A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO E ESCOLA DE WILLIAM KILPATRICK E RUDOLF STEINER E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA
DOI:
10.23926/RPD.2021.v6.n1.e008.id960Palavras-chave:
Pedagogia de Projetos, Pedagogia Waldorf, Pensamento LivreResumo
Os processos de educação escolar no Brasil e no mundo têm sido questionados quanto à sua efetiva contribuição para a vida de crianças e jovens, bem como para os adultos que se tornarão. Dessa forma, o presente ensaio tem como objetivo refletir sobre os pressupostos teóricos de William Kilpatrick, na obra “Educação para uma civilização em mudança” (1978), e de Rudolf Steiner, nas obras “A prática pedagógica” (2000) e “Fundamentos da Arte de Educar” (2015), quanto à organização do ensino, ao papel do professor e à avaliação da aprendizagem, tendo como elemento central uma educação para aprender a desenvolver um pensamento livre e democrático. Pressupomos que tais concepções teóricas podem contribuir para a melhoria da educação e para a formação contemporânea a partir de experiências vivas e significativas para crianças e jovens. Sugere-se ainda que o trato pedagógico e a sua postura diante do que vem a ser o conhecimento seja transformado para que a sociedade também se transforme, todavia, para isso, o trabalho em sala de aula precisa ser vivo, criando condições para a construção do pensamento livre de ideologias e de massificação.
Downloads
Métricas
Referências
BACH JÚNIOR, Jonas. Fenomenologia de Goethe e educação: a filosofia de educação de Steiner. Curitiba, PR: Lohengrin, 2019.
CARLGREN, Franz; KLINGBORG, Arne. Educação para a liberdade: a pedagogia de Rudolf Steiner. 14. ed. São Paulo: Escola Waldorf Rudolf Steiner, 2014.
FEDERAÇÃO DAS ESCOLAS WALDORF DO BRASIL. Fundamentos da Pedagogia Waldorf. Disponível em: http://www.fewb.org.br/acesso. Acesso em: 05 jul. 2020.
HERNÁNDEZ, Fernando. Transgressão e mudança na educação – os projetos de trabalho. Porto Alegre, ArtMed, 1998.
KILPATRICK, William H. Educação para uma civilização em mudança. 11. ed. São Paulo: Melhoramentos, 1978.
LANZ, Rudolf. A pedagogia Waldorf: caminho para um ensino mais humano. São Paulo: Antroposófica, 1998.
PONDÉ, Gislaine Lisboa. A metodologia de projetos do Programa a União Faz a Vida na educação física: possibilidades de uma prática pedagógica. 2019. 219f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, MT, 2019.
STEINER, Rudolf. A prática pedagógica. São Paulo: Antroposófica, 2000.
STEINER, Rudolf. Fundamentos da arte de educar. São Paulo: FEWB, 2015.
STEINER, Rudolf. O desenvolvimento saudável do ser humano. São Paulo: Antroposófica, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.