PRÁTICA DOCENTE E BUROCRACIA DE NÍVEL DE RUA: UM DIÁLOGO INTERDISCIPLINAR PROMISSOR
DOI:
10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p316-333.id151Palabras clave:
Prática docente, burocracia de nível de rua, educação, políticas públicasResumen
Este artigo propõe examinar a prática docente mediante a teoria dos burocratas de nível de rua. Logo, o presente estudo é um esforço para dialogar pressupostos da área de educação com a área de políticas públicas visando contribuir com a agenda de pesquisa que trata da prática docente. Metodologicamente, se perfaz em uma pesquisa descritiva norteada pela revisão da literatura que coloca em um mesmo plano epistemológico a prática docente e a burocracia de nível de rua. Esta pesquisa resultou em uma proposta de abordagem para análise dos fenômenos da educação atinentes à prática docente conectando-a com seu viés de política pública; para tal desiderato, foca-se nos funcionários que trabalham diariamente nesse contexto em seu nível operacional.
Descargas
Métricas
Citas
ABERBACH, J.; ROCKMAN, B.; PUTNAM, R. Bureaucrats and politicians in Western democracies. Cambridge: Harvard University Press, 1981. DOI: https://doi.org/10.4159/9780674020047
BOLFER, M. M. M. O. Reflexões sobre prática docente: um estudo de caso sobre formação continuada de professores universitários. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, 2008.
BRASIL, Presidência da República. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. Brasília, 1988.
COSTA FILHO, J. V.; COSTA, J. V.; GONÇALVES-COSTA, L. A prática docente e a evasão dos cursos PROEJA no IFMT - Campus Cuiabá: uma perspectiva dos burocratas de nível de rua. Revista Prática Docente, v. 2, n. 1, p. 82-96, 2017. DOI: https://doi.org/10.23926/rpd.v2i1.45
DINIZ-PEREIRA, J. E.; LACERDA, M. P. Possíveis significados da pesquisa na prática docente: ideias para fomentar o debate. Educação Social, Campinas, v. 30, n. 109, p. 1229-1242, 2009. Disponível em: http://www.redalyc.org/html/873/87313699015/. Acesso em: 10/12/2017. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302009000400015
FRANCO, M. A. S. Prática docente universitária e a construção coletiva de conhecimentos: possibilidade de transformações no processo ensino-aprendizagem. Pró-reitoria de Graduação, 2009. Disponível em: http://www.prg.usp.br/wp-content/uploads/caderno10.pdf. Acesso em: 15/12/2017.
JORGE, I. V. M. A importância da burocracia do “nível de rua” em processos de mudança organizacional: o caso do hospital municipal infantil menino Jesus. Dissertação (Mestrado em Gestão e Políticas Públicas) - Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas, 2012.
LIMA, L. L.; D’ASCENZI, L. Estrutura normativa e implementação de políticas públicas. In: MADEIRA, L. M. (Org.). Avaliação de políticas públicas. Porto Alegre: UFRGS/Cegov, 2014. p. 50-63.
LIPSKY, M. Toward a Theory of Street-level Bureaucracy. In: HAWLEY, W. LIPSKY, M. (ed.). Theoretical Perspectives on Urban Politics. Eaglewood Cliffs, NJ: Prantice Hall, 1969.
LIPSKY, M. Street-level bureaucracy: dilemmas of the individual in public services. New York: Russell Sage Foundation, 1980. DOI: https://doi.org/10.2307/1288305
LOTTA, G. S. Implementação de Políticas Públicas: o impacto dos fatores relacionais e organizacionais sobre a atuação dos burocratas de nível de rua no Programa Saúde da Família. 295f. Tese (Doutorado em Ciências políticas) – Departamento de Ciências Políticas, Universidade de São Paulo, 2010.
LOTTA, G. S.; PIRES, R. R. C.; OLIVEIRA, V. E. Burocratas de médio escalão: novos olhares sobre velhos atores da produção de políticas públicas. Revista do Serviço Público - RSP, v. 65, n. 4, p. 463-492, 2014. DOI: https://doi.org/10.21874/rsp.v65i4.562
MAY, P. J.; WINTER, S. C. Politicians, managers, and street-level bureaucrats: influences on policy implementation. Journal of Public Administration Research and Theory, v. 19, n. 3, p. 453-76, 2007. DOI: https://doi.org/10.1093/jopart/mum030
OLIVEIRA, A. V. Análise de políticas públicas: um enfoque aos burocratas de nível de rua sobre o PRONATEC. Revista de Discentes de Ciência Política da UFSCAR. v. 5, n. 1. 2017.
OLIVEIRA, B. R. A implementação do Programa Bolsa Família sob a perspectiva da condicionalidade educacional: uma análise a partir dos agentes públicos de base. Revista do Serviço Público, v. 65, p. 517-544, 2014. Disponível em: <http://seer.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/527>. Acesso em: 07/11/2017. DOI: https://doi.org/10.21874/rsp.v65i4.527
RODRIGUES, M. A. Gestão de Sala de Aula em uma Escola Pública de Qualidade. Dissertação (Mestrado em Educação). Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Educação, 2011. 166p.
RONCARATTI, L. S. Políticas Públicas. In: RONCARATTI, L. S.; FONTENELLE, A. (Org.) Caderno de Políticas Públicas. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Vestcon: Brasília, 2008.
RUA, M. G. Políticas públicas. 3. ed. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração/UFSC; [Brasília]: CAPES: UAB, 2014. 130p.
SILVA, E. C. Burocratas de nível de rua e a implementação do PROEJA: uma perspectiva de baixo pra cima. Dissertação (mestrado profissional em políticas públicas). Universidade Federal de Pernambuco, CFCH. Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, Recife, 2016.
SOUZA, C. Políticas públicas: uma revisão da literatura. Sociologias, Porto Alegre, n. 16, p. 20-45, 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-45222006000200003&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 02/11/2017. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-45222006000200003
TUMMERS, L. G.; BEKKERS, V. J. J. M. Policy implementation, street-level bureaucracy and the importance of discretion. Public Management Review, v. 16, n. 4, p. 527-547, 2014. DOI: https://doi.org/10.1080/14719037.2013.841978
WEBER, M. The theory of social and economic organizations. New York: Free Press, 1947.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores que publican en esta revista están de acuerdo con los requisitos:
- Mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licença Creative Commons Attribution que permite compartirlo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Autores tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.