A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA REDE MUNICIPAL DE VÁRZEA GRANDE: UM PACTO PELA ALFABETIZAÇÃO
DOI:
10.23926/RPD.2022.v7.nEspecial.e22102.id1745Palavras-chave:
Formação continuada, Ensino e Aprendizagem, PNAICResumo
Este artigo refere-se a Pesquisa de Mestrado em andamento e objetiva identificar as contribuições do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) na formação continuada de professores das escolas públicas municipais de Várzea Grande. Com abordagem qualitativa, o estudo analisou os documentos oficiais, Cadernos de Formação, arquivos pessoais e depoimentos de protagonistas que participaram efetivamente das ações formativas do PNAIC na rede municipal de ensino. Os dados indicam que as ações formativas possibilitaram identificar as contribuições do Programa para formação continuada de professores que atuam nos Anos Iniciais, oportunizando o compartilhamento de experiências e o crescimento pessoal e profissional dos cursistas. As análises evidenciam que além de exigir do cursista comprometimento, os conteúdos das áreas de Linguagem/Alfabetização e Alfabetização Matemática provocaram impactos positivos na forma de ensinar, indicando que foram empregadas metodologias diversas, com indícios de acompanhamento e monitoramento das atividades desenvolvidas em sala de aula.
Downloads
Métricas
Referências
BOGDAN, Robert.; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Tradução Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Baptista. Porto: Porto Editora, 1994.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Referenciais para formação de professores. Brasília: MEC/SEF, 2002. 48p.
BRASIL. Portaria MEC nº 867, de 4 de julho de 2012. Institui o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e as ações do Pacto e define suas diretrizes gerais. 2012a. Disponível em: https://abmes.org.br/arquivos/legislacoes/Port-867-2012-07-04.pdf. Acesso em 11 jul. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Manual do Pacto pela Alfabetização na Idade Certa: o Brasil do futuro com o começo que ele merece. Brasília, 2012b.
BRASIL. Ministério da Educação. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Caderno de Apresentação. Brasília: MEC/SEB, 2012c.
BRASIL. Ministério da Educação. Elementos conceituais e metodológicos para definição dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento do ciclo de alfabetização (1º, 2º e 3º anos) do ensino fundamental. Brasília: MEC/SEB, 2012d.
BRASIL. Ministério da Educação. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Formação de Professores no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Brasília: MEC/SEB, 2012e.
BRASIL. Resolução nº 4, de 27 de fevereiro de 2013. Estabelece orientações e diretrizes para o pagamento de bolsas de estudo e pesquisa no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Brasília, 2013. Disponível em: https://www.fnde.gov.br/resolucoes/2013?start=40. Acesso em 12 jul. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Apresentação. Brasília: MEC/SEB, 2014a.
BRASIL. Ministério da Educação. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Documento orientador das ações de formação em 2014. Brasília: MEC/SEB, 2014b.
BRASIL. Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior e para a formação continuada. 2015a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/agosto-2017-pdf/70431-res-cne-cp-002-03072015-pdf/file. Acesso em 11 jul. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Apresentação. Brasília: MEC/SEB, 2015b.
BRASIL. Ministério da Educação. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Interdisciplinaridade no ciclo de alfabetização. Brasília, 2015c.
FALSARELLA, Ana Maria. A formação continuada de professores e seu impacto na prática cotidiana. Revista Psicopedagogia, v. 20, n. 63, p. 210-217, 2003.
FERREIRA, Andrea Tereza Brito; LEAL, Telma Ferraz. A formação continuada de professores: enfim o que pensam e sugerem os docentes? In: Formação continuada de professores: Reflexões sobre a prática. Recife: Editora Universitária, UFPE, 2010.
GATTI, Bernadete Angelina. Formação continuada de professores: a questão psicossocial. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 119, p. 191-204, jul. 2003. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742003000200010
IMBERNÓN, Francisco. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2010.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. 18. ed. Vozes, 2001.
TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. 8ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
VÁRZEA GRANDE. Secretaria Municipal de Educação. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Relatório do Coordenador Local. Várzea Grande, MT: SME, 2013.
VÁRZEA GRANDE. Secretaria Municipal de Educação. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Relatório de Implantação do Pacto. Várzea Grande, MT: SME, 2014a.
VÁRZEA GRANDE. Secretaria Municipal de Educação. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Relatório de Encerramento do Pacto. Várzea Grande, MT: SME, 2014b.
VÁRZEA GRANDE. Educação reforça ações para Alfabetização na Idade Certa em Várzea Grande. Várzea Grande, MT, 10 de mar. de 2017. Disponível em: http://www.varzeagrande.mt.gov.br/conteudo/16427. Acesso em 13 jul. 2022.
VÁRZEA GRANDE. Educação finaliza capacitação e supera metas na formação de profissionais alfabetizadores. Várzea Grande, MT, 30 de maio de 2018. Disponível em: http://www.varzeagrande.mt.gov.br/conteudo/17487. Acesso em 13 jul. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.