FORMAÇÃO CONTINUADA: UMA PROPOSTA DE PRÁTICA INVESTIGATIVA E INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO DE GEOMETRIA PLANA
DOI:
10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p75-90.id191Palabras clave:
Ensino de geometria, Formação Continuada, Materiais manipulativosResumen
A formação continuada tem se tornado imprescindível para suprir as fragilidades evidenciadas no processo de ensino de diferentes áreas. Para isso o professor necessita se atualizar continuamente e buscar novas estratégias didático-metodológicas que possam favorecer o ensino e a aprendizagem do estudante contemporâneo. Assim, pretende-se, neste trabalho, analisar os saberes docentes mobilizados, mediante o desenvolvimento de uma atividade investigativa, inicialmente proposta para o ensino de Matemática e Língua Portuguesa, junto a um grupo de docentes de uma escola urbana da rede estadual de Mato Grosso. Para tal recorremos a Ponte, Brocardo e Oliveira (2006); Smole e Diniz (2012). A metodologia adotada situa-se dentro do paradigma qualitativo caracterizado como uma pesquisa participante. Os dados foram produzidos por meio da observação participante, relato oral e escrito, áudio e fotos coletadas durante a realização da oficina. Os resultados indicaram que o uso de materiais manipulativos, associado a atividades investigativas, constitui-se como alternativa metodológica em potencial para o ensino e aprendizagem de Matemática, amplia as possibilidades de trabalho interdisciplinar facilitando o envolvimento e a construção de conhecimentos matemáticos e linguísticos de forma lúdica e agradável, repercutindo na formação docente dos profissionais da unidade escolar.
Descargas
Métricas
Citas
CAMPOS, M. C. C.; NIGRO, R. G. Didática de Ciências: o ensino-aprendizagem como investigação. São Paulo: FDT, 1999.
DAY, C. Desenvolvimento profissional de professores: os desafios da aprendizagem permanente. Porto: Porto Editora, 2001.
GHELLI, K. G.; SANTOS, A. O.; OLIVEIRA, G. S. Investigações matemáticas: fundamentos teóricos para aprendizagem matemática nas séries iniciais do ensino fundamental. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 7, 2015 Anais... Uberaba: UNIUBE, 2015, p. 85-104. Disponível em: <https://www.uniube.br/eventos/epeduc/2015/completos/05.pdf> Acessado em: 15 fev. 2018.
IMBERNÓN, F. Formação permanente do professorado: novas tendências. São Paulo: Cortez, 2009.
LARROSA, J. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, p. 20-28. n.19, jan./abr. 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n19/n19a02.pdf> Acessado em 20 maio de 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782002000100003
LIMA, C. N. F.; NACARATO, A. M. A investigação da própria prática: mobilização e apropriação de saberes profissionais em Matemática. Educação em Revista, Belo Horizonte, v.25, n.02, p.241-266, 2009. Disponivel em: <http://www.scielo.br/pdf/edur/v25n2/11.pdf>. Acessado em: 25 abr. 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-46982009000200011
MATO GROSSO. Secretaria de Estado de Educação. Orientações Curriculares: Área de Linguagens: Educação Básica/Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso. Cuiabá: Defanti, 2010.
MENEGHETTI, R. C. G.; REDLING, J. P. O Processo de elaboração de tarefas didáticas alternativas para o ensino de matemática como possibilidade de trabalho em curso de formação de professores. Revista Quadrante, Lisboa, n. 2, v. 17, jun, 2010 p. 23-46.
MOREIRA, M. A.; MASINI, E. F. Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. 2a ed. São Paulo: Centauro, 2006.
PAIVA, A. C.; FRANÇA, T. L. Trilhas interpretativas: reconhecendo os elos com a Educação Física. Revista Brasileira de Ciências e Esporte. Campinas v. 28, n. 3, p. 109-124, maio 2007. Disponível em: <http://revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/26> Acessado em 15 fev. 2018.
PIMENTA, S. G. Professor reflexivo: construindo uma crítica. In: PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro. (Org.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2002. p. 17-52.
PONTE, J. P.; BROCARDO, J.; OLIVEIRA, H. A aula de investigação. In: PONTE, J.P.; BROCARDO, J.; OLIVEIRA, H. Investigações Matemáticas na sala de aula. Belo Horizonte - MG: Autêntica, 2006. p. 25-53.
PONTE, J. P.; BROCARDO, J.; OLIVEIRA, H. Investigações Matemáticas na sala de aula. Belo Horizonte - MG: Autêntica, 2013.
SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LUCIO, P. B. Metodologia de pesquisa. 4. ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2013.
SMOLE, K. S.; DINIZ, M.I(Orgs). Materiais manipulativos para o ensino de geometria plana. 1ed. São Paulo: Edições Mathema, 2012.
TEIXEIRA, L. R. M.; REBOLO, F.; PERRELLI, M. A.; NOGUEIRA, E. G.; SILVA, A.R. As narrativas de professores sobre a escola e a mediação de um Grupo de Pesquisa-Formação. Revista Formação Docente, Belo Horizonte, v. 03, n. 03, p. 121-135, ago./dez., 2010. Disponível em:<http://formacaodocente.autenticaeditora.com.br/artigo/exibir/8/22/1> Acessado em 08 maio de 2018.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores que publican en esta revista están de acuerdo con los requisitos:
- Mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licença Creative Commons Attribution que permite compartirlo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Autores tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.