Notícias

Revista AlembrA faz

 

CHAMADA PARA DOSSIÊ TEMÁTICO:

V.2, N.1 (2020) - LIMITES, DIMENSÕES E IMPLICAÇÕES DA “FRONTEIRA”

 

Há algumas décadas, a noção mainstream de “fronteira” se restringia quase exclusivamente ao estabelecimento arbitrário de um marco físico com a finalidade de estipular limites naturais ou político-administrativos entre duas ou mais unidades espaciais e, portanto, demarcar e delimitar o controle e o exercício de um poder sobre um determinado espaço geográfico, uma paisagem ou um território. No entanto, o debate acadêmico, sobretudo após a segunda metade do século XX, tem demonstrado que dentro destes, diversas relações de poder podem configurar a presença de aspectos que extrapolam a ideia de fronteira e mesmo a de território, tornando suas abordagens necessariamente mais complexas.

Alguns teóricos defendem o entendimento de que é preciso incorporar noções mais amplas, como a de “territorialidade”. Outros ainda argumentam que existe uma relação social entre os homens que se reflete em uma multidimensionalidade da vivência territorial dos membros das sociedades em geral. Isso implica a presença de múltiplas territorialidades no exercício de apropriação nos mesmos espaços geográficos, admitindo-se assim que elas são relações sociais formatadas espacialmente. Do mesmo modo, verifica-se uma perda de controle das territorialidades pessoais ou coletivas nessas relações quando há uma ruptura, que envolve, portanto, processos de desterritorialização e, consequentemente, de re-territorialização, sejam eles em termos sociais, econômicos ou simbólicos.

Neste sentido, a Revista Alembra propõe um dossiê temático que aborde e reflita sobre as diferentes dimensões da fronteira através de temáticas como:

1 - Os processos de migração e os deslocamentos de pessoas observados nas mais variadas localidades do chamado “mundo moderno”, bem como os distintos processos de segregação e intolerância que deles resultam.

2 - As fronteiras entre a norma e a diversidade, entre o normal e o diferente no discurso social e na prática cultural, assim como as implicações dos espaços limítrofes de etnia, de gênero, geracional, de classe, assim por diante.

3 - A representação e a produção cultural e artística, inclusive literária, derivadas das novas fronteiras e das reflexões sobre centro-periferia ou centro-centros impostas pela globalização.

Neste dossiê a Revista AlembrA receberá artigos, resenhas, entrevistas, contos, poemas, traduções inéditas.

 

 

Revista Alembra publica nova chamada para publicação no 2°sem/2019

 
A Revista Alembra, do Instituto Federal de Mato Grosso - campus Confresa, convida a comunidade acadêmica a enviar artigos acadêmicos e textos literários (contos e poemas) para compor sua nova publicação (Vol.1 N. 3; 2019),  DES'LOCAMENTOS NOS REGIMES AUTORITÁRIOS: O LUGAR DAS LETRAS E DAS CIÊNCIAS HUMANAS  
Publicado: 2019-06-20 Mais...
 

Chamada para o número inicial da Revista AlembrA

 

Em sua primeira edição, a Revista Alembra apresentará um dossiê temático sobre a a vida, obra e lírica de Pedro Casaldáliga. Os textos serão recebidos até 15 de julho. 

 
Publicado: 2018-05-23 Mais...
 
1 a 2 de 2 itens