CONTRIBUIÇÕES DE JOHN DEWEY NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA

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DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p412-430.id604

Palabras clave:

John Dewey, Experiência, formação de professores

Resumen

Este artigo traz os pressupostos teóricos de John Dewey que foram trabalhados em um curso de formação continuada de professores da área de Ciências da Natureza em uma universidade pública. Esses pressupostos podem servir para balizar propostas de ensino que contemplem o conceito de experiência, a escola e seu compromisso com a construção de novos saberes a partir da experiência do indivíduo, da experiência relacionada com os conceitos científicos, da experiência na escola progressista e das críticas relacionadas ao campo teórico Deweyano. Assim, na concepção deste autor a experiência se perpetua naquelas que a sucedem, logo, uma educação baseada na experiência do indivíduo será frutífera e criativa nas experiências subsequentes. Desse modo, o relevante na educação contemporânea é desenvolver a experiência de vida de cada indivíduo, sendo a escola o lócus para que isso se desenvolva, priorizando a individualidade de cada um.

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Biografía del autor/a

Mara Elisângela Jappe Goi, UFRGS

Doutora em Educação (UFRGS) Professora da Universidade Federal do Pampa (Unipampa)

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Publicado

2020-04-30

Cómo citar

ELISÂNGELA JAPPE GOI, Mara. CONTRIBUIÇÕES DE JOHN DEWEY NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA. Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente), [s. l.], vol. 5, n.º 1, p. 412–430, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p412-430.id604. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/497. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Las ciencias naturales y sus tecnologías.