REPRESENTAÇÕES MENTAIS UTILIZADAS POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO ESTUDO DO SISTEMA RESPIRATÓRIO HUMANO
DOI:
10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p477-491.id199Palabras clave:
Representações, Modelos, AprendizagemResumen
O artigo tem como objetivo identificar e analisar os tipos de representações mentais, com base na Teoria dos Modelos Mentais de Johnson-Laird, utilizadas por alunos do ensino fundamental para explicar o sistema respiratório humano. A abordagem foi quali-quantitativa, sendo caracterizada por um estudo descritivo e exploratório. As representações estabelecidas pelos alunos foram categorizadas em proposicionais, imagem e modelo mental. Participaram da pesquisa 31 alunos no 8º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Timon/MA. As análises ocorrem através das representações pictóricas estabelecidas pelos alunos antes e após as aulas teóricas e expositivas sobre o sistema corpóreo estudado. Com os conhecimentos prévios, foi verificado que os alunos elaboraram suas representações mentais, nas categorias proposicionais (34%), imagem mental (54%) e modelo mental (12%). Após a organização dos conhecimentos, os alunos demonstraram maior capacidade em estabelecer modelos mentais (69%) e imagem mental (23%), ocorrendo uma diminuição de proposicionais (8%). Com os resultados obtidos foi identificado que, com as aulas teóricas e expositivas os alunos reconstruíram suas representações mentais com a aquisição de conhecimentos científicos. Torna-se possível concluir que ocorreu uma evolução na compreensão dos alunos e de suas representações mentais sobre o sistema respiratório.
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