lima. Matemática Financeira: objetiva e aplicada. 9° ed, São Paulo: Elsevier, 2011.

GODOY, Elenilton Vieira. Currículo, cultura e educação matemática: Uma aproximação possível. Campinas, SP: Papirus, 2015.

RIO DE JANEIRO. Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação. Matemática e suas tecnologias: utilizando porcentagens. Fascículo 6, unidade 18, rev, FUNDAÇÃO CECIERJ, CEJA Centro de Educação de Jovens e Adultos, Rio de Janeiro, 2016.

SARAIVA, Karla Schuck. Os sujeitos endividados e a Educação Financeira. Educar em Revista, Curitiba, v. 33, n. 66, p. 157-173, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.53867

SKOVSMOSE, Ole. Cenários para investigação. In: Bolema, nº 14, 2000.

SKOVSMOSE, Ole. Educação Matemática Crítica: a questão da democracia. Campinas, SP: Papirus, 2001.

SKOVSMOSE, Ole. Um convite a Educação Matemática Crítica. Tradução: Orlando Andrade Figueiredo. Campinas, SP: Papirus, 2014.

Publicado

2020-04-30

Cómo citar

SOLEDADE SOUZA SANTOS, Martielle; DIB NOUR, Alfredo. EDUCAÇÃO FINANCEIRA: APRENDIZAGEM DE PROGRESSÕES GEOMÉTRICAS APLICADAS AOS JUROS COMPOSTOS NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA. Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente), [s. l.], vol. 5, n.º 1, p. 45–64, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p45-64.id607. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/478. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Las matemáticas y sus tecnologías.