CONTRIBUIÇÕES DE JOHN DEWEY NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
DOI:
10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p412-430.id604Palabras clave:
John Dewey, Experiência, formação de professoresResumen
Este artigo traz os pressupostos teóricos de John Dewey que foram trabalhados em um curso de formação continuada de professores da área de Ciências da Natureza em uma universidade pública. Esses pressupostos podem servir para balizar propostas de ensino que contemplem o conceito de experiência, a escola e seu compromisso com a construção de novos saberes a partir da experiência do indivíduo, da experiência relacionada com os conceitos científicos, da experiência na escola progressista e das críticas relacionadas ao campo teórico Deweyano. Assim, na concepção deste autor a experiência se perpetua naquelas que a sucedem, logo, uma educação baseada na experiência do indivíduo será frutífera e criativa nas experiências subsequentes. Desse modo, o relevante na educação contemporânea é desenvolver a experiência de vida de cada indivíduo, sendo a escola o lócus para que isso se desenvolva, priorizando a individualidade de cada um.
Descargas
Métricas
Citas
ALVES, Marcelo Lima. A política de capacitação SEE/FDE. Cadernos Cedes, Campinas, Nº 36, p. 57-64, 1995.
AMARAL, Ivan. Amorosino. Currículo de Ciências: tendências clássicas aos movimentos atuais de renovação. In: BARRETO, Elba. S. S. Os Currículos do Ensino Fundamental para as escolas brasileiras. Campinas: Autores Associados, São Paulo: Fundação Carlos Chagas, p. 201-232, 1998.
AZEVEDO, Fernando. A Cultura Brasileira. 5ª. ed. São Paulo: Melhoramentos Edusp, 1971a.
BARBOSA, Ana Mãe. John dewey e o Ensino da Arte no Brasil. 5ª. ed. São Paulo: Cortez, 2002.
BREZEZINSKI, Iria. Pedagogia, pedagogos e formação de professores. Campinas: Papirus, 1996.
CARVALHO, Janete Magalhães; SIMÕES, Regina Helena da Silva. O processo de formação continuada de professores: uma construção estratégico-conceitual expressa nos periódicos brasileiros.Caderno de Pesquisa, V 1, p. N 1, 11-39, 1999.
CARVALHO, Viviane Batista. As influências do pensamento de John Dewey no cenário educacional brasileiro. Revista Redescrições- Revista online do GT de Pragmatismo, Ano 3, Número 1, 2011.
CICILLINI, Graça Aparecida; SICCA, Natalina Aparecida. Laguna. O Ensino de Ciências: Metodologias de Ensino e Método Científico. Ensino em Revista, Uberlândia, V. 1, N 1, p. 37-41, 1992.
CUNHA, Fátima. Filosofia da Escola Nova:do ato político ao ato pedagógico. Rio de Janeiro: EDUFF, 1986.
DEWEY, John. Democracia e Educação. Trad. Godofredo Rangel,; Anísio Teixeira. São Paulo: Nacional, 1959.
DEWEY, John.Experiência e Educação. Tradução de Renata Gaspar-Petrópolis, RJ: Vozes. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
EVANGELISTA, Olinda. A Formação do professor em nível universitário: O Instituto de Educação da Universidade de São Paulo (1934 – 1938). Tese (Doutorado em Educação) – PUC, São Paulo,1997.
EVANGELISTA, Olinda. Formar o Mestre na Universidade: A Experiência Paulista nos Anos de 1930. Disponível em: htpp://www.scielo.br/scielo.php?script=script_arttext.Acesso em 28 setembro 2012. Edu.Pesq,V27, N 2, 2001.
GOI, Mara Elisângela Jappe. A Construção do conhecimento químico por estratégias de Resolução de Problemas. Canoas: ULBRA, 151, 2004.Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Luterana do Brasil, ULBRA.
GOI, Mara Elisângela Jappe; SANTOS, Flávia Maria Teixeira. A Construção do Conhecimento Químico por Estratégias de Resolução de Problemas. IN: IV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Bauru. Atas do IV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do sul, único, 1-12, 2003.
GOI, Mara Elisângela Jappe; SANTOS, Flávia Maria Teixeira. Construção do conhecimento químico por estratégias de Resolução de Problemas. In: Encontro de Debates de Ensino de Química (Minicurso). Ijuí, 2005.
GOI, Mara Elisângela Jappe; SANTOS, Flávia Maria Teixeira. Reações de Combustão e Impacto Ambiental por meio de Resolução de Problemas e Atividades Experimentais. Química Nova na Escola, V. 31, p. 203-209, 2009a.
GOI, Mara Elisângela Jappe; SANTOS, Flávia MariaTeixeira. Resolução de Problemas e Atividades Experimentais nas Aulas de Química: Relato de Experiências, 2009, Lajeado. In: Anais do IX Encontro sobre Investigação na Escola. Lajeado. Univates, p. 1-5, 2009b.
GOI, Mara Elisângela Jappe; SANTOS, Flávia Maria. Teixeira; PASSOS, Camila Greff. Formação Continuada de Professores de Ciências: uso da metodologia de resolução de problemas. In: 2D International Congress of Science Education. Foz do Iguaçu, PR. Proceedings of the 2d International Congress of Science Education. Foz do Iguaçu, PR: UNILA. v. 1. p. 1-1., 2014.
GOI, Mara Elisângela Jappe. Formação de professores para o desenvolvimento da metodologia de resolução de problemas na Educação Básica. Tese de Doutorado. Porto Alegre: PPGEDU/UFRGS, 2014.
HODSON, Derek. Philosophy of Science, Science and Science Education.Studies in Science Education, V. 12, 1985.
JÚNIOR, Alberto da Cunha Bragato; DONATONI, Alaíde Rita. A institucionalização da formação universitária de professores secundários da década de 1930. RPD-Revista Profissão Docente, Uberaba, V.6, N. 14, p. 23-40, 2006.
KRASILCHIK, Myriam. O professor e o currículo de ciências no 1º grau. São Paulo: Atual, 1987. 80 p.
MARSULO, Marly Aparecida. Giraldeli; SILVA, Rejane Maria Ghisolfi.Os métodos científicos como possibilidade de construção de conhecimentos no ensino de ciências. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias Vol. 4, Nº 3.Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, V. 4, N 3, 2005.
SANTOS, Flávia Maria Teixeira; GOI, Mara Elisângela Jappe. Resolução de Problemas no Ensino de Química fundamentos epistemológicos para o emprego da metodologia na Educação Básica. In: Anais do XVI Encontro Nacional de Ensino de Química / X Encontro de Educação Química da Bahia. Salvador: Editora da Universidade Federal da Bahia, p. 1-11, 2012.
TANURI, Leonor Maria. História da Formação de Professores. Revista Brasileira de educação, São Paulo, Nº 014, p. 61-88, 2000.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores que publican en esta revista están de acuerdo con los requisitos:
- Mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licença Creative Commons Attribution que permite compartirlo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Autores tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.