SENTIDOS DE JOVENS VIVENDO COM HIV FRENTE AOS ESTIGMAS, PRECONCEITOS E VULNERABILIDADES EM AMBIENTE EDUCACIONAL

Autores/as

  • Degmar Francisco dos Anjos IFPB
  • José Henrique Monteiro da Fonseca IFMT
  • Jessika Karoliny Ostelony da Silva IFMT

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p279-294.id121

Palabras clave:

Escola, HIV/Aids, Preconceito, Ambiente educacional

Resumen

No presente artigo se objetiva analisar as vivências, no ambiente educacional, de jovens com diagnóstico positivo para HIV, debatendo a presença dos estigmas e preconceitos diante do HIV/Aids, apontando seus traços históricos presentes no ambiente educacional. Perante tal fenômeno realizou-se estudo com 12 jovens na faixa etária entre 15 a 24 anos no município de Cuiabá - MT. A pesquisa, de cunho qualitativo, investigou os sentidos desses jovens vivendo com HIV no ambiente educacional. Com especial atenção ao processo ensino-aprendizagem e às relações de poder – estigmas e preconceitos – diante de seus pares. Trabalhou-se enquanto olhar teórico-metodológico com o Construcionismo Social por meio da análise de repertórios linguísticos investigando a produção de sentidos enunciados por práticas discursivas. Observaram-se nos resultados, relatos de sujeitos que foram vítimas de estigmas, preconceitos e/ou - como aparece unânime em meio às vozes - que provavelmente seriam vítimas de preconceitos e isolamento caso alguém soubesse de sua condição soropositiva, relatando o medo de se expor para colegas e professores. Aparecem consonâncias, também, nas constatações acerca do silenciamento escolar diante de temáticas como HIV/AIDS/Preconceitos, haja vista que nas poucas vezes que houve algum trabalho relacionado a essa questão, limitaram-se epidemiologicamente às aulas de biologia. Tais ambientes mostram-se vulneráveis, carentes de respaldo - enquanto formação docente - para lidar com essas realidades de nossa contemporaneidade, bem como para abarcar assuntos tão importantes para atenuação das vulnerabilidades sexuais de nossa juventude.

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Biografía del autor/a

Degmar Francisco dos Anjos , IFPB

Doutor em Psicologia Social (IFPB) Docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Docente Colaborador Externo no Programa de Mestrado Acadêmico em Ensino do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e da Universidade de Cuiabá (UNIC)

José Henrique Monteiro da Fonseca , IFMT

Mestrando em Ensino (IFMT/UNIC)

Jessika Karoliny Ostelony da Silva , IFMT

Mestranda em Ensino (IFMT/UNIC)

Citas

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Publicado

2018-06-26

Cómo citar

FRANCISCO DOS ANJOS , Degmar; MONTEIRO DA FONSECA , José Henrique; OSTELONY DA SILVA , Jessika Karoliny. SENTIDOS DE JOVENS VIVENDO COM HIV FRENTE AOS ESTIGMAS, PRECONCEITOS E VULNERABILIDADES EM AMBIENTE EDUCACIONAL. Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente), [s. l.], vol. 3, n.º 1, p. 279–294, 2018. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p279-294.id121. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/615. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Las ciencias humanas y sus tecnologías.