A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL: DO ENSINO ESTIGMATIZADO À POSSIBILIDADE DE FORMAÇÃO INTEGRAL, POR MEIO DO PROEJA

Autores/as

  • Maria Helena Moreira Dias Serra IFMT
  • Leila Maria Ferreira Salles UNESP

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2017.v2.n2.p382-397.id67

Palabras clave:

Rede federal, Educação profissional, PROEJA, Formação integral

Resumen

A educação profissional tem carregado um estigma, tendo em vista ter sido ao longo de sua história direcionado às categorias sociais de menor prestígio. Todavia, em 2005, juntamente com a expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica que resultou na criação dos Institutos Federais, o governo federal brasileiro lançou o Programa de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos (PROEJA). Diante disso, produzido por meio de pesquisa bibliográfica e visando dar visibilidade a Educação Profissional e ao PROEJA, este escrito discorre acerca da trajetória da educação profissional no Brasil e do referido Programa, que se apresenta como uma possibilidade de que não aja mais distinção entre o conhecimento de diferentes classes sociais e que o trabalhador não seja um mero executor de tarefas práticas, mas que compreenda os fundamentos do trabalho que realiza, bem como amplie suas possibilidades de agir com autonomia na vida em sociedade, por meio da formação integral.

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Biografía del autor/a

Maria Helena Moreira Dias Serra , IFMT

Doutora em Educação pela UNESP/RC. Docente efetiva da área de Letras do IFMT, Campus Cuiabá – Bela Vista

Leila Maria Ferreira Salles , UNESP

Professora Livre-docente da UNESP/RC. Docente voluntária do Programa de Pós-graduação em Educação da UNESP/RC

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Publicado

2017-12-22

Cómo citar

MOREIRA DIAS SERRA , Maria Helena; FERREIRA SALLES , Leila Maria. A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL: DO ENSINO ESTIGMATIZADO À POSSIBILIDADE DE FORMAÇÃO INTEGRAL, POR MEIO DO PROEJA. Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente), [s. l.], vol. 2, n.º 2, p. 382–397, 2017. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2017.v2.n2.p382-397.id67. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/638. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Las ciencias humanas y sus tecnologías.