Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista Alembra é uma publicação científica gratuita da área de letras e humanidades do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso, Campus Confresa. Possui periodicidade semestral e aceita Artigo Científico, Relato de Experiência, Ensaios, Resenhas, Poemas e Análises literárias inéditos que enfoquem as questões teóricas e críticas pertinentes aos estudos de diversidade e espacialidades na literatura, linguística e áreas afins. Visa ainda, propiciar, por meio da publicação de textos científicos, o debate teórico e crítico sobre diversidade e as minorias. Ao enviar seu trabalho para a AlembrA (RA), o(s) autor(es) cede(m) automaticamente seus direitos autorais para eventual primeira publicação do artigo.

Processo de Avaliação pelos Pares

Para assegurar a integridade da avaliação por pares cega (double blind peer review), para submissões à revista, deve-se tomar todos os cuidados possíveis para não revelar a identidade de autores e avaliadores entre os mesmos durante o processo. Isto exige que autores, editores e avaliadores (passíveis de enviar documentos para o sistema, como parte do processo de avaliação) tomem algumas precauções com o texto e as propriedades do documento:

  1. Os autores do documento excluíram do texto nomes, substituindo com "Autor" e o ano em referências e notas de rodapé, em vez de nomes de autores, título do artigo, etc.
  2. Em documentos do Microsoft Office, a identificação do autor deve ser removida das propriedades do documento (no menu Arquivo > Propriedades), iniciando em Arquivo, no menu principal, e clicando na sequência: Arquivo > Salvar como... > Ferramentas (ou Opções no Mac) > Opções de segurança... > Remover informações pessoais do arquivo ao salvar > OK > Salvar.

Toda avaliação de artigos submetidos na RPD é realizada por dois revisores (preferência para doutor(a) especialista na área) e em caso de um parecer positivo e um negativo, outro avaliador é acionado. Os pareceres são: Aceito, Aceito com correções ou Rejeitado.

Todos os artigos submetidos passam por programa anti-plágio antes de ser encaminhado aos avaliadores. Em caso de detecção de plágio ou autoplágio, o artigo submetido será arquivado.

O Formulário de Avaliação contém os seguintes itens:

O trabalho contempla o escopo da Revista AlembrA?*
Sim
Não

Originalidade*
Excelente
Boa
Regular
Ruim

Contribuição para a área de conhecimento*
Excelente
Boa
Regular
Ruim

Mérito Técnico*
Excelente
Bom
Regular
Ruim

Organização e Apresentação*
Excelente
Boa
Regular
Ruim

Sobre a Introdução*
Sobre os Objetivos*
Sobre a Metodologia*
Sobre os Resultados*
Sobre as Referências*
Comentários Gerais*

Periodicidade

A revista publica dois números anuais além de número especiais. Sendo o primeiro número publicado em julho e o segundo volume em dezembro.

Para os artigos a serem publicados no primeiro número anual, o prazo é até dia 15 de abril de cada ano.

Para os artigos a serem publicados no segundo número anual, o prazo é até dia 15 de outubro de cada ano.

Os artigos submetidos após a data limite serão encaminhados para os avaliadores somente após a publicação do número correspondente. Caso o processo de avaliação não seja concluído no prazo estabelecido, sua publicação se dará no próximo volume.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

A Revista também não cobra taxas dos autores para publicação (APCs).

Licença Creative Commons
Licenciado com Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Política Livre de Plágio


Essa revista utiliza programas gratuitos para detecção de plágio. Os trabalhos que contiverem indícios de plágio ou autoplágio serão prontamente rejeitados e arquivados