O BISPO PEDRO CASALDÁLIGA E SUA OPÇÃO PREFERENCIAL NA LUTA PELA TERRA NO NORTE ARAGUAIA

Autores

DOI:

10.47270/RA.2596-2671.2019.v1.n1.id315

Palavras-chave:

Bispo Pedro Casaldáliga, Camponeses e indígenas, Norte Araguaia, Luta pela Terra, Teologia da Libertação

Resumo

O campesinato e as comunidades indígenas enquanto células sociais sempre se viram à mercê da estrutura dominante do modo de produção capitalista. Todavia, parte da Igreja Católica comprometida com as questões sociais conflitivas do campo, se engajou na luta de camponeses e indígenas pela posse de suas terras, seja por meio de atuações políticas ou através de atos práticos. Em virtude disto, o objetivo desse texto é mostrar o papel do Bispo Pedro Casaldáliga na luta pela terra na microrregião geográfica denominada Norte Araguaia, cuja delimitação e localização se dão no estado do Mato Grosso. Para tanto, foi realizada uma ampla investigação histórica/geográfica acerca da vida e atuação política e prática dessa figura memorável, o que também pressupôs uma revisão teórica da própria discussão do campesinato, bem como da Teologia da Libertação.  

Biografia do Autor

Claudiney de Freitas Marinho, IFMT

Graduado em Geografia pela UFG, Mestre em Geografia pela UFT, Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso.

Delismar Palmeira Costa, UFT

Graduado em Geografia pela UFT, Discente do Programa de Pós-Graduação em Geografia (Mestrado) da UFT.

João Germano Rosinke, IFMT

Graduado em Ciências Econômicas pela UNEMAT, Mestrando em Ensino pelo IFMT, Pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do IFMT.

Ubiranei de Freitas Marinho, IFMT

Graduado em Engenharia Agronômica pela UNB, Especialista em PROEJA pelo IFMT, Professor do IFMT.

Downloads

Publicado

23-04-2019

Como Citar

FREITAS MARINHO, Claudiney de; PALMEIRA COSTA, Delismar; ROSINKE, João Germano; FREITAS MARINHO, Ubiranei de. O BISPO PEDRO CASALDÁLIGA E SUA OPÇÃO PREFERENCIAL NA LUTA PELA TERRA NO NORTE ARAGUAIA. Revista AlembrA, [s. l.], v. 1, n. 1, 2019. DOI: 10.47270/RA.2596-2671.2019.v1.n1.id315. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/alembra/article/view/10. Acesso em: 27 abr. 2024.